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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Zepi
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    Rolamentar a engrenagem "louca"!




    Alguém já viu o tentou rolamentar essa engrenagem?
    Estava pensando em um forma de rolamentá-la...talvez um tipo de rolamento bem "chato" (espessura)

    Tirar muito materialdela acho que iria enfraquecê-la....na região dos "dentes travantes".



    Abs

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Zepi,

    Para roletar , ou:

    1- abre-se o furo da engrenagem (e não tem material suficiente para permitir alargar sem comprometer o engrenamento), ou

    2- diminui-se o diametro do eixo (também não tem espessura suficiente par admitir o rebaixo, alem disso, seria necessário modificar o PN do rolamento conico).

    Para isso, seria necessário um projeto de eixo bem diferente. Pelo custo envolvido, eu não levaria esta questão adiante.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
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    Obrigado Leopoldo!

    A dificuldade é bem fácil de perceber...mas pensei que elgum esperto tivesse descoberto um jeito...hehehe...pense até em rolentar(como na engrenagem intermediária),por que usaria menor espaço...
    O negócio é deixar assim como no original cuidando o excesso de folga.


    Abs

  • #4
    Usuário Avatar de Zepi
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    pensei..se usasse os roletes do pino chorão?
    Aí seria um mínimo rebaixo no eixo e um pouco na engrenagem...

    Acho que dá pra pensar não?

    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Vide o comentário acima. Foi sobre ROLETAR ... roletar = instalar roletes ou rolamento de agulha.

    Sobre rolamento cônico como o possível no carretel, nem pensar.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário Avatar de Zepi
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    Sim Leopoldo...
    Mas eu tinha pensado no início em "rolamentar com rolamentos"(pleonasmo)
    O segundo foi o de colocar pequenos roletes de pequeno diâmetro...(acho q são coisas diferentes..?!)
    Pensei que não fetaria, já o desgaste gerado nessa peça,em alguns tira quase a mesma quantidade de material... que colocando roletes de uns ~2 mm...
    Mas tudo bem..era só uma idéia...


    Abs

  • #7
    Usuário Avatar de Zepi
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    tudo bem..idéias malucas não são bem aceitas...hehehe!!!
    mas agora pensei nos roletes internos das cruzetas...

    Abs

  • #8
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Vide o comentário acima. Foi sobre ROLETAR ... roletar = instalar roletes ou rolamento de agulha.

    Sobre rolamento cônico como o possível no carretel, nem pensar.
    Olá leopoldo, sinceramente não entendi o por que do "nem pensar!!" o uso de rolamentos conicos no carretel, uma vez que a aplicação em parece a mais indicada para esse tipo de rolamento, esforço radial e axial, no caso do segundo absorvido pelas arruelas de latão originais do CJ, particularmente acho isso sofrível.

    Zepi, tem muita gente rodando com rolamentos conicos no carretel, inclusive algumas lojas vendendo Kits para tal, só não compre o vendido no Donatti pois vi que tem uma série de problemas de projeto. Eu mesmo cheguei a fabricar alguns mas meu tempo é meio escasso pra cuidar disso. Diga-se de passagem rodei mais de 2 anos com esse kit e ainda fiz questão de usar rolamentos chineses no meu como cobaia, pra vc ter uma idéia de quão porcaria eram os rolamentos me custaram 6 reais cada um contra os 40 do SKF, mesmo assim não tive nenhum problema, e ainda abri a reduzida antes de vender pra trocar um rolamento e nem tive que regular os rolamentos, eles estavam intáctos e com algumas vantagens, vc não lemabra que possui reduzida devido a ausencia absoluta de ruido, e o freio motor que achei que tinha no jeep foi embora, pois na verdade era freio "cambor" heheh travava muito o jeep depois da modificação ficou outro carro..
    Abraço.
    VAREJERA -J-AP-X Flex

  • #9
    Usuário Avatar de Zepi
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    Olá Chiari,beleza!
    Seguinte o assunto aqui roletar a engrenagem "louca",aquela que roda só com óleo no eixo de saída.
    Propus roleta-la para diminuir o atrito com o eixo,poi pensei umpouco mais de um milímetro de usinagem no eixo não causaria grande dano,já que o desgate,em alguns casos chega nesse patamar.
    Era isso.

    ABS

  • #10
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Olá Chiari,beleza!
    Seguinte o assunto aqui roletar a engrenagem "louca",aquela que roda só com óleo no eixo de saída.
    Propus roleta-la para diminuir o atrito com o eixo,poi pensei umpouco mais de um milímetro de usinagem no eixo não causaria grande dano,já que o desgate,em alguns casos chega nesse patamar.
    Era isso.

    ABS

    Olá Zepi.

    No meu jeep eu uso este rolamento,ja fui 3 veses ao rio de janeiro e até agora não tive problema nenhum,inclusive faço bastante trilha com meu jeep.
    Um abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rolamentar a engrenagem "louca"!-s6001032a.jpg   Rolamentar a engrenagem "louca"!-s6001033b.jpg   Rolamentar a engrenagem "louca"!-s6001034c.jpg   Rolamentar a engrenagem "louca"!-s6001035d.jpg   Rolamentar a engrenagem "louca"!-s6001037f.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    O ! caramba !

    não é essa engrenagem ..... é a louca ... aquela que fica no eixo de saídaaaaaaaa !
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    O ! caramba !

    não é essa engrenagem ..... é a louca ... aquela que fica no eixo de saídaaaaaaaa !
    hahha, desculpa, entrei rasgando e jogando pro mato!!!!!

    Ache que fosse o carretel da reduzida, joi mal!!
    abraço.
    VAREJERA -J-AP-X Flex

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