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  1. #25
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Telmo Carvalho Ver Post
    Olá,

    Este tópico "caiu como uma luva". Todos os posts foram úteis para mim. Obrigado.Também preciso repor a água do radiador quando rodo 600-800km num dia. Reponho cerca de 0,5-1,0 litro. Ando até 110, a 120km/h só em trechos curtos. Pergunto: é normal essa perda de água? Detalhe 1: ao dar a partida com motor frio, por cerca de 5-10 segundos sai uma fumaça branca (parecem pequenas baforadas) pelo escapamento e o motor parece dar esgasgadas. Depois desse tempo, não sai nada "visível" e a rotação se estabiliza.
    Detalhe 2: adquiri com 280.000km e hoje estamos (kkk) com 350.000.

    Desde já agradeço qualquer contribuição.
    ​Abraço. Telmo
    Está indo água da refrigeração para o bloco e cabeçote do motor.
    Isto ocorre quando o motor esfria totalmente, fazendo a pressão do sistema do radiador e mangueiras vazar da galeria de passagem de água do cabeçote para os cilindros.
    Isto acontece por estar com o cabeçote trincado (por super aquecimento) ou pela junta entre ele e o motor estar rompida.
    Com essa passagem da água para os cilindros não há queima regular do diesel na primeira partida do motor.
    Quando liga, ele expulsa a água pela descarga, dando algumas falhadas e gerando a fumaça branca, ou seja, vapor d´água.
    Perceba que se você usar a viatura ao longo do dia, esse problema não acontece, pois não houve o resfriamento do motor.
    Ao longo do tempo essa presença de água nos cilindros vai gerando a "ovalização" dos mesmos, pois dependendo da quantidade de água presente neles, acontecem pequenos calços hidráulicos.
    Verifique isto em oficina extremamente séria, pois os custos são elevados, e exige excelente mão de obra.

  2. #26
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    Citação Postado originalmente por Gil-RJ Ver Post
    Algum dos amigos mais experientes poderia nos esclarecer essa dúvida ? Se esse consumo de 0,5 a 1,0 litro de liquido do radiador, após uns 15 dias, rodando todo dia, ou depois de uma viagem de 900/1000 kms num dia seria normal ?
    Grande abraço !
    Não Gil, não é normal.
    Quando muito, é para acontecer uma pequena evaporação no vaso expansor.
    Mas nada perceptível em apenas 15 dias.
    Lamento!

  3. #27
    Estou fazendo exatamente 2 anos com a minha,nunca completei o líquido de arrefecimento,sempre no mesmo nível....esse é o correto.
    RPM

  4. #28
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Está indo água da refrigeração para o bloco e cabeçote do motor.
    Isto ocorre quando o motor esfria totalmente, fazendo a pressão do sistema do radiador e mangueiras vazar da galeria de passagem de água do cabeçote para os cilindros.
    Isto acontece por estar com o cabeçote trincado (por super aquecimento) ou pela junta entre ele e o motor estar rompida.
    Com essa passagem da água para os cilindros não há queima regular do diesel na primeira partida do motor.
    Quando liga, ele expulsa a água pela descarga, dando algumas falhadas e gerando a fumaça branca, ou seja, vapor d´água.
    Perceba que se você usar a viatura ao longo do dia, esse problema não acontece, pois não houve o resfriamento do motor.
    Ao longo do tempo essa presença de água nos cilindros vai gerando a "ovalização" dos mesmos, pois dependendo da quantidade de água presente neles, acontecem pequenos calços hidráulicos.
    Verifique isto em oficina extremamente séria, pois os custos são elevados, e exige excelente mão de obra.
    Amigo Glaicon,

    Agradeço imensamente seus esclarecimentos, mas, gostaria de tirar apenas mais duas dúvidas :

    - Com relação a primeira partida do motor, com ele frio, mesmo depois de dois ou três dias parado, só saí um pouco de fumaça, mas, fumaça preta, e não branca, e ela não falha, liga e funciona normalmente, sem ratear, como um relógio, e não tem nenhum sinal de água durante esse processo, e a descarga fica totalmente seca, sem sair água da descarga, e sem pingar na garagem.

    - A segunda dúvida é com relação a válvula termoestatica, a minha viatura está sem ela e, eu até comprei uma nova original para instalar este final de semana, inclusive, no manual diz que ela é uma peça fundamental para o bom funcionamento de todo o processo de refrigeração, o que na minha visão otimista poderia ser o X da questão. Faz algum sentido isso ? Ou nem instalo ela e espero pra colocar depois de mexer no cabeçote ? Não sei se eu não expliquei bem, mas, essa água, em torno de um copo, na verdade não tá sumindo e sim indo pro reservatório do compensador e não está voltando. Ele estava pelo meio, e agora está acima do máximo.

    Me desculpe incomodá-lo com estas perguntas todas, mas, só quero ter certeza que realmente é o cabeçote, antes de gastar uma grana enorme pra mexer nele, entende ?

    Agradeço antecipadamente e um grande abraço !!!
    Depois de conhecer desde o Maranhão até o Chile de moto, troquei a moto por uma toyota e tô feliz pra caramba !!!!

  5. #29
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    Citação Postado originalmente por Gil-RJ Ver Post
    Amigo Glaicon,

    Agradeço imensamente seus esclarecimentos, mas, gostaria de tirar apenas mais duas dúvidas :

    - Com relação a primeira partida do motor, com ele frio, mesmo depois de dois ou três dias parado, só saí um pouco de fumaça, mas, fumaça preta, e não branca, e ela não falha, liga e funciona normalmente, sem ratear, como um relógio, e não tem nenhum sinal de água durante esse processo, e a descarga fica totalmente seca, sem sair água da descarga, e sem pingar na garagem.

    - A segunda dúvida é com relação a válvula termoestatica, a minha viatura está sem ela e, eu até comprei uma nova original para instalar este final de semana, inclusive, no manual diz que ela é uma peça fundamental para o bom funcionamento de todo o processo de refrigeração, o que na minha visão otimista poderia ser o X da questão. Faz algum sentido isso ? Ou nem instalo ela e espero pra colocar depois de mexer no cabeçote ? Não sei se eu não expliquei bem, mas, essa água, em torno de um copo, na verdade não tá sumindo e sim indo pro reservatório do compensador e não está voltando. Ele estava pelo meio, e agora está acima do máximo.

    Me desculpe incomodá-lo com estas perguntas todas, mas, só quero ter certeza que realmente é o cabeçote, antes de gastar uma grana enorme pra mexer nele, entende ?

    Agradeço antecipadamente e um grande abraço !!!
    Pode não ser cabeçote, no seu caso.
    Talvez, problema de retorno da água ao radiador.
    A tampa é nova?
    Eu sugiro ir numa oficina de radiadores e pedir para colocarem aquela bomba de pressão no bocal do radiador, para ver se não há perda de pressão por algum outro local.
    Talvez haja perda, mesmo que pouca, mas que impossibilite de manter o vácuo no sistema, não tendo força para sugar a água de volta do vaso expansor.

  6. #30
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    Citação Postado originalmente por Gil-RJ Ver Post
    Amigo Telmo,

    A minha viatura, mesmo depois de ter trocado a tampa do radiador pela tampa original, ainda está sendo necessário repor a água do radiador, na mesma proporção da sua, entre 0,5 e 1,0 litro, mas, isso a cada 10/15 dias, mesmo usando todo dia, com ar condicionado ligado e pegando trânsito (aqui no Rio pego engarrafamento quase todo dia). O que mudou e eu fiquei muito satisfeito, foi com relação a temperatura, que, mesmo pegando muito engarrafamento. Outro dia peguei um de 2 horas, com o ar ligado, e a temperatura não passou do meio.
    Minha maior dúvida agora, é se eu não estou sendo preciosista demais e, este consumo não seria normal. Nem no manual dela achei nada que falasse a respeito.
    Detalhe, a minha também eu comprei com 280 mil kms e hoje está com 327 mil kms.

    Algum dos amigos mais experientes poderia nos esclarecer essa dúvida ? Se esse consumo de 0,5 a 1,0 litro de liquido do radiador, após uns 15 dias, rodando todo dia, ou depois de uma viagem de 900/1000 kms num dia seria normal ?

    Grande abraço !
    Olá.
    Muito obrigado pela resposta. Só vi agora porque não recebi nenhum alerta pelo forum. Não tenho problema com a temperatura, mesmo com muito calor. Aqui em Porto Alegre temos poucos engarrafamentos e também rodo muito pouco na cidade. Mas o ponteiro da temperatura sempre fica um pouquinho abaixo da horizontal. Reforço teu pedido para que algum colega experiente também comente a fumaça branca que sai nos primeiros segundos após ligar o motor frio e que desaparece quando a lenta estabiliza.
    Obrigado.
    Abraço.
    TelmoC
    SW4-TD 3.0-2002-"Dona Maria"

  7. #31
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Está indo água da refrigeração para o bloco e cabeçote do motor.
    Isto ocorre quando o motor esfria totalmente, fazendo a pressão do sistema do radiador e mangueiras vazar da galeria de passagem de água do cabeçote para os cilindros.
    Isto acontece por estar com o cabeçote trincado (por super aquecimento) ou pela junta entre ele e o motor estar rompida.
    Com essa passagem da água para os cilindros não há queima regular do diesel na primeira partida do motor.
    Quando liga, ele expulsa a água pela descarga, dando algumas falhadas e gerando a fumaça branca, ou seja, vapor d´água.
    Perceba que se você usar a viatura ao longo do dia, esse problema não acontece, pois não houve o resfriamento do motor.
    Ao longo do tempo essa presença de água nos cilindros vai gerando a "ovalização" dos mesmos, pois dependendo da quantidade de água presente neles, acontecem pequenos calços hidráulicos.
    Verifique isto em oficina extremamente séria, pois os custos são elevados, e exige excelente mão de obra.

    Olá.
    Obrigado pelo esclarecimento e pela orientação. Não tinha notado a tua resposta. Pois é, o problema é que só conheço uma oficina em Porto Alegre que não é autorizada. E também não sei se o serviço necessário é feito por ela ou por terceiros. Por favor, enviem sugestões de oficinas para este tipo de manutenção. Estou garimpando informações, inclusive na grande Porto Alegre. Abraço e muito obrigado.
    TelmoC
    SW4-TD 3.0-2002-"Dona Maria"

  8. #32
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Pode não ser cabeçote, no seu caso.
    Talvez, problema de retorno da água ao radiador.
    A tampa é nova?
    Eu sugiro ir numa oficina de radiadores e pedir para colocarem aquela bomba de pressão no bocal do radiador, para ver se não há perda de pressão por algum outro local.
    Talvez haja perda, mesmo que pouca, mas que impossibilite de manter o vácuo no sistema, não tendo força para sugar a água de volta do vaso expansor.
    Amigo Glaicon e demais foristas,

    Meu mecânico identificou um pequeno vazamento na tubulação que leva a água, para que a mesma passe no aquecedor, sendo que esse vazamento ficava em cima do coletor, ou seja, a pequena quantidade de água batia em cima do mesmo, e imediatamente evaporava. Ele pediu pra eu rodar e verificar se a água iria parar de baixar, mesmo que pouco e, se o problema da água ir para o compensador e não voltar também iria continuar, tendo em vista que, na opinião dele, esse pequeno vazamento afetaria todo o bom funcionamento do sistema.
    Depois de conhecer desde o Maranhão até o Chile de moto, troquei a moto por uma toyota e tô feliz pra caramba !!!!

  9. #33
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    Citação Postado originalmente por Gil-RJ Ver Post
    Amigo Glaicon e demais foristas,

    Meu mecânico identificou um pequeno vazamento na tubulação que leva a água, para que a mesma passe no aquecedor, sendo que esse vazamento ficava em cima do coletor, ou seja, a pequena quantidade de água batia em cima do mesmo, e imediatamente evaporava. Ele pediu pra eu rodar e verificar se a água iria parar de baixar, mesmo que pouco e, se o problema da água ir para o compensador e não voltar também iria continuar, tendo em vista que, na opinião dele, esse pequeno vazamento afetaria todo o bom funcionamento do sistema.
    Que bom que localizou este defeito.
    Espero que tenha resolvido.
    Dirija por uma rodovia por bom tempo e guarde a viatura ao final do dia.
    Observe o nível d´água ainda aquecida e no dia seguinte.
    Espero que esteja tudo de acordo.

  10. #34
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    Citação Postado originalmente por Gil-RJ Ver Post
    Amigo Glaicon e demais foristas,

    Meu mecânico identificou um pequeno vazamento na tubulação que leva a água, para que a mesma passe no aquecedor, sendo que esse vazamento ficava em cima do coletor, ou seja, a pequena quantidade de água batia em cima do mesmo, e imediatamente evaporava. Ele pediu pra eu rodar e verificar se a água iria parar de baixar, mesmo que pouco e, se o problema da água ir para o compensador e não voltar também iria continuar, tendo em vista que, na opinião dele, esse pequeno vazamento afetaria todo o bom funcionamento do sistema.
    Com certeza qdo ocorre um vazamento de água em algum , o sistema deixa de ser lacrado , com isto não forma vácuo e com isto qdo esquenta o motor joga água para o vaso de expansão e qdo esfria não forma vácuo e a água não retorna para o motor , daí com o tempo o rrsrvatório vai transbordar e faltar água no motor e superaquecer .

    Descobriu a tempo .

  11. #35
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Com certeza qdo ocorre um vazamento de água em algum , o sistema deixa de ser lacrado , com isto não forma vácuo e com isto qdo esquenta o motor joga água para o vaso de expansão e qdo esfria não forma vácuo e a água não retorna para o motor , daí com o tempo o rrsrvatório vai transbordar e faltar água no motor e superaquecer .

    Descobriu a tempo .
    Grande, Guilherme!
    Bom dia!

  12. #36
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    Caro Gil e demais foristas,

    A tampa original que compraste é 0.9 ou 1.1? A autorizada não soube dizer(!) qual a pressão. Só com a encomenda da peça. Estou com uma 0.9 no motor 1KZT-E. Alguém sabe qual a diferença quando se usa uma tampa 0.9 ou 1.1 no motor 1KZT-E?
    Obrigado.
    Telmo

    2002 TOYOTA 4RUNNER (KZN185L-GKMST)

    GEN LHD 1KZTE TDE MTM


    Citação Postado originalmente por Gil-RJ Ver Post
    Amigo Telmo,

    A minha viatura, mesmo depois de ter trocado a tampa do radiador pela tampa original, ainda está sendo necessário repor a água do radiador, na mesma proporção da sua, entre 0,5 e 1,0 litro, mas, isso a cada 10/15 dias, mesmo usando todo dia, com ar condicionado ligado e pegando trânsito (aqui no Rio pego engarrafamento quase todo dia). O que mudou e eu fiquei muito satisfeito, foi com relação a temperatura, que, mesmo pegando muito engarrafamento. Outro dia peguei um de 2 horas, com o ar ligado, e a temperatura não passou do meio.
    Minha maior dúvida agora, é se eu não estou sendo preciosista demais e, este consumo não seria normal. Nem no manual dela achei nada que falasse a respeito.
    Detalhe, a minha também eu comprei com 280 mil kms e hoje está com 327 mil kms.

    Algum dos amigos mais experientes poderia nos esclarecer essa dúvida ? Se esse consumo de 0,5 a 1,0 litro de liquido do radiador, após uns 15 dias, rodando todo dia, ou depois de uma viagem de 900/1000 kms num dia seria normal ?

    Grande abraço !
    TelmoC
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