Valeu pelos esclarecimentos, por enquanto não vou mexer na EGR, mas pela sua experiência e por outras que vierem a relatar sobre o fechamento da EGR, ( se ficarão satisfeito) é algo a se pensar.
Valeu.
Versão Imprimível
Amigo, vou ser bem honesto com vc, no começo antes de estudar bem o caso de fechar, fiquei com a consciência pesada, pois o fato de fechá-la, iria aumentar a poluição. Porém quando estudei bem o assunto, vi que a redução da poluição não era tão grande assim e que os benefícios ao motor, principalmente, eram absurdamente grandes. Só o fato de não jogar sujeira e partículas dentro do motor, por si só, já justifica.
Colega broadcast33, já fez alguma média com a EGR fechada?
Também gostaria de saber. Na verdade fiquei intrigado com o bom consumo de uma SRV blindada, principalmente na estrada.
Peguei uma SRV 3.0 2014/2015 há pouco mais de uma semana e meu trajeto diário envolve 75~80% de estrada praticamente plana mas o computador de bordo não vai além de 9,7~9,8km/L.
À propósito: Os valores exibidos pelo computador de bordo são relativamente confiáveis ou vale a pena dar uma calculada "no papel"? :mrgreen:
Abs!
Eduardo.
Amigo, somente uma observação, quando vc pela estrada costuma resetar o botão do computador de bordo? pois para se ter os dados preciso, normalmente precisa fazer isso. Eu também tinhas esta duvida, andava na cidade com medias de 5, 6km /L, depois pegava estrada dava medias 8, 9 km /l, depois de passei a resetar assim que começo a pegar estrada a media passou para 10, 11,5 km/L.
Não dou reset justamente pra fazer média. Meu trajeto diário já inclui um pouco de trânsito e estrada, caso contrário é muito fácil ver bons números ali :mrgreen:
Os dados do computador de bordo referentes ao consumo são resetados automaticamente ao abastecer a Hilux? Tenho uma Kia Mohave e ela tem essa funcionalidade.
Abs,
Eduardo.
brodcast33! Só um detalhe...cortando pelo vácuo ou fechando o tubo, dá no mesmo pois a passagem foi fechada. Na minha opinião, cortando pelo vácuo além de matar a EGR vc inutiliza as borboletas internas do coletor...se olha na vista explodida do manual vai ver que é o mesmo vácuo que atua os 2 sistemas...outro detalhe é que se conectar o aparelho de diagnóstico verá gravado em memória falha da EGR...digo isso pois cometi o mesmo erro na minha. A questão de se falar que a EGR cumpre a função de válvula de "alívio", acho equivocada, carro Diesel é diferente de carro Flex onde existe borboleta de controle de entrada de ar...fechou borboleta deu "tranco" na turbina.
Abs
Como vcs conseguem andar na rodovia com 110 km/h?? Minha velocidade de cruzeiro na SW4 é entre 130 e 140 km/h.. 🤔🤔