Realmente o freio de mão é psicológico, inclusive eu também já andei com ele puxado uns 3 dias seguidos...
Coloquei uma trava carneiro, e sempre é só aciona-la e deixar engatado e pronto.
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Realmente o freio de mão é psicológico, inclusive eu também já andei com ele puxado uns 3 dias seguidos...
Coloquei uma trava carneiro, e sempre é só aciona-la e deixar engatado e pronto.
aurelio, aurelio:
Qual o endereço/telefone de seu zezinho? Sou aqui de resende e apanho com o freio de mão também.
Abraços
Humberto Rodriguez
Meus 0.0002....
Quando comprei minha Band o freio de mão também não servia para nada, fiz uma revisão nele e tive que trocar o tamborzinho, onde descobri que o problema do freio da Band é andar com ele puxado, e dissem que não precisa muito, 10 metros já é o suficiente para estragar... Depois de 6 meses que fiz a revisão no freio nunca mais precisei nem regular, inclusive já bolei uma luz no painel avisando que o freio está puxado para se algum dia alguém tiver que dirigir ela... que é pouco provável... :mrgreen:
[]´s com freio de mão e ciumento com a Band
Quando regula ele fica violento... mas quando anda com ele puxado, vai perdendo a eficiência. Mas mesmo assim funciona, principalmente com a primeira engatada :mrgreen:
Essa idéia da luz indicadora no painel é uma boa...
Olá a TODOS
Aqui no RIO conheci um dono de oficina MECÂNICA de linha leve que tinha uma toyota (foi roubada) que tinha um sistema interessante no freio de mão. Ele simplesmente adaptou no lugar do TAMBOR do cardan um sistema de freio a disco, se não me falha a memória era o disco do CORCEL I. Mas para pegar melhores informações só ligando o nome é JOSÉ CALDAS o tel 21-2351-9247
A propósito em relação ao freio de mão original existe um pequeno problema de construção (ENGENHARIA) o braço acionador das sapatas é largo e se o cabo do freio de mão não estiver regulado para mante-lo tensionado, o tal braço acaba descansando sobre a LUVA do tambor de freio. Dai aconteçe que o braço vai LITERALMENTE CORTANDO A LUVA FEITO UMA SERRA.
Por fim com uma certa facilidade e a propria fadiga pode romper a luva. Algumas oficinas fazem um pequeno reparo "ESTREITANDO" a largura do braço.
De qualquer forma não é saudavél deixar o sistema sem ao menos o cabo regulado.
Uma outra coisa para quem gosta de colocar a MÃO NA GRAXA e fazer a regulagem do sistema em casa. Existe um parafuso no sistema do tambor que é a regulagem do afastamento das sapatas do freio de mão. PRIMEIRO REGULE O CABO até que a alavanca de freio de mão bata no máximo uns 5 DENTES depois solte a alavanca e regule o parafuso parafuso que fica no tambor de freios. Volte a acionar a alavanca, o ideal é bater uns 3 dentes.
Outra coisa que já ia me esqueçendo, as sapatas de freios de mão(LONAS), utilizam um material muito macio e em geral o TOYOTEIRO esqueçe de soltar o freio de mão. O sistema de transmissão não tá nem ai para o freio de mão, e vão-se as lonas .
Uma solução para quem quer ter realmente freio de mão, seria depois de regular trocar as lonas e deixar o freio tinindo. Faça uso de uma sirene (para quem é meio surdo) ou uma pequena cigarra eletronica (12v) que sempre que o freio de mão for acionado ela "CANTA". como a luz do freio de mão tem um interruptor que é um "TERRA". basta colocar o terra da cigarra junto ao terra do freio. já o positivo coloque em qualquer circuito alimentado pela chave de iginição. Dai sempre que se ligar a chave para dar partida o cigarra vai dar o sinal que o freio está acionado.
Por fim todos viverão felizes para sempre.
Ermindo, já viu o q fiz no meu Jeep :?:
Freio a disco na Tcase. :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=asc&&start=60
[]'s
Beleza ELMER
Pelo que vi é o mesmo sistema que vi na EX-BAND do Caldas...(que DEUS a TENHA)...
Segundo conversei com ele na epoca o sistema é BEM MELHOR que o o TAMBORIM DE FREIO (tambor é muita pretensão).
Acho excelente a adaptação, mas conheço muitos aqui no RIO que gostam do carro todo ORIGINAL, dai a sujestão de se colocar uma CIGARRA. que não é ORIGINAL.
Agora fala sério...PRATEADO...teu JEEP vale OURO.
Bom dia, realmente o sistema é bem melhor que o tamborim, é adaptar, usar e esquecer manuntenção :lol:Citação:
Postado originalmente por Ermindo
Sobre o Prateado, muito obrigado pelo comentário :concordo:
[]'s
Com a migração para o novo fórum esse link (assim como alguns outros) não funcionam mais.
Pelo que andei lendo no forum precisa:
1) tirar a panela e no torno deixar apenas o disco (com o estriado na parte central) e os prisioneiros do carda.
2) com disco de freio do uno (ano/modelo?? pois ja me falaram que muda conforme o ano), refura ele para ser fixado nos prisioneiros.
3) suporte para a pinça traseira do kadett: numa tornearia mandar fazer na furacao existente na T-case. Prende o suporte la e ta feito serviço..
Nao sei se estou sendo simplista demais..
abraços
andre
André, to te devendo uma MP, desculpe a demora.
Bom, com a mudança que ocorreu no fórum em 07/2006 os links dos tópicos mudaram, a página que contém as fotos e mais informações sobre a adaptação que fiz está aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...0348#post80348
1 - Exatamente, remover a panela preservando a circunferencia onde tem os prisioneiros, um detalhe importante é somente fazer essa usinagem quando vc tiver o disco de freio disponível pra deixar o encaixe das peças sem folga.
2 - Olha, o disco não precisa ser do Uno, como falei na página anterior o chassi do CJ é mais estreito então eu não tinha espaço pra um disco de diametro maior. Na F75 do meu pai ele adaptou um disco sólido do Santana (um pouco maior que o do uno). A furação deve ser refeita pois a distancia entre os prisioneiros do ex-tambor é diferente da furação existente no disco, recomendo refurar o disco pra não fragilizar o cubo-estriado pois este transmite torque do cambio para o cardâ, também não seria viável refurar o cubo porque ficaria incompatível com a flange da cruzeta.
Lembre-se que com um disco maior o cavalete p/ fixação da pinça vai ficar mais distante da carcaça da tcase e isso gera uma alavanca maior na base de fixação(parafusos da tcase). Porém, não é algo tão preocupante visto que a relação de redução ali na saída é menor.
3 - Sobre o cavalete vou ver se tenho algum molde que meu pai não usou e tiro umas fotos. Não é tão complicado de fazer, primeiro tem q fixar o disco no cubo-estriado, com isso no lugar vc encaixa a pinça no disco, procura a posição mais adequada e verifica a distancia horizontal e vertical da pinça em relação a tcase, aí começa a desenvolver o gabarito.
[]'s
bom, acabei de ver que os anexos no fórum estão indisponíveis... vou ver o q consigo de fotos por aqui pra enviar por email.
[]'s
Elmer:
Sem probs... eu vi as fotos e to na duvida ainda de como o disco de freio é fixado no tambor.
Na foto 3, me pareceu que ele ficou apenas por fora do tambor original. Inicialmente eu tinha entendido que o tambor seria cortado, retirando a lateral , deixando de ser uma panela e virando um disco com os 4 prisioneiros. Este disco seria o berço do disco de freio, que seria refurado justamente nos 4 prisioneiros do carda.
Mas pensando bem, nao poderia ser mesmo né? Os prisioneiros nao sao tao longos assim para poder fixar o disco de freio e mais a flange do cardan.
Estou pensando em usar um disco nao tao grande assim... ate para nao ficar muito saliente mesmo e correr o risco de pegar embaixo. O uno me parece uma boa opção, ja que foi feito e um novo nao custa tanto assim.
Bom, vou usar o disco do uno e pinça traseira do kadett. Isso ja vi no ferro-velho e ta mao..
abraços
andre