Opa, bom saber!...mas não tem que balancear?:pensativo:
Versão Imprimível
Guiga.
Se as pás forem todas cortadas certinho no mesmo comprimento, não tem que se preocupar com balanceamento porque o hélice tem 10 pás e todas são muito leves, portanto o peso fica bem distribuído. Já ouvi falar de caminhoneiro que roda milhares e milhares de kms com uma das pás quebradas e não tem problema.
Abraço;
Chico
Bom pessoal, vou deixar meu pitaco aqui apenas p/ acrescentar algo a quem se preocupa demais com os motores MB:concordo:.
Eu uso diariamente aqui na empresa um MB 912 (motor OM 364 A 122cv) ano 89, com 940.000 km (aos 480.000km foi feita uma meia-sola pra vender o bendito, mas não vendemos), 90% do tempo carregado com 6T, mais a tara de 3,5T, resultando num PBT quase constante de 9,5T, subindo e descendo serras acentuadas, temperatura de 100ºC constante subindo a serra, e nunca abriu o bico.
Troca de óleo, filtro de óleo e combustivel a cada 12.000Km, filtro de ar a cada 20.000Km, dá problema em tudo pelo excesso de peso: molas, jumelos, amortecedores, barra estabilizadora, pneus... elétrica, etc etc...
menos no MOTOR!
Se esse motor recebe todo tipo de castigo num caminhão de 9,5T de PBT, podem ficar tranquilos que numa Band não sente nem cócegas...:dance::dance:
Icdalzoc
O chefe dos mecânicos de uma excelente concessionária Mercedes-Benz em Petrópolis (S. Vicente) me falou certa vez que o OM 364-A é um dos melhores motores para caminhões que a Mercedes já construiu. Além de caminhões, ele empurra alguns modelos de ônibus para mais de 25 pessoas, e até alguns Bndeirantes...
Abaixo uma série de fotos que mostram um OM 364-A que estava instalado num Bandeirante conversível, e que eu comprei, reformei, e depois transformei num OM 364-LA com a instalação de um intercooler original Garrett, e a troca do coletor de admissão.
O motor, mesmo antes do intercooler andava muito, e considero uma opção excelente para o Bandeirante
Abraços;
Chico
Realmente, um OM 364A ou LA deve ficar um canhão numa Band...
Porém, hoje pela manhã numa oficina de caminhões aqui perto em Bento Gonçalves-RS vi um transplante inusitado sendo executado: uma Band aço longa recebendo um OM 612LA (do caminhão accelo 715C).
Não consegui muitos detalhes pelo pouco tempo que fiquei por lá...Vi radiador novo em aluminio, intercooler sob medida, flange p/ adaptar o câmbio do accelo na CT da Band...
Alguém aqui do fórum tem ou já presenciou adaptação parecida?
Penso que o dono dessa Band deve ser um sortudo ($$$)...
Ainda não tinha ouvido falar em Bandeirante com motor da MB 715. Imagino que esse motor venha com bomba eletrônica. Não sei se isso vale ou não, mas ouvi um bombista falar certa vez que bomba eletrônica dessas giratórias não são indicadas para o uso off-road porque elas são feitas para andar em giro constante em estradas, e não funcionam muito bem em situação de trilha com variação constante de rotação do motor e com mudanças de aceleração súbitas. Alguém pode confirmar isso?
Chico
-"Troca de óleo, filtro de óleo e combustivel a cada 12.000 Km,"
Foi bom você mencionar isso, icdalzoc, porque existe uma certa neurose por parte de nós, donos de Bandeirante que insiste em trocar o óleo do motor e o filtro de 5 mil em 5 mil km porque o manual do Bandeirante 'recomenda' assim. Conversei com a galera da Mercedes-Benz na S. Vicente e eles dizem que é desnecessário trocar o óleo de qualquer motor de caminhão à deles em menos de 10 mil km. Eles alegaram que qualquer caminhoneiro que decidisse trocar o óleo com tanta frequência iria a falência (imagine, numa viagem Porto Alegre / Teresina teria que trocar o óleo duas vezes) e que o motor não sofre nada se o nível do óleo estiver sempre normal, com a troca de 10 em 10 ou mesmo de 15 em 15. Tambem falaram que no Bandeirante a troca do óleo pode ser feita de 15 em 15 contanto que o óleo esteja sempre no nível. Citaram exemplos de caminhoneiros que trocam o óleo de 45 em 45 mil km e o motor roda normalmente. Claro que é importante que o óleo seja de qualidade.
Como sou preocupado, troco o óleo e filtro de 10 em 10 mil, e uso sempre o Mobil Delvac 1400 15w-40 com filtros Mann.
Chico
O motor OM 612 LA é common-rail.
Parece que a tal Band não é usada em trilhas, e sim em expedições/passeios, e o conjunto motor/câmbio custou 14.000,00 retirado de um accelo que capotou aos 125.000km.
Vou procurar mais informações sobre a adaptação assim q eu cruzar por lá.
Icdalzoc, se possivel, tire umas fotos pra nós!
Abraço