Peço licença para me intrometer...
Cuidado com isso, gente!
Concordo que não se pode ficar "caçando pelo em ovo"... mas não se pode "deixar de ir ao médico para evitar achar doenças".
Nem 8 nem 80.
Vale lembrar que a Manutenção preventiva pode aliviar diversos outros gastos decorrentes de eventual quebra.
No caso citado, sou favorável a avaliar sim se está vazando compressão e se for grave o vazamento de compressão começar a programar a manutenção preventiva de troca de anéis de segmento e criar a rotina de verificar quanto baixa de óleo e completar (sempre com o mesmo tipo), isso por que normalmente atrelado ao vazamento de compressão, (a depender do grau em que esteja) pode soprar óleo do motor, que pode ir para a turbina e disparar o motor.
Além do que pode, como disse, ir baixando o nível do óleo a ponto abaixo do mínimo e ir comprometendo as camisas e outros pontos de lubrificação.
A prevenção pode ser o ponto chave para futuras economias.
BTMHO.
Abraços