A minha SW está com problema parecido. Mas já faz anos, e eu estou levando. Começou de repente. O defeito é intermitente, por isso mesmo é difícil localizá-lo. Pode dar com o motor completamente frio, ou já aquecido. No inverno ou no verão. De dia ou de noite. Tendo usado previamente todos os equipamentos elétricos, ou não. Prá mim é um enigma.
1) Fiz o mesmo que você fez, ie. instalei um fio negativo em paralelo, desde o polo negativo da bateria até o bloco do motor. Pura perfumaria.
2) Troquei todo o relé do motor de partida. Original Toyota. Melhorou por uns tempos. Depois voltou a ficar ruim.
3) Troquei bateria. Uso somente de primeiríssima linha. Uma a cada 02 anos, aproximadamente. Nas primeiras duas semanas, só alegria. Depois volta a rotina.
A única vantagem, se é que se pode dizer assim, é que basta segurar na chave, por um ou dois segundos, e o motor de partida passa a virar normalmente. Daí o motor pega. Sempre.
Próxima investigação será desmontar, eu mesmo, o motor de partida, e inspecionar o induzido, medindo resistência, espira por espira, e ver se há alguma danificada. O mesmo para as escoras. Mas já estou cansado demais, prá fazer estas coisas. Quando fizer, se fizer, te conto o resultado.
Após esta envestigação, faltaria examinar o próprio miolo da chave.
Haja paciência.
Abração.
Obs.: Sugiro alterar o nome do tópico para " Motor de arranque Hilux", para facilidade de futuras pesquisas de todos.