Não acredito que termotape seja a solução, o arranque trabalha originalmente bem próximo ao motor e ao escape, ou seja, em local naturalmente quente o tempo todo. Por isso, pode ser que seu arranque esteja com outro problema e por isso esta virando "pesado" ou "carcaceando" como alguns dizem.
Sugiro revisar o arranque se ainda não o fez, o meu tinha este mesmo problema crônico...eu revisava e durava no máximo 1 ano...só resolvi o problema trocando o arranque por um Bosch moderno de maior rotação.
Quanto ao termotape proliferar ferrugem, acredito que possa acontecer no longo prazo para quem usa muito o carro em trilhas com muita lama, pois o barro pode ir penetrando na fita com o tempo e se alojando entre ela e a tubulação. Por isso que é recomendado revisar o estado das fitas a cada 18 meses e substituir quando estiverem desgastadas, ai aproveita-se para limpar tudo e conferir se ha corrosão. Estas fitas tem vida util e com o uso em trilhas e lavagens constantes do motor ela cai consideravelmente. Tenho termotape na minha SW4 que só roda na cidade e estrada, parece nova mesmo após 1 ano...já as da Band sofrem bem mais.
Qualquer coisa é só chamar!
Abraço