Cristiano, quanto ao consumo claro que varia conforme a condução e a topografia do lugar. Na estrada é isso mesmo, com ou sem ar, mas uso aditivada mesmo (R$ 3,25). Viajamos muito com ela, só para você ter ideia a última viagem foi de 7400km... nada... a mecânica é excelente e extremamente parruda... muita gente fala de Hilux, Corolla... porém a RAV4 é fabricada no Japão, com a qualidade de peças e montagem de lá... já tive Corolla e posso dizer com certeza que a qualidade é muito boa mesmo... mas como 0km ela é muito cara, então no usado é excelente negócio...
A segurança dela é muito boa (considerando o ano/época, pois se eu pegasse um 0km gostaria que tivesse mais airbags, ESP, etc) principalmente na estabilidade por ser uma SUV... o 4WD ajuda demais em curvas, e na frenagem é um abuso de tão eficiente...
Minha recomendação é sempre seguir o manual de revisão (seja pela concessionária ou mecânico particular) e com peças originais, embora do paralelo só se acham discos e pastilhas... as peças são caras sim, mas de altíssima durabilidade. Óleo só use o 10W40 original Toyota, pois cuidado, pois algumas css fornecem somente o 5W30.
Tenho um colega de trabalho que tem uma Tracker 2001 (motor mazda), e peças sempre foi um problema na parte de motor... na Toyota você acha tudo da RAV4 em prazos curtos de entrega... o senão é são os preços, mas porquê tudo na RAV4 vem do Japão... inclusive o filtro do ar condicionado, que este eu compro no paralelo pois a diferença é de 10x menos.
Quaisquer dúvidas, é só perguntar....
J.