Postado originalmente por
r.moreira
Caros,
não os respondi antes porque estive em "teste" com a Band neste fim de semana... rodei uns 400km aprox. (em estrafa asfalatda) com ela e me mantive sempre na velocidade de cruzeiro entre 100 e 110km/h.
realmente acho que meu conta-giros não é original, mas me enganei quanto a marcação e conferi que a parte amarela começa em torno de 2800 e a vermelha a partir dos 3000rpm indo a 3500rpm mesmo...
Ismael, minha Band é 4 marchas sim (motor 709 - acredito eu que sem modificações), e nesta viagem agora vi que quando chego a 110km/h os giros estão em torno dos 2500rpm (+ ou -)... mas se eu forçar muito mais que isso (até uns 120 ou 130km/h), parece que o carro vai se desmontar de tanta vibração e barulho... e em ponto morto, tento manter o motor (utilizando aquela regulagem de dentro do carro) em 900 giros.
Mas no caso das trocas de marcha, sinto diferença de força tanto na troca da 3a para a 4a, quanto da 2a para a 3a (pelo que sei, somente a 3 e a 4 é que são sincornizadas, certo?)... as vezes estou numa velocidade que é baixa para a quarta e alta para a terceira, ou alta para a terceira e baixa para a segunda...
não sei se eu ainda não acostumei... eu adquiri este carro há uns 6 meses aprox. e é o meu primeiro 4x4... como pretendo fazer uma viagem grande no fim do ano, vou tentar fazer o balanceamento que vc mencionou...
Amadeus, ainda não conheço muito sobre mecânica em geral e não sei o que seria "alongar a relação"... é uma peça que tenho que trocar ou uma regulagem que tenho que fazer?!
e isso é muito complicado? não tenho pretenções de fazer muitas inovações na Band, pretendo apenas deixar ela mais confortável, dentro das possibilidades que a configuração original dela permite.
obrigado pela ajuda pessoal.
ps.: quanto ao enguiço, meu mecanico deu mesmo um jeito... era um entupimento na mangueira de combustivel (antes de chegar no "copinho") que segundo ele é "natural" de alguns tanques de plástico ou proveniente de combustíveis de qualidade duvidosa...