então ta blz...vou preparar ele aki pra isso...muito obrigado:pipoca:
Versão Imprimível
então ta blz...vou preparar ele aki pra isso...muito obrigado:pipoca:
Senhores,
Permitam uma intromissão, mas neste tópico tivemos momentos em que tratou-se das nossas viaturas (Bands), como se fossem bolidos de competição, Stok car, dragsters ou algo parecido.
Preparar uma band para "dar pau" em carros de passeio ou em SUV modernas nas ruas ou estradas?
Esperar que uma Band tenha o comportamento de um Astra na rodovia?
Me desculpem, mas estão comprando o veículo certo para o uso errado!
É necessário rever os conceitos.
JFPagani
Pagani,
Desculpe a observação que escreverei a seguir, mas como a pessoa que vc citou indiretamente sou eu, .. ehehehe .. então sinto no meu direito de expor o que penso sobre o que vc escreveu...
Será que é necessário rever os conceitos? Por que não podemos melhorar o que no passado não tinhamos tecnologia sufuciente para fazer? A humanidade não pode evoluir? Os veículos não podem evoluir? Nossas vidas não podem melhorar?? Por que não podemos melhorar a performance da band, se estamos fazendo um serviço de primeira e com consciência?
Acho não, tenho certeza que as coisas/objetos, serviços, humanidade, enfim, o ciclo da vida, tende a evoluir e não ficar estático.
Explique pq estamos com veiculos errados? Tenho 2 bands em casa, há muito tempo, faço trilhas desde leves até extra pesadas, principalmente com a q está "fuçada", diria assim, e nunca tive problemas, é meu carro do dia-a-dia, e nunca tive problemas, já rodei quase o brasi todo com ela, e nunca tive problemas... Com isso, pq não melhorar? Pq não melhorar as necessidades que temos???
Me diga uma coisa, vc tem band certo? Sua band, certamente, não tem pneus originais, alguma coisa já foi modificada ou adaptada, com isso vc não cai em contradição com suas palavras?
Com todo respeito, seu comentário não foi devido, cada um tem um gosto e uma necessidade e adapta a vida ou itens relacionados a ela, para trazer melhor resultado/benefício. Fazendo com segurança e bem feito, não vejo problemas ...
Se fossemos pensar pelas suas palavras, não teriamos jipes/carros "antigos" utilizando mecânicas não originais, pneus gigantescos, enfim os monstros off-road que temos hj, tanto aqui no brasil, qto nos EUA e no resto no mundo... Te garanto que não saíram de fábrica daquele jeito... Não teriamos bloqueio nos diferenciais, SPOA na suspensão, enfim uma serie de melhorias...
Quem vive de passado é museu, temos que evoluir !!! Conceito "Open mind"
Abs sem ressentimentos ...
Aqui na minha cidade tem uma band com motor do mercedes 914, acho que é isso, sei que anda muuuuito, e cabe certinho no cofre, em uma viagem do pessoal tinha um troller 3.0 que resolveu brincar. Só andou do lado em primeira depois a band despachou!!!
achei que ficou show esse motor.
Salve Felippe,
Certamente não temos ressentimentos, afinal estamos em um forum onde temos uma paixão em comum e todos podem expressar a sua opinião.
Desculpe, talvez não tenha sido feliz nas colocações, quando coloco que o veiculo (Band) está sendo usada de forma inadequada, refiro-me a tudo mais que não seja motor e potência do mesmo, como freios, estabilidade, aerodinâmica, centro de gravidade, ponto de rolamento da carroceria....
Trata-se de um veículo que tem um projeto bastante antigo e voltado ao trabalho pesado, nós com nossa paixão por estes veículos é que resolvemos alterar o seu uso e acabamos modificando tudo, e das mais diversas maneiras, mas estas alterações se não forem feitas com o devido critério podem resultar em falta de segurança e risco de graves acidentes.
Tenho sim uma Band e mudei e alterei muita coisa, mas sempre respeitando os limites impostos pelo projeto original.
Quanto a sua citação:
"Quem vive de passado é museu, temos que evoluir !!!"
Que vivam os museus para que possamos visita-los, conhecer, adquiri cultura e evoluir.
Abs,
Pagani.
Aproveitando esse topico pois vc colocou seu motor aqui como plataforma de testes e eu vou utilizar algumas coisinhas que vc fez (algumas coisinhas, poucas poucas rsrsrs).
Me bateu uma duvida quanto a pistões, pois esses dias eu vi um pistão da hilux e ele tem uma canaleta para fluxo de oleo na parte interna, como se fosse um caminho de cupim (para ficar mais facil o entendimento), dai te pergunto: seus pistões tbm tem essa preparação?? Pois se for precisar ja vou começar a fazer contas da troca dos pistões, pois o 314 aqui deve ser o mais peba possivel.
Outra duvida e que vc ja me respondeu uma vez porem vendo as fotos fiquei sem entender, sua k-16 tem a admissão na parte traseira?? pois a tubulação com a manta de amianto esta pra frente, oque me levou a pensar que ela admite por tras e escapa pra frente (que turbininha mais boiola essa) e não teria como coloca-la ao contrario para que o escape ficasse mais "limpo" sem curvas??
Li no topico da Guiga que vc mora proximo da oficina do João, e sendo assim ano que vem se prepara ai pra me "emprestar" sua maquina para que eu possa utilizar a plataforma e fazer o serviço que estou planejando.
Quero ver se esse meu 314 com um intercooler do VW, a K-16, e as 12:35 vai prestar pra andar.
Abração pra galera ai e até outra folga pra poder passear aqui no forum.
Opa Pagani ...
Exatamente ... Vc tocou na palavra chave e no que eu deixei bem explicito no que te disse ... Segurança, Dimencionamento, Planejamento, etc etc ... Qdo me referi a motor, potencia, etc ... Nao era exatamente somente isso, entra todo um conjunto e que teoricamente fica amarrados com diversos itens, que cada vez q alteramos algo, automaticamente necessitam ser revistos.
Enfim, cada um sabe a band que tem na mao, o limite dela em todos os sentidos, o que ela pode ou nao fazer, o q tem ou nao para fazer, enfim cada caso eh cada caso, cada pensamento eh cada pensamento, cada necessidade eh cada necessidade ...
Para mim, o mais importante, eh procurar conhecer a mecanica, eletrica, acessorios, enfim o conjunto que compoe o seu veiculo, com isso vc sabera o que ele pode ou nao fazer. Eu tenho plena consciencia do que eu mexi na minha band e de como foi feito, pois fui eu mesmo que fiz, como sou muito chato e criterioso, fico bem descansado dos itens que vc citou, e logico, nao esquecendo de ter responsabilidade na direcao e conhecer os nossos limites pessoais ...
Abs ...
Eai cara blza???
ehehe relaxa ... pergunte a vontade ...eheheh.... entao... esse "caminho de cupim" eh o famoso jetcooler ... que eh uma das principais coisas que diferencia um motor aspirado para um preparado internamente para turbo(originais de fabrica com turbo) ... esse caminho eh responsavel por nao deixar os pistoes derreter qdo vc bota carga no motor... o correto seria ter... mas se seu motor esta bom e vc quisesse abrir somente para fazer isso, acho besteira... vc pode fazer isso no momento que ele precisar de retifica....pode ir usando e manerando no peh, ate ele abrir o bico... ehehehe
Com relacao a turbina boiola.. ahuahuaha.... tudo depende do coletor que vc estiver usando, nao influencia em nada sair para frente ou para tras .... soh nao pode sair em diagonal ou para cima e para baixo.. ehehehehe... qto a saida de escape, a curva, vc tera q ter curva do msm jeito... eh questao de gosto... nao realidade coletor q estais utilizando ...
O 314 ajeitadinho anda bem sim ... da para brincar... temos a do Guiga ai para provar isso, dentre outros aqui do forum... lembro tb de uma band q o joaozinho tinha no brasil offroad de alguns anos atras.... era um 314.... o pega entre ele e um 14b, tb mexido, na epoca era fantastico.... o 314 dele voava baixo....
Opa.. seja bem vindo a sampa.. vamos trocar ideias...
Abs ...
Olá amigo Guiga,
você citou as iniciais LDA quando se referia ao motor 364, e como sou iniciante no mundo das bandeirantes, não consegui decifrar o significado destas letras.
Você poderia descrever oq quer dizer tais letras?
Desde já agradeço a atenção do amigo.
Abraço.
Wat,
a grosso modo a valvula LDA, é a peça/mecanismo acoplado a bomba injetora, e tem a função de reduzir débitos da bomba, ou seja alimentar menos combustíveis em baixas rotações, reduzindo assim a emissão de fumaça e otimizando consumo/potencia.
Abrs
Uma dúvida em relação aos bicos injetores. Estou com a configuração utilizada por muitos aqui que é motor OM 364 + turbina + intercooler VW 8-150. Os bicos injetores vendidos para os caminhões MB 914 não seriam mais apropriados para esta configuração? Naturalmente o débito da bomba injetora foi aumentado e com isso a band está andando bem. Minha dúvida se refere a esse aumento de débito, pois em veículos ciclo otto turbinados, aumentar a pressão da bomba sem aumentar vazão dos bicos é uma preparação das mais porcas. Como exemplo cito que dobrando a pressão da bomba fica muito longe de dobrar vazão, além de piorar o desempenho da pulverização do combustível. Voltando para nossos motores ciclo Diesel, alguém tem alguma experiência com bicos de maior vazão das versões turbo do OM 364?:pipoca::pipoca::pipoca:
Bandoleiro, o amigo Fe Jipeiro aqui do forum usa bicos de maior vazão no OM364 apimentado dele e é a pessoa ideal para te responder a suas duvidas! Logo ele aparece por aqui e te passa tudo no detalhe...mas te antecipo que vai muito bem e o pessoal da RaschMotoren tem os bicos para venda/instalação:concordo:
Abrs