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Tópico: Freio de mão

Hybrid View

  • #1
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Algumas fotos e informações sobre esse assunto na página do meu Jeep:

    Freio de mão à disco na t-case.

    É o seguinte, o Prateado usa o cambio completo da toyota band, na saída trazeira da caixa de redução tem um tambor de freio que é pro freio de mão. Como aquelas porcariazinhas das lonas originais dele não aguenta duas puxadas e já tem q regular eu desisti do sistema original.

    Peguei outra caixa de redução que tenho de reserva aqui, revisei toda substituindo rolamentos, engrenagens, buchas e retentores. Enfim uma reforma básica.
    Depois disso passei pra parte externa pra "criar" um cavalete p/ fixação de uma pinça de freio.
    Fizemos (eu e meu pai) o cavalete/suporte pra usar uma pinça de freio trazeira do kadett que tem o acionamento manual específico pro cabo do freio de mão.
    O disco é dianteiro de fiat uno (por questões de espaço foi o mais adequado) e pra fixar o disco retrabalhamos aquele tamborzinho de freio original eliminando a panela e aproveitando o centro do mesmo que contém a estria e os prisioneiros de fixação do cardâ.
    O disco teve que ser refurado pra encaixar nos prisioneiros do ex-tambor que agora virou um cubo.

    Se alguém se interessou pela adaptação estou à disposição para maiores esclarecimentos.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...r=asc&start=60

    []'s 8)

  • #2
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Elmer,

    Parabéns pela iniciativa da divulgar da solução adotada.
    É por essas e por outras que este é, sem sombras de dúvidas, o melhor fórum do Brasil.

    []'s
    Aurélio

  • #3
    Banido Avatar de mauricera
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    Salve Galera,
    A minha 63 quando comprei tava com o freio de mão do cardan só o osso mesmo.
    Como meu subconsciente assimilou que aquilo já num servia pra nada, acabei esquecendo por uns 3 dias de soltar a alavanca, que aliás num fez nem cócegas na bichinha, e por final acabou ferrando o sistema, agora só na marcha mesmo, o duro é ter que trocar um pneu de trás numa subida de serra sem ajuda de hi-lift, tive que fazer isso, acionei as rodas-livres, engatei o 4x4, desliguei o carro, calcei as rodas dianteiras, me sujei mais que na lama pois o asfalto era novo e entrou até na orelha, calcificando depois, ergui com macaquinho hidráulico, e boa...
    Sei que há um kit que a galera até comentou aqui, que é hidráulico para freios à disco na traseira, mas num sei se güenta. O da trava carneiro ia ajudar na troca de pneu pois iria travar mesmo as da frente, gostei da dica.
    Outro momento que faz falta é quando chego em casa, minha rampa da garagem é íngreme e tenho que desligar o carro para abrir o portão pois ela já desceu e foi parar do outro lado da rua e só parou no meio fio apoiada numa árvore , e se esta árvore não estivesse lá, provavelmente minha Band estaria na sala e TV do vizinho. Agora não vacilo, desligo e engato.

    Maurício-----
    Band '63

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por aurelio
    Elmer,

    Parabéns pela iniciativa da divulgar da solução adotada.
    É por essas e por outras que este é, sem sombras de dúvidas, o melhor fórum do Brasil.

    []'s
    Bom dia Aurelio, cara é sempre um prazer poder ajudar, quando está ao meu alcance então procuro fazer o máximo.
    Certamente o 4x4Brasil é o Nº1 do Brasil

    []'s

  • #5
    Realmente o freio de mão é psicológico, inclusive eu também já andei com ele puxado uns 3 dias seguidos...

    Coloquei uma trava carneiro, e sempre é só aciona-la e deixar engatado e pronto.

  • #6
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    aurelio, aurelio:
    Qual o endereço/telefone de seu zezinho? Sou aqui de resende e apanho com o freio de mão também.

    Abraços

    Humberto Rodriguez

  • #7
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    Meus 0.0002....

    Quando comprei minha Band o freio de mão também não servia para nada, fiz uma revisão nele e tive que trocar o tamborzinho, onde descobri que o problema do freio da Band é andar com ele puxado, e dissem que não precisa muito, 10 metros já é o suficiente para estragar... Depois de 6 meses que fiz a revisão no freio nunca mais precisei nem regular, inclusive já bolei uma luz no painel avisando que o freio está puxado para se algum dia alguém tiver que dirigir ela... que é pouco provável...

    []´s com freio de mão e ciumento com a Band

  • #8
    Quando regula ele fica violento... mas quando anda com ele puxado, vai perdendo a eficiência. Mas mesmo assim funciona, principalmente com a primeira engatada

    Essa idéia da luz indicadora no painel é uma boa...
    Band 92, OM364, BF 33"
    Porto Velho - RO

  • #9
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    Olá a TODOS

    Aqui no RIO conheci um dono de oficina MECÂNICA de linha leve que tinha uma toyota (foi roubada) que tinha um sistema interessante no freio de mão. Ele simplesmente adaptou no lugar do TAMBOR do cardan um sistema de freio a disco, se não me falha a memória era o disco do CORCEL I. Mas para pegar melhores informações só ligando o nome é JOSÉ CALDAS o tel 21-2351-9247

    A propósito em relação ao freio de mão original existe um pequeno problema de construção (ENGENHARIA) o braço acionador das sapatas é largo e se o cabo do freio de mão não estiver regulado para mante-lo tensionado, o tal braço acaba descansando sobre a LUVA do tambor de freio. Dai aconteçe que o braço vai LITERALMENTE CORTANDO A LUVA FEITO UMA SERRA.

    Por fim com uma certa facilidade e a propria fadiga pode romper a luva. Algumas oficinas fazem um pequeno reparo "ESTREITANDO" a largura do braço.

    De qualquer forma não é saudavél deixar o sistema sem ao menos o cabo regulado.

    Uma outra coisa para quem gosta de colocar a MÃO NA GRAXA e fazer a regulagem do sistema em casa. Existe um parafuso no sistema do tambor que é a regulagem do afastamento das sapatas do freio de mão. PRIMEIRO REGULE O CABO até que a alavanca de freio de mão bata no máximo uns 5 DENTES depois solte a alavanca e regule o parafuso parafuso que fica no tambor de freios. Volte a acionar a alavanca, o ideal é bater uns 3 dentes.

    Outra coisa que já ia me esqueçendo, as sapatas de freios de mão(LONAS), utilizam um material muito macio e em geral o TOYOTEIRO esqueçe de soltar o freio de mão. O sistema de transmissão não tá nem ai para o freio de mão, e vão-se as lonas .

    Uma solução para quem quer ter realmente freio de mão, seria depois de regular trocar as lonas e deixar o freio tinindo. Faça uso de uma sirene (para quem é meio surdo) ou uma pequena cigarra eletronica (12v) que sempre que o freio de mão for acionado ela "CANTA". como a luz do freio de mão tem um interruptor que é um "TERRA". basta colocar o terra da cigarra junto ao terra do freio. já o positivo coloque em qualquer circuito alimentado pela chave de iginição. Dai sempre que se ligar a chave para dar partida o cigarra vai dar o sinal que o freio está acionado.

    Por fim todos viverão felizes para sempre.

  • #10

  • #11
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Ermindo, já viu o q fiz no meu Jeep

    Freio a disco na Tcase.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=asc&&start=60

    []'s
    Com a migração para o novo fórum esse link (assim como alguns outros) não funcionam mais.
    Pelo que andei lendo no forum precisa:
    1) tirar a panela e no torno deixar apenas o disco (com o estriado na parte central) e os prisioneiros do carda.
    2) com disco de freio do uno (ano/modelo?? pois ja me falaram que muda conforme o ano), refura ele para ser fixado nos prisioneiros.
    3) suporte para a pinça traseira do kadett: numa tornearia mandar fazer na furacao existente na T-case. Prende o suporte la e ta feito serviço..
    Nao sei se estou sendo simplista demais..
    abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    André, to te devendo uma MP, desculpe a demora.

    Bom, com a mudança que ocorreu no fórum em 07/2006 os links dos tópicos mudaram, a página que contém as fotos e mais informações sobre a adaptação que fiz está aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...0348#post80348

    1 - Exatamente, remover a panela preservando a circunferencia onde tem os prisioneiros, um detalhe importante é somente fazer essa usinagem quando vc tiver o disco de freio disponível pra deixar o encaixe das peças sem folga.

    2 - Olha, o disco não precisa ser do Uno, como falei na página anterior o chassi do CJ é mais estreito então eu não tinha espaço pra um disco de diametro maior. Na F75 do meu pai ele adaptou um disco sólido do Santana (um pouco maior que o do uno). A furação deve ser refeita pois a distancia entre os prisioneiros do ex-tambor é diferente da furação existente no disco, recomendo refurar o disco pra não fragilizar o cubo-estriado pois este transmite torque do cambio para o cardâ, também não seria viável refurar o cubo porque ficaria incompatível com a flange da cruzeta.
    Lembre-se que com um disco maior o cavalete p/ fixação da pinça vai ficar mais distante da carcaça da tcase e isso gera uma alavanca maior na base de fixação(parafusos da tcase). Porém, não é algo tão preocupante visto que a relação de redução ali na saída é menor.

    3 - Sobre o cavalete vou ver se tenho algum molde que meu pai não usou e tiro umas fotos. Não é tão complicado de fazer, primeiro tem q fixar o disco no cubo-estriado, com isso no lugar vc encaixa a pinça no disco, procura a posição mais adequada e verifica a distancia horizontal e vertical da pinça em relação a tcase, aí começa a desenvolver o gabarito.

    []'s

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