Powered by vBulletin

Troca de fusível - Não solta de jeito nenhum

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/10/2013, 20:08
    jipinhotoyota
    Pois é, TCHEIGOR.

Por isso, acho absurdo o valor cobrado na css. R$ 66,00 por um dispositivo tão simples! Pra eu comprar reservas, gastaria mais de 200 pratas. Olha que loucura!

A adaptação que o Sandro fez acho interessante, mas, como não entendo muito de elétrica, prefiro manter na originalidade e um fusível desses de reserva.
    Ouvi sugestões de substituir esses fusíveis e ligar fios diretamente, mas, como já disse, isso parece uma lambança, pois não cortaria o circuito quando necessário - função do fusível.

Abraço
  • 24/10/2013, 22:45
    sandro_ventania
    Citação:

Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Grande Sandro! Posta pros amigos essa adaptação e se possível com fotos! Um forte abraço!

Pessoal, não tem dificuldade nenhuma...o fusivel original é aparafusado a uns dois fios de cada lado dele...eu comprei o porta-fusivel e soldei nesses fios...pronto! Comprei o fusivel de 80A por 5 reais e coloquei no novo porta-fusivel.
    Ele fica alojado na caixa, mais deitado, pois o slot do original tem tamanho diferente.
    Pra mim, não foi gambiarra...foi evolução...he he he!
  • 25/10/2013, 06:32
    HERICK
    Citação:

Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Pessoal, não tem dificuldade nenhuma...o fusivel original é aparafusado a uns dois fios de cada lado dele...eu comprei o porta-fusivel e soldei nesses fios...pronto! Comprei o fusivel de 80A por 5 reais e coloquei no novo porta-fusivel.
    Ele fica alojado na caixa, mais deitado, pois o slot do original tem tamanho diferente.
    Pra mim, não foi gambiarra...foi evolução...he he he!

Concordo Plenamente Sandro! De maneira nenhuma é gambiarra, é uma solução simples e barata! Valeu pela explicação. Um forte abraço.
  • 25/10/2013, 21:50
    Ezahn
    Caraca, a minha queimou uma vez o de 80 das velas. Fui no auto elétrico que costumo ir aqui em Registro e o cara tinha o fusível!!!! E sabia trocar, o lance dos parafusos por baixo!!!
  • 20/02/2014, 23:01
    jipinhotoyota
    Amigos, boa noite!

Passados alguns meses, ainda continuo com problemas nos fusíveis. Pensei que tinha sido resolvido.
    A partir da data que criei este tópico, reparei que a bateria do carro não estava sendo carregada 100%.
    Pensei que era problema na bateria, uma Heliar 75A, comprada em agosto de 2013. Levei para a garantia e viram que estava OK.
    Lá, descobrimos que não estava carregando a bateria em rotação baixa. Mas, se pisasse um pouco no acelerador, já carregava normalmente (instalei voltímetro Racetronix).
    Nessa situação, se eu deixasse o carro ligado, parado, em pouco tempo a bateria era descarregada.
    Enfim, troquei as velas, pois as que vieram com ele eram chinesas, por precaução. E nessa notei que o cabo da bateria estava frouxo no pólo negativo. Coloquei um pedaço de metal junto pra ficar mais justo e percebi que tinha corroído um pouco do pólo.
    Melhorou na condução da corrente. Notei que a voltagem se mantém melhor.

Anteontem troquei o fusível de 80A que havia queimado. No dia seguinte, notei que havia se rompido. Vi um tópico aqui que diz que pode ser curto nas velas.

Alguém pode me dar algumas pistas?
    Não entendo muito de elétrica, mas seria bom ter mais informação pra poder levar o carro num eletricista já munido, pois sabemos que eletricista bom hoje em dia tá complicado.

Grande abraço
  • 22/02/2014, 20:32
    sandro_ventania
    Se o fusível está abrindo é sinal de curto mesmo, provavelmente nas velas, aí a solução é trocar as velas. Mas pode ser que o relê não esteja abrindo e as velas ficam energizadas direto, até queimar as velas ou abrir o fusível.
  • 25/02/2014, 16:34
    jipinhotoyota
    Valeu pela resposta, Sandro!
    Não tinha visto ainda.

Será que esse provável curto é que está impedindo a bateria de carregar normalmente?
    As velas troquei mês passado, por precaução, pois o dono anterior me avisou que trocou, mas por xing lings.

Reparei que tem uma bucha aparentemente quebrada naquele parafuso que liga na barra metálica que conduz às velas. Parece uma arruela de plástico azul, entre uns terminais que energizam as velas. Será que o problema está por ali?

Obrigado pela ajuda.

* Esta semana ri pra caramba quando confundiram o seu nome com o da viatura. kkkkkkkk

Abraço
  • 25/02/2014, 20:32
    sandro_ventania
    Certamente tem alguma coisa roubando carga da bateria... esses carros praticamente não consomem energia da bateria depois da partida (a não ser a noite por causas dos farois e luzes do painel)...e como vc está tendo problemas com as velas, elas se tornam suspeitas nº1...rrsrsr!!
    Com um multimetro xing ling dá pra testar...mas se vc não sabe como usar, melhor levar no eletricista e pedir pra checar.
  • 26/02/2014, 13:36
    jipinhotoyota
    Citação:

Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Certamente tem alguma coisa roubando carga da bateria... esses carros praticamente não consomem energia da bateria depois da partida (a não ser a noite por causas dos farois e luzes do painel)...e como vc está tendo problemas com as velas, elas se tornam suspeitas nº1...rrsrsr!!
    Com um multimetro xing ling dá pra testar...mas se vc não sabe como usar, melhor levar no eletricista e pedir pra checar.

Entendi, Sandro.
    Você pode me dizer em quanto fica a voltagem com o carro ligado?
    Pois antes estava ruim de ficar acima de 12,5V. Hoje, já mantém nesta faixa. Mas, se ligar o ar condicionado, já fica abaixo de 12V. E a bateria vai descarregando.
    Com o carro em movimento (pé no acelerador, maior giro), chega aos 13,9, 14V. O normal seria estar sempre perto disso, não é?

Eu levei o carro em vários eletricistas pra verem esta questão. Mas cada um dava um "diagnóstico" diferente. Parece que todos erraram. Um falou que era alternador, outro falou que tinha que regular a rotação do motor e outro falou que não tinha problema nenhum. Por isso, recorri a vocês.

As velas eu já troquei. Coloquei da Delphi, pois, pelas pesquisas que fiz, vi que são as melhores, junto com Bosch, NGK e originais.

Ah, o carro era pra ligar com este fusível rompido? Ele está ligando normalmente, apesar de estar queimado.

Valeu pela dica, camarada!
  • 28/02/2014, 02:00
    TCHEIGOR
    Citação:

Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Valeu pela resposta, Sandro!
    Não tinha visto ainda.

Será que esse provável curto é que está impedindo a bateria de carregar normalmente?
    As velas troquei mês passado, por precaução, pois o dono anterior me avisou que trocou, mas por xing lings.

Reparei que tem uma bucha aparentemente quebrada naquele parafuso que liga na barra metálica que conduz às velas. Parece uma arruela de plástico azul, entre uns terminais que energizam as velas. Será que o problema está por ali?

Obrigado pela ajuda.

* Esta semana ri pra caramba quando confundiram o seu nome com o da viatura. kkkkkkkk

Abraço

Dei uma olhada no meu motor e com certeza essa bucha azul que vc viu que está quebrada está causando a queima do relé ou das velas, pois essa bucha azul na verdade é um suporte isolador, que fixa a barra que alimenta as velas e isola ela do motor (o motor é aterrado, ligado no (-) da bateria e por isso quando dá fuga por essa bucha, queima as velas).
    Boa sorte!
  • 02/03/2014, 10:43
    jipinhotoyota
    Citação:

Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Dei uma olhada no meu motor e com certeza essa bucha azul que vc viu que está quebrada está causando a queima do relé ou das velas, pois essa bucha azul na verdade é um suporte isolador, que fixa a barra que alimenta as velas e isola ela do motor (o motor é aterrado, ligado no (-) da bateria e por isso quando dá fuga por essa bucha, queima as velas).
    Boa sorte!

Valeu, TCHEIGOR!

Levei a viatura no eletricista. Já fui com essa suspeita pra lá. Ele retirou a bucha e viu que já estava desgastada. Já tinha sido adaptado um botão lá. Ele colocou umas buchas que tinga na loja pra poder isolar e até agora o fusível não queimou.

Quanto ao carregamento da bateria, ele me disse que era desse alternador mesmo, que carrega pouco, pela rotação do motor ser lebta demaus. Ele aumebtaria a capacidade de 55 pra 100A. Mas andwi pesquisando por aqui e vi vários amigos com o mesmo problema. A solução foi trocar o regulador de voltagem. Já estou esperando passar o carnaval pra adaptar o regulador Gauss057, que disseram ser muito bom.
  • 02/03/2014, 12:20
    TCHEIGOR
    Citação:

Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Valeu, TCHEIGOR!

Levei a viatura no eletricista. Já fui com essa suspeita pra lá. Ele retirou a bucha e viu que já estava desgastada. Já tinha sido adaptado um botão lá. Ele colocou umas buchas que tinga na loja pra poder isolar e até agora o fusível não queimou.

Quanto ao carregamento da bateria, ele me disse que era desse alternador mesmo, que carrega pouco, pela rotação do motor ser lebta demaus. Ele aumebtaria a capacidade de 55 pra 100A. Mas andwi pesquisando por aqui e vi vários amigos com o mesmo problema. A solução foi trocar o regulador de voltagem. Já estou esperando passar o carnaval pra adaptar o regulador Gauss057, que disseram ser muito bom.

Deve ser por aí mesmo, pois o alternador original dá conta mesmo nos 700 rpm, eu troquei a bateria recentemente e foi testado o alternador e tava dando 14,3V na lenta.
    boa sorte e um abraço!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:07.