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Tópico: Booster

Hybrid View

  • #1

    Booster




    Ops...


    tenho lido por ai que o pessoal tem instalado booster nas band´s... alguém tem fotos e mais detalhes das instalações?

    Só por curiosidade, porque na minha cabeça não compensa a instalação.. só saber dosar o pé...

    Abrasss

  • #2
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    Ops...


    tenho lido por ai que o pessoal tem instalado booster nas band´s... alguém tem fotos e mais detalhes das instalações?

    Só por curiosidade, porque na minha cabeça não compensa a instalação.. só saber dosar o pé...

    Abrasss
    Olá Elmestizo,

    Eu tenho booster na minha band ... super simples e rapido de instalar ... e optei por essa config, para deixar uma determinada pressao de trabalho padrao e qdo quisesse mais pressao, era somente apertar o botao q eu teria ...

    Mais detalhes:

    - A turbina TEM q ser valvulada ou possuir alguma adaptacao de valvula de alivio de pressao no coletor de escape
    - Valvula de solenoide (no meu caso, utilizei a da VW de tres vias, utilizadas para controle de partida a frio dos motores VW. Mas pode ser qq uma q seja normalmente aberta)
    - 1/2 metro de mangueira para ligar a turbina(parte fria) na valvula e a valvula na wastegate da turbina
    - Botao de liga e desliga
    - fiação para fazer o chicote
    - Depois de instalado, regular a wastegate para abrir a uma certa pressao (por exemplo: 0,8kg ou 1kg , na minha uso 1,2kg) assim q vc ativar o solenoide, ele cortada a utilidade da wastegate e a turbina gerará pressão maxima ... no meu caso limitei ela com a regulagem da BI para 2kg.

    Obs: Geralmente o booster é utilizado em preparacoes mais pesadas ... em competicoes ... e vc somente terá resultado, se seu conjunto turbina x motor, consiga gerar pressao acima de 1,2/1,3 kg facilmente ... caso contrario, tb nao vejo necessidade ... a nao ser q vc queira utilizar 0,6/0,8kg e hora de pico o restante q sua turbina possa oferecer ... Mas lembre-se, tem q ser valvulada ... ou possuir alguma adaptacao de valvula de alivio de pressao no coletor de escape ....

    Custo:
    - Solenoide q citei acima(original): ~30,00
    - botao de liga/desliga: ~5,00
    - magueira: ~3,00 o metro (chutando alto)
    - fiação para o chicote: ~5,00 (chutando alto)

    No meu caso, tb tenho um Shift light(deixo configurado pra 3000 rpm) e um Pen light(este para visualizar se o booster ta ligado ou desligado)

    Resultado: é instantaneo, basta ligar / desligar q vc automaticamente ja ve a pressao subir/descer no manometro...

    Em relação as fotos, tirarei hj a noite e postarei assim q conectar.

    Abs,
    4X4 Brasil
    Felippe (Bob Filho)

  • #3
    Ops...

    O ideal seria fazer o booster trabalhar em conjunto com a Bomba Injetora e/ou LDA...
    ... caso contrário a perda de combustivel em "safe-mode" é mto grande, certo?

    Abrass

  • #4
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Então ... mas o propósito do booster "manual", esse mais utilizado, é justamente guardar a potencia para qdo vc queira usar , entao teoricamente nao teria funcao se ligássemos na BI/LDA... em carros gas/alcool o pessoal liga, juntamente com o booster, os bicos injetores extras para suprir a possivel falta de combustivel na hora da pressao total...

    Em relacao a perda de combustivel ... acho q é relativo ... Pois no meu caso, não tenho LDA, coloquei, deu problema e mandei desfazer o serviço ... utilizo bicos 75% mais abertos q os originais e minha band não fumaca preto, pois deixei a bomba regulada ligeiramente mais aberta que a regulagem original(cerca de 1/4 de volta), o bico com vazao maior compensa esse fechamento da bomba ... e tb minha turbina enche muito rapido... mandando bastante ar... fazendo com q nao haja tanto esse desperdício ... agora se botar esses bicos com uma turbina digamos "um pouco mais lenta pra encher" talvez esse desperdicio seja mais evidente...

    Abs...
    4X4 Brasil
    Felippe (Bob Filho)

  • #5
    Felippe,
    To querendo instalar uma turbina no meu carro mas to receoso com o controlar...Tem jeito de regular a bomba pós turbo pra passar nos exames sem perder potência de turbina?
    valeu
    Abs

  • #6
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Galera,

    Conforme prometido, seguem as fotos da instalação do booster ... Acho q o esquema q escrevi acima, está claro agora com as fotos ...

    Abs,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Booster-dsc04556.jpg   Booster-dsc04557.jpg   Booster-dsc04561.jpg   Booster-dsc04547.jpg  
    4X4 Brasil
    Felippe (Bob Filho)

  • #7
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    Citação Postado originalmente por André CO Ver Post
    Felippe,
    To querendo instalar uma turbina no meu carro mas to receoso com o controlar...Tem jeito de regular a bomba pós turbo pra passar nos exames sem perder potência de turbina?
    valeu
    Abs
    Olá André ...

    Não dá pra fazer milagre, infelizmente, Nao tem como fechar a bomba e não perder potencia ... Pode instalar o turbo tranquilo, e no momento da vistoria, vc fecha a bomba ... e depois abre novamente ... Pois msm nao deixando tanto ela aberta, ela nao passa na vistoria ... A minha com bicos especiais, passa tranquilo com a bomba mais fechada ...

    Abs,
    Felippe (Bob Filho)

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