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  • #1
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    SW4 2001 com a frente "louca" sem estabilidade




    Caros amigos, a minha SW4 2001 está altamente instável na pista.
    Acima de 90 km/h ela fica dando puchadinhas para um lado e para outro e adesnando.
    troquei a borracha de uma bandeja superior pois aparentemente as outras estão boas.

    O que ocasiona isso?

    Amortecedores? Verifiquei o traseiro e está bom pelo menos puchando na mão.

    O que fazer para resolver?

    Pode ser alinhamento? o alinhamento da SW4 2001 tem que ficar divergente ou convergente ou zerado? se divergir ou convergir, quantos graus?

    Penso em colocar 1 par de amortecedor Rancho RS 9000, mas é melhor colocar os traseiros ou dianteiros para ela ficar mais estável. Sei que o ideal são os 4 mas o $$ está curto, tendo que priorizar, qual seria a melhor opção.

    Valeu, abraços
    João Luis Nóbre
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    Hilux SW4 3.0 2001 EFI

  • #2
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    JONHJP26

    Em primeiro lugar vc tem que matar o defeito principal que a meu ver são buchas ruins na frente ,juntamente com as ponteiras das barras da direção , braço auxiliar , ponteira do PITMAN , depois passe para o alinhamento , minha SW4 93 tem manual e tem as especificações da geometria , mas se vc levar numa casa de alinhamento moderno eles tem a tabela do seu carro , mas o que costuma fazer o carro ficar PASSARINHANDO é o CÁSTER menos positivo do que o recomendado .

    Faça esta inspeção tb na suspensão traseira que tb pode dar a impressão que seja na frente e por último os amortecedores .

    Conferir tb os PIVÔS da suspensão , os superiores e inferiores da balança .
    4X4 Brasil

  • #3
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    SW4 2001 com a frente "louca" sem estabilidade

    Algumas coisas já verifiquei, por exemplo os braços da caixa de direção foram trocados, esse quesito está ok.

    Quanto ao pitman a SW4 2001 não tem pois a caixa de direção é de pião e cremalheira e não de setor e sem fim.

    Uma coisa você falou e que suspeito, as buchas dos tirantes do eixo traseiro estão um pouco ruins, então será que o eixo traseiro se deslocando pode fazer esse efeito como você diz "passarinhar"?

    Acho que o caster deve estar normal pois o carro não sofreu impacto dianteiro para ter empenos. Vou ver no manual do proprietário se tem algo sobre os ângulos de alinhamento.

    As borrachas de bandeja troquei a de um dos lados que estavam ruins mas não resolveu o problema, então tem mais problemas... os pivôs cheguei a trocar também. Como não tinha novos originais aqui para pronta entrega coloquei provisoriamente 2 originais que estão meia vida, mas justos até chegar os novos originais que estou pedindo, mas são bem salgados.

    João Luis
    João Luis Nóbre
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    Hilux SW4 3.0 2001 EFI

  • #4
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    João Luis,
    Os braços tirantes da suspensão traseira são cruciais para a estabilidade das SW4 3ªGeração !!!
    Os maiores inferiores vc pode comprar só as buchas originais e substituí-las, mas os menores superiores só vendem completos. Certamente eles são os maiores (senão únicos) causadores da instabilidade da viatura.
    Um abraço, Delfim.
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

  • #5
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    SW4 2001 com a frente "louca" sem estabilidade

    Amanhã irei verificar os tirantes traseiros inicialmente e conferir se na dianteira não tem nada mais com folga para depois alinhar o carro.

    Estou procurando para comprar os pivôs inferiores dianteiros novos originais, mas na America em Ponta Porã os preços estão deixando de ser competitivos, pelo menos nessa peça pois a diferença em relação a um original aqui na Toyota dividindo de 3x no cartão sem frete e sem chorar por desconto sai por 560,00 e la por 470,00 + frete a vista, antecipado...

    Alguém mais sabe onde comprar isso com preço mais em conta?
    João Luis Nóbre
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  • #6
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    Se voce trocou as buchas da balança superior tem que refazer o alinhamento pois acaba mexendo no caster e no canber.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por jonhjp26 Ver Post
    Amanhã irei verificar os tirantes traseiros inicialmente e conferir se na dianteira não tem nada mais com folga para depois alinhar o carro.

    Estou procurando para comprar os pivôs inferiores dianteiros novos originais, mas na America em Ponta Porã os preços estão deixando de ser competitivos, pelo menos nessa peça pois a diferença em relação a um original aqui na Toyota dividindo de 3x no cartão sem frete e sem chorar por desconto sai por 560,00 e la por 470,00 + frete a vista, antecipado...

    Alguém mais sabe onde comprar isso com preço mais em conta?
    JONHJP26

    Estes valores dos PIVÔS são do par correto ??? Pois qdo comprei na AMERICA me cobraram R$260,00 em cada , R$520,00 o par , fora o frete e aqui estava por R$250,00 , só que já tinha comprado na AMÉRICA , por isto ANTES DE COMPRARMOS QUALQUER PEÇA ORIGINAL , PRIMEIRO COTAMOS NA NOSSA CIDADE E DEPOIS NA AMERICA E FERRAÇO , hoje mesmo comprei a VÁLVULA TERMOSTÁTICA aqui mesmo , mesmo não sabendo o preço da AMERICA , aqui me cobraram R$115,00 , achei caro pois a uns 3 meses atras estava em R$65,00 .

    Mas qto a estabilidade um amigo que iria viajar pra Bahia pescar 1.000 km daqui e o carro dele estava ainda sem documento e foi com outro amigo com uma SW4 98 mas antes de viajar me ligou dizendo que o carro não tinha condições de viajar pq ele foi experimentar o carro na estrada e falou que antes de chegar a 100km/h o carro parecia que iria tombar de tanto que ficava balançando a traseira e sem estabilidade nenhuma e me pergutou o que poderia ser , isto foi na 4ªf passada e na 5ªf a tarde me ligou para agradecer , pq falei com ele pra verificar e caso fosse preciso , trocar as BUCHAS DAS BARRAS LONGITUDINAIS TRASEIRAS QUE SÃO 4 BARRAS . Ele me ligou dizendo que estavam todas muito ruins e que como não tinha tempo pra procurar fez adaptação com buchas de caminhão que achou num posto de molas , achou buchas com as mesmas medidas de diametro , porem mais compridas , ele cortou no comprimento e colocou na prensa e falou que o carro mudou da água para o vinho e que agora viajaria tranquilo com ela rebocando ainda um barco com todas as tralhas de acampamento e pescaria .
    4X4 Brasil

  • #8
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    Olá Guillerme,
    Parece bem interessante.
    Seria bom saber quais buchas foram adaptadas.
    Grande abraço
    Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #9
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    Amigo Dr. estou precisando dessas buchas veja se consegue saber quais foram essas que o seu amigo comprou
    Forte abraço



    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    JONHJP26

    Estes valores dos PIVÔS são do par correto ??? Pois qdo comprei na AMERICA me cobraram R$260,00 em cada , R$520,00 o par , fora o frete e aqui estava por R$250,00 , só que já tinha comprado na AMÉRICA , por isto ANTES DE COMPRARMOS QUALQUER PEÇA ORIGINAL , PRIMEIRO COTAMOS NA NOSSA CIDADE E DEPOIS NA AMERICA E FERRAÇO , hoje mesmo comprei a VÁLVULA TERMOSTÁTICA aqui mesmo , mesmo não sabendo o preço da AMERICA , aqui me cobraram R$115,00 , achei caro pois a uns 3 meses atras estava em R$65,00 .

    Mas qto a estabilidade um amigo que iria viajar pra Bahia pescar 1.000 km daqui e o carro dele estava ainda sem documento e foi com outro amigo com uma SW4 98 mas antes de viajar me ligou dizendo que o carro não tinha condições de viajar pq ele foi experimentar o carro na estrada e falou que antes de chegar a 100km/h o carro parecia que iria tombar de tanto que ficava balançando a traseira e sem estabilidade nenhuma e me pergutou o que poderia ser , isto foi na 4ªf passada e na 5ªf a tarde me ligou para agradecer , pq falei com ele pra verificar e caso fosse preciso , trocar as BUCHAS DAS BARRAS LONGITUDINAIS TRASEIRAS QUE SÃO 4 BARRAS . Ele me ligou dizendo que estavam todas muito ruins e que como não tinha tempo pra procurar fez adaptação com buchas de caminhão que achou num posto de molas , achou buchas com as mesmas medidas de diametro , porem mais compridas , ele cortou no comprimento e colocou na prensa e falou que o carro mudou da água para o vinho e que agora viajaria tranquilo com ela rebocando ainda um barco com todas as tralhas de acampamento e pescaria .

  • #10
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    AMIGOS FGIBIN E INNER

    Amanha estarei de plantao de 24 hs em outro município como sabem , e lá é interior e nao tem sinal de celular , mas na 4ªf pela manha vou lá e vejo pra vcs e posto aqui . Mas tenho certeza que deve ter ficado muito barato .

    Desculpe o teclado esta com defeito , esta sem til .

    ABRAÇAO ,

  • #11
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por jonhjp26 Ver Post
    Amanhã irei verificar os tirantes traseiros inicialmente e conferir se na dianteira não tem nada mais com folga para depois alinhar o carro.

    Estou procurando para comprar os pivôs inferiores dianteiros novos originais, mas na America em Ponta Porã os preços estão deixando de ser competitivos, pelo menos nessa peça pois a diferença em relação a um original aqui na Toyota dividindo de 3x no cartão sem frete e sem chorar por desconto sai por 560,00 e la por 470,00 + frete a vista, antecipado...

    Alguém mais sabe onde comprar isso com preço mais em conta?
    João, no tópico abaixo eu coloquei o que deve ser a sua solução.
    Apesar de "parecer" balançar a dianteira, na verdade, pode ser o jogo da traseira.
    Andando a 90/100 Km/h você balança no banco de um lado para o outro?
    Veja a mensagem 846, pois tem inclusive fotos das peças trocadas:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...a-hiluxsw.html (Procurando a primeira HiluxSW)
    Se possível, depois de resolvido, também coloque a solução do problema.
    E boa sorte.

  • #12
    Usuário Avatar de dpab
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    João Luis,
    Com relação aos pivôs inferiores, faça a cotação na concessionária Toyota da sua cidade e também na América, mas peça pelo "KIT PIVO INF SUSP" - PART NUMBER: 04005-02235".
    Trata-se de um kit com os dois pivôs inferiores e que não consta do catálogo, pois normalmente só é vendido para oficinas.
    Comprei esse kit há dois meses atrás, na concessionária aqui no RJ e paguei R$ 825,00, ou seja, cada pivô saiu por R$ 412,50.
    Um abraço, Delfim.
    TOYOTA HILUX SW4 3.0 TDI, 1999 + QUEBRA-MATO INOX + SNORKEL OGZ + RANCHO RS9000XL WITH WIRELESS REMOTE CONTROLLER + AIR LIFT 1000 + BF AT 265/75R16.

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