
Postado originalmente por
talha-mar
Oi Pesoal, tambem estou gostando do tópico e aproveito pra dar uma dica que acho de grande importancia para a durabilidade das buchas de borracha da suspensão não só das Toyotas mas da maioria dos carros.
É o seguinte, normalmente quando os mecanicos fazem a troca das buchas de balanças e barras em geral o carro está levantado num elevador ou sobre calços com a suspensão toda "pendurada". Acontece que quando se monta o conjunto e aperta todos os parafusos isso seria a posição da suspensão toda esticada, no curso máximo dela. Quando o carro volta ao chão, apoiado sobre as rodas todas as buchas já ficam com uma forte torção sobre a borracha. Qualquer borracha que fique tracionada ou torcida tem a sua duração bem encurtada, logo se racha toda. O que sempre faço é montar tudo sem apertar os parafusos e então baixar a viatura até a posição de repouso (sobre as rodas) e só então apertar os parafusos. Isso tambem vale para as buchas de jumelos e todas as que são coladas no pino central e na parte metálica externa. Descobri isso mexendo nos antigos jumelos da Band (agora são de PU) pois uma vez depois de trocar as buchas e baixa-la afrouxei um pouco o parafuso e deu pra ver a borracha se detorcendo pra se acomodar na posição normal dela.
Tambem outra dica, nunca trocar as buchas de borracha por PU em barras como as da suspensão das SW4 pois como são rígidas com certeza vão provocar a quebra da barra por fadiga mecanica.
Espero que tenha conseguido explicar direito, um abraço a todos
Henri