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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de talha-mar
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    10/07/2007
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    Oi Guilherme, é normal essa dificuldade ao desengatar o 4x4, isso se deve justamente ao esforço a que fica submetido o sistema, sendo necessário "alinhar" os dentes do engate usando a ré.
    Para lubrificar e mudar de posição pode somente travar as rodas livres, e aí sim andar em qualquer lugar (sem engatar o 4x4) pois todos os componentes giram e movimentam o óleo. Isso é realmente preciso, pois ao desmontar minha primeira Band os rolamentos estavam muito marcados só numa posição por falta de uso. Comigo não acontece isso porque quase sempre que saio com ela acabo usando 4x4 hehehe.
    Abraços 4x4
    Henri

  • #14
    Henri:

    Minha Band é meu unico veiculo, e é dificil colocá-la no barro. Vc aconselharia o acionamento do sistema de tração 4x4 de quanto em quanto tempo/km?
    Vou aproveitar a dica e acionar somente a roda livre para poder fazer a lubrificação do sistema sem necessariamente ter de procurar o barro.


    Galera, agadeço à todos pelas contribuições e esclarecimentos

    Guilherme

  • #15
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    30/12/2007
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    Guilherme,

    É normal acontecer de ficar um pouco duro de desengatar a 4x4, pelo fato da força feita pelo sistema. Vc pode tirar dando um toquinho na 1ª marcha, não precisa ser a ré. Quanto ao funcionamento, recomendo, pelo menos 2 vezes por mês, mesmo sendo uma volta devagar no quarteirão .

    Abs,

    Felippe
    Felippe (Bob Filho)

  • #16
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    29/04/2005
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    Citação Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Guilherme,

    a minha Band tb prende a alavanca no 4x4 de vez em quando, não sei dizer exatamente se isso eh normal mas tb uso o recurso da marcha re para soltar a alavanca e nunca tive problemas.

    Vamos aguardar os experts para termos certeza de que isso eh ou não normal.

    Vina, o funcionamento dos diferenciais dianteiro e traseiro são identicos e devido ao fato de a Band não ter diferencial central como os carros 4x4fulltime eh que não se deve usar o 4x4 onroad por longos periodos ou esforços.

    Abr(sem acentos e teclado desconfigurado)
    Oi Guilherme!

    Grato pela atenção. Quanto ao diferencial central nao tenho dúvidas. A minha dúvida era com relação aos diferenciais traseiro e dianteiro.
    Abraço

  • #17
    Pessoal:

    Quando leio os alertas sobre não se usar o 4x4 das Bands em terreno com muita aderência acabo ficando em dúvida. Entendo que o asfalto é um bom exemplo de um piso com muita aderência, e o barro/lama, exemplo de um piso com baixa aderência.
    No meu caso, utilizo minha Band em estradas de terra (evito trilhas pesadas) e por muitas vezes tenho o costume de engatar o sistema 4x4, mesmo que não seja necessário, já que a Band no 4x2 já é um "trator".
    Uma estrada de terra - seca, sem lama - é considerado um piso muito aderente? É desaconselhável colocar a Band no 4x4 nesse caso? Devo deixar o 4x4 somente para momentos nos quais o 4x2 não dá conta?

    Abraço
    Guilherme

  • #18
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    07/07/2004
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    CARO XARÁ

    Faço das palavras de todos que responderam anteriormente as minhas e acrescento mais algumas ilustrações .

    Qdo tive uma BAND tinha a mesma dificuldade em desengatar o 4x4 , fazia como todos e qdo não soltava fazia o recurso de engatar a ré e dar pequenos trancos com o aceleradr e puxando a alavanca como já foi ralatado , NUNCA deixou de desengatar . Fui a um mecanico antigo só de BAND , ele respondeu que ísto é característica das BANDs , e já foi respondido aqui tecnicamente , ou seja , ísto ocorre pq a caixa de redução da BAND NÃO É SINCRONIZADA , fique tranquilo .

    Qto ao piso que vc falou de terra batida seca sem lama , é considerado PISO DE BOA ADERENCIA e não de MUITA ADERENCIA , e sendo de BOA ADERENCIA , NÃO HÁ A NESCESSIDADE DE UTILIZAR O 4X4 .

    Já num piso de terra , seco sem lama e com muito pó ou areia solta , CASO VC TENHA QUE ANDAR NUMA VELOCIDADE MAIOR QUE A RECOMENDADA OU SEJA DEVAGAR , DEVE-SE USAR A TRAÇÃO 4X4 .

    Tenho um ENGESA hoje e adaptei a caixa de redução ( T-CASE ) da BAND , como a caixa de marcha não é a original da BAND , CONSIGO colocar a tração 4x4 mesmo a alavanca estando an posição de 4x2 e utilizei assim SOMENTE numa situação que poderia , ou seja , estava em IBITIPOCA e fazendo um passeio com vários jipes , e como lá tem muitas subidas íngremes e os jipes que estavam na minha frente andava muito devagar , eu tinha que colocar a 1ª marcha no meu ENGESA toda hora e a 1ª do ENGESA é muito reduzida , daí ficava desconfortável eu passar da 1ª para a 2ª marcha pq a 1ª é muito curta com relação a 2ª marcha , aí a 1 ª ficava esgoelando e com a 2ª ficava frouxa e enforcava o motor , ENTÃO : COLOQUEI A ALAVANCA NA POSIÇÃO DE REDUZIDA MESMO ESTANDO EM 4X2 , daí andei o resto do percurso em 2ª e 3ª marcha numa boa , MAS NESTE CASO NÃO UTILIZEI MUITA FORÇA NO CONJUNTO , foi só para dar conforto .

    Como já foi explicado anteriormente a BAND já foi projetada para utilizar o 4x4 reduzido SÓ EM CASO DE EXTREMA NESCESSIDADE em que vc precise de utilizar de EXTREMA FORÇA .

    No caso de usar o 4x4 só para lubrificar e mudar a posição das engrenagens , eu fazia ísto 1 vez por mes e usava colocando a alavanca da tração na posição de 4x4 , ao inves de ligar a roda livre , da menos trabalho , O EFEITO É O MESMO , sendo muito mais prático e confortável .

    No caso de vc travar a roda livre , o sistema de engrenagem todo é movido pelo movimento das rodas dianteiras que estará ligado pela roda-livre .

    No caso de vc engatar só a tração na posição 4x4 e estando a roda-livre liberada em 4x2 o sistema de engrenagem todo é movido pelo movimento da caixa de redução .

    Em todos os dois casos as engrenagens não farão nenhum esforço pela força do motor , apenas terá o movimento nescessário para fazer a lubrificação do sistema e tirar os dentes das engrenagens da posição que estavam .

    ABRAÇO
    4X4 Brasil

  • #19
    Banido
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    Guilherme

    Existe uma situação em que o 4x4 pode ser usado no asfalto, no caso de muita chuva, e de uma pista extremamente escorregadia com óleo, numa serra, na chuva, onde trafegam muitos caminhões sujando a pista de óleo. Também pode ser usada em estradas de paralelepípedos molhados, ou qualquer situação que não dê aderência boa as rodas, em cuja situação o 4x4 pode aumentar a aderência do carro. Mas, fora isso, não se deveusar o 4x4 no asfalto em carros que não tem diferencial central, como é o nosso Bandeirante.
    4X4 Brasil

  • #20
    Usuário
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    07/07/2004
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    FRANCISCO BICALHO

    Perfeitamente , só que a minha cabeça não lembrou de tudo e vc fez uma excelente lembrança .

    É aquela velha estória de que duas cabeças pensam melhor que uma e assim por diante .

    É por ísto que adoro este fórum , só aparece pessoas para somarem nas coisas positivas .

    Valeu o lembrete .

    ABRAÇÃO

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