Eu tenho booster na minha band ... super simples e rapido de instalar ... e optei por essa config, para deixar uma determinada pressao de trabalho padrao e qdo quisesse mais pressao, era somente apertar o botao q eu teria ...
Mais detalhes:
- A turbina TEM q ser valvulada ou possuir alguma adaptacao de valvula de alivio de pressao no coletor de escape
- Valvula de solenoide (no meu caso, utilizei a da VW de tres vias, utilizadas para controle de partida a frio dos motores VW. Mas pode ser qq uma q seja normalmente aberta)
- 1/2 metro de mangueira para ligar a turbina(parte fria) na valvula e a valvula na wastegate da turbina
- Botao de liga e desliga
- fiação para fazer o chicote
- Depois de instalado, regular a wastegate para abrir a uma certa pressao (por exemplo: 0,8kg ou 1kg , na minha uso 1,2kg) assim q vc ativar o solenoide, ele cortada a utilidade da wastegate e a turbina gerará pressão maxima ... no meu caso limitei ela com a regulagem da BI para 2kg.
Obs: Geralmente o booster é utilizado em preparacoes mais pesadas ... em competicoes ... e vc somente terá resultado, se seu conjunto turbina x motor, consiga gerar pressao acima de 1,2/1,3 kg facilmente ... caso contrario, tb nao vejo necessidade ... a nao ser q vc queira utilizar 0,6/0,8kg e hora de pico o restante q sua turbina possa oferecer ... Mas lembre-se, tem q ser valvulada ... ou possuir alguma adaptacao de valvula de alivio de pressao no coletor de escape ....
Custo:
- Solenoide q citei acima(original): ~30,00
- botao de liga/desliga: ~5,00
- magueira: ~3,00 o metro (chutando alto)
- fiação para o chicote: ~5,00 (chutando alto)
No meu caso, tb tenho um Shift light(deixo configurado pra 3000 rpm) e um Pen light(este para visualizar se o booster ta ligado ou desligado)
Resultado: é instantaneo, basta ligar / desligar q vc automaticamente ja ve a pressao subir/descer no manometro...
Em relação as fotos, tirarei hj a noite e postarei assim q conectar.
Abs,