Powered by vBulletin

Bandeirante - Fita entre as Lâminas das Molas - Fiat

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/08/2009, 21:50
    marcos.zanette

Poxa...

Muito legal esse esquema... Nunca tinha visto, ou ouvido alguém falar.

Estou precisando arquear as molas, vou aproveitar e conversar com o mecânico a possibilidade de fazer isso.

KIM, você tem mais alguma informação para esse procedimento?

Somente uma duvida, as molas não ficam mais frágeis, colocando esse espaçador?

[]´s
    Marcos Zanette
  • 07/08/2009, 23:32
    Kim
    Opa marcos.zanette!

Na minha região, isso é comum, principalmente nas Toy. Band.

Já vai arquera as molas, proceda da seguinte forma:

Divida a mola em três partes, pontas e meio.

Arqueie somente as terços das pontas, sendo que com o feixe desmontado, sem opino de centro, somente as pontas se tocarão, na parte do meio, deverá ficar um vão, que no momento da montagem, receberá o espaçador.

Olhe bem as fotos, repare numa lâmina em relação a outra.

A dirigibilidade fica outra, muito mais confortável.

Pode fazer tranquilo.

Abraços.

Kim.
  • 08/08/2009, 01:42
    guilhermeabreu
    PESSOAL

Estou vendo um perguntando se alguem já colocou as fitas do fiat uno , e ví um monte de respostas dizendo que acha que não dura , que vai esfarelar rápido , e sugeriram as fitas metalicas .

Eu vou reponder a minha experiencia que tive e já relatei aqui em outro local : Como melhorar o conforto da BAND .

POIS É : Eu coloquei as fitas do fiat uno , comprei 3 jogos das fitas e distribuí entre as molas , FIQUEI COM A BAND DURANTE 4 ANOS , ELAS NÃO DESMANCHARAM , NÃO ESFARELARAM , DEU MUITO CONFORTO , ACABOU COM OS BARULHOS DE MOLAS BATENDO AO DESCER DE UMA GUIA E OUTROS SOLAVANCOS .

Eu recomendo pois ficou muito barato na época e ficou bem mais macia a minha BAND AÇO CURTA ANO 90 , e duraram até eu vender a BAND , , ÍSTO É DUROU OS 4 ANOS QUE FIQUEI COM ELA COM ESTAS FITAS E NÃO PRECISEI DE TROCAR NENHUMA .

Esta é o meu relato do uso destas fitas do feixe de molas do uno .

ABRAÇÃO .
  • 08/08/2009, 08:03
    Kim
    Grannnde Dr. Guilherme!

Quando possível, passe por aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=60268&page=7

Pessoal, se Dr. Guilherme falou que funciona, volto atraz nas minhas palavras.

Ficarei muito lislongeado com sua visita!

Abraços.

Kim.
  • 09/08/2009, 02:13
    Torezan
    Se os jipes de vocês são desconfortáveis, imaginem minha picape que descobri recentemente que está com 10 (isso mesmo, dez) lâminas em cada feixe traseiro.
    Apesar de não ligar pro conforto, gostaria de poder melhorar um pouco, portanto se alguém puder me dar informações mais detalhadas ou enviar fotos das fitas da fiat agradeceria, já que para por os espaçadores, faltaria grampo para prender tudo junto e a band ficaria mais perigosa com carga máxima correndo o risco até de quebrar algo...
    Em tempo: a suspensão dianteira está dando fim de curso e a marca das borrachas está sobre o eixo, isso é normal acontecer ou será o momento de arquear as molas? Até pouco tempo isso não me ocorria, mas como ando em estradas muito ruins acredito que o excesso de buracos pode ter levado a tal acontecimento.

Abraços,
  • 09/08/2009, 12:28
    elvis
    Citação:

Postado originalmente por kim Ver Post
    grannnde dr. Guilherme!

Quando possível, passe por aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=60268&page=7

pessoal, se dr. Guilherme falou que funciona, volto atraz nas minhas palavras.

Ficarei muito lislongeado com sua visita!

Abraços.

Kim.

bom dia kim! Achei interessante o serviço, já vi aqui em minha cidade uma toy com esses calços porém eram de nylon!
    Me diz uma coisa vc fez só na traseira ou na dianteira também!
    Valeu!
  • 09/08/2009, 13:49
    Francisco Bicalho
    Kim

Muito interessante. O espaçador faz o feixe funcionar assim como um feixe parabólico. Não sei se você conhece, mas o fexe de molas parabólicas tem lâminas que são mais espessas no meio e nas extremidades tem espaçadores, criando um espaço entre as lâminas para que não haja fricção entre elas. dá uma olhada nesse site: http://www.parabolicsuspension.com/index.htm

Abraço e obrigado pela dica;
    Chico
  • 09/08/2009, 14:17
    guilhermeabreu
    Feixe de molas
    Citação:

Postado originalmente por Torezan Ver Post
    Se os jipes de vocês são desconfortáveis, imaginem minha picape que descobri recentemente que está com 10 (isso mesmo, dez) lâminas em cada feixe traseiro.
    Apesar de não ligar pro conforto, gostaria de poder melhorar um pouco, portanto se alguém puder me dar informações mais detalhadas ou enviar fotos das fitas da fiat agradeceria, já que para por os espaçadores, faltaria grampo para prender tudo junto e a band ficaria mais perigosa com carga máxima correndo o risco até de quebrar algo...
    Em tempo: a suspensão dianteira está dando fim de curso e a marca das borrachas está sobre o eixo, isso é normal acontecer ou será o momento de arquear as molas? Até pouco tempo isso não me ocorria, mas como ando em estradas muito ruins acredito que o excesso de buracos pode ter levado a tal acontecimento.

Abraços,

AMIGO TOREZAN

Eu relatei o que fiz em minha BAND aço curta .

No seu caso que é uma picape de TRABALHO PESADO , acredito que as laminas de metal deverá durar mais tempo fazendo um efeito bem próximo das laminas do UNO .

Qdo tive minha BAND e hoje tenho um ENGESA , eu exijo muito dos 4x4 e gosto de conforto ao mesmo tempo , como já disse , as fitas do UNO na minha BAND ficou EXCELENTE E RECOMENDO .

Nesta minha BAND , HAVIA FEITO DE TUDO PARA QUE ELA FICASSE NA HORIZONTAL e sempre ela ficava com o lado traseiro direito mais arreado , arqueei as molas por 3 x e logo após voltava o que era , LOGO : Não adianta vc arquear as suas molas dianteiras , SUGIRO A VC COLOCAR MAIS UMA MOLA NA DIANTEIRA , acredito que vc faça um uso mais pesado do que o fabricante projetou par o uso . Ou vc colca as 3 molas novas para ver se resolve e pode resolver , se resolver , é pq as suas molas já deram o que tinha que dar = molas cansadas , MAS PODE não resolver por excesso de peso no seu uso aí seria só vc colocar mais uma mola , na minha opinião ficaria mais barato vc colcocar mais uma mola .

E o problema da traseira da minha BAND de ficar o lado traseiro direito mais arreado , EU COLOQUEI MAIS UMA MOLA de espesssura mais fina na traeira direita e a partir daí ficou sempre alinhada a traseira , sendo tb que a traseira era toda mais arreada , DAÍ COLOQUEI MAIS UMA MOLA AM CADA ALADO NA TRASEIRA .

RESUMINDO :

Minha BAND ficou alinhada com 3 molas na frente em cada lado ( como é original ) e na traseira com 5 molas do lado esquerdo e 6 molas do lado direito sendo que a 6ª mola de espessura mais fina .

No seu caso como vc tem 10 molas na traseira , MAS SE PARA SEU TRABALHO É NESCESSÁRIO , NÃO DEVE TIRAR , mas se esta moito duro e vc não leva tanto peso assim , pode tirar 1 a 2 laminas de cada lado da traseira , e na frente como esta batendo fuim de curso coloca mais uma mola de cada lado na dianteira .

LEMBRANDO : esta é minha opinião que tenho com a minha experiencia de ter tido uma EXCELENTE BAND aço curta completa de tudo que se possa imaginar .

E fotos de como eu coloquei não precisa , é só comprar as fitas do uno e colocar entre as molas , QUE NO SEU CASO RECOMENDO COLOCAR AS FITAS DE METAL , POR CAUSA DO SEU USO EXTREMAMENTE PESADO . Qto aos grampos das molas , existe grampos de tudo qto é tamanho , este não é o problema .

ABRAÇÃO
  • 09/08/2009, 14:55
    Torezan
    Obrigado pelas dicas! Gostaria apenas de esclarecer alguns pontos que posso ter deixado confusos:

Minha Band não é tão exigida quanto à carga, apesar de já ter carregado 1300 kg por algumas vezes, 70% dos deslocamentos são feitos com a carroceria vazia ou com carga abaixo da metade da capacidade, mas comprei a picape já com 10 molas em cada lado da traseira.

Na suspensão dianteira, acredito que se colocar mais uma lâmina em cada lado, terei maior desconforto por ficar ainda mais dura e acredito que isso não ajudaria no curso da suspensão,mas apenas na resistência para não chegar ao fim do curso e a substituição total das molas deixaria meu pai, que também trabalha com ela, indignado ao saber o valor final (mesmo saindo do meu bolso, estaria arrumando uma briga, he he).

Acredito que as fitas devam conferir maior conforto, porém como não conhecia e nunca tinha ouvido a opinião de quem realmente já usou, queria ter uma idéia mais concreta (já obtida :concordo:).

Abraços,
  • 10/08/2009, 00:43
    guilhermeabreu
    AMIGO TOREZAN

Por este relato seu , pelo amor de Deus , vá correndo lá num moleiro para retirar 3 molas de cada lado na traseira , pois as picapes , saem de fábrica com 6 molas na traseira , vc deixando com 7 ficará bem mais macia e vai aguentar peso tranquilo .

E qto as fitas aproveita que vai retirar as molas desmontando os feixes coloca logo as fitas , como vc diz que na maioria das vezes vc anda com a carroceria vazia , pode colocar as fitas do UNO que vai bem , é muito barato estas fitas eu comprei 3 jogos , como o seu feixe traseiro tem mais molas , compra 5 conjuntos do UNO , deve custar uns R$20,00 cada conjunto no paralelo .

Vai melhorar muito tanto na maciez qto no barulho de molas batendo .
  • 10/08/2009, 01:13
    Torezan
    Guilherme,
    Acho que você está equivocado, as picapes cabine dupla vinham com 6 lâminas mas as cabines simples (meu caso) vinham com 8 "folhas" como diz o manual. Vou conferir a espessura delas pra ver o que eram originais e o que foram colocadas depois. Como comprei o carro da companhia de energia elétrica do estado (CELESC) acredito que eles reforçaram por causa da carroceria e dos acessórios que levavam.
    Mas acho que se desmontar deixarei com 9 ou mesmo as 8 originais e colocarei as fitas com certeza.
    Obrigado pelas dicas.
  • 10/08/2009, 12:55
    guilhermeabreu
    AMIGO TOREZAN

Me desculpe , realmente fiz confusão , mesmo assim vc mantendo a quantidade de molas originais É O IDEAL no seu caso são 8 .

ABRAÇÃO
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:29.