x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20

Dúvidas 4x2 - 4x4 Band

Caros amigos Toyoteiros

Tenho algumas dúvidas sobre o sistema de tração das Bands:

1- Posso usar a reduzida no 4x2?
    2- Existe algum problema em ter as rodas livres no 4x4 sem que a tração 4x4 esteja acionada (alem é obvio de não ter tração no eixo dianteiro)? E ao contrario?
    3- Existe problema em usar a Band no 4x4 no asfalto? Uns dizem que sim, outros dizem que não.

Valeu pessoal
    Guilherme

Usuário Avatar de talha-mar
    Entrada
    10/07/2007
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimento: 1
    Olá Guilherme, por partes:

3- Você não deve usar 4x4 no asfalto pois os esforços serão enormes, já que pelo menos uma roda tem que escorregar um pouco nas curvas e se não quebrar algo, vai acelerar muito os desgastes de todos os componentes.

2-Acho que você quer dizer andar em 4x2 com as rodas livres travadas, isso não trás problemas, só vai ficar girando o diferencial dianteiro sem motivo, aumentando levemente o consumo.

1-Se a sua Band está com o sistema de alavancas original, você não consegue engatar a reduzida sem antes engatar o 4x4. Se conseguir tambem não trás problemas.

Espero ter ajudado,abraço
    Henri

Valeu pela resposta Henri

Acho que me expressei mal ao dizer engatar a reduzida no 4x2, de fato, a alavanca de tração não permite esse movimento. Eu quis dizer engatar a reduzida sem acionar a roda livre, mas pela sua resposta não restam duvidas.
    Sobre o 4x4 no asfalto, esse problema das rodas serem forçadas de forma diferente, o diferencial não faz esse ajuste? Alem disso a Band possui diferencial central certo?

Abraço
    Guilherme

Citação Postado originalmente por Guilherme Luis Batelochi Ver Post
    Caros amigos Toyoteiros

Tenho algumas dúvidas sobre o sistema de tração das Bands:

1- Posso usar a reduzida no 4x2?
    2- Existe algum problema em ter as rodas livres no 4x4 sem que a tração 4x4 esteja acionada (alem é obvio de não ter tração no eixo dianteiro)? E ao contrario?
    3- Existe problema em usar a Band no 4x4 no asfalto? Uns dizem que sim, outros dizem que não.

Valeu pessoal
    Guilherme
    Guilherme:

1- Pode mas não deve. Quando se usa reduzida, normalmente é para ter mais força na roda ou seja em condições de esforço, e no caso de estar reduzido e com as rodas dianteiras livres todo este esforço estará sendo feito pela tração traseira e não distribuido pelas 4 rodas. Este é um dos motivos que para ligar a reduzida é necessario ligar antes a tração nas 4 rodas.

Existem situações onde vc apenas quer a relação de marchas BEM mais curta e não estará fazendo esforço extra; neste caso é possivel usar esta Gambiarra mas é importante ter consciencia disto!

2- este é o motivo de ter roda livre em veiculos 4x4, ou seja andar em 4X2 sem que o sistema (semi-eixos, diferencial e cardan) de tração dianteiro esteja girando. O inverso tambem é normal, apenas que todo o conjunto estará girando, acarretando em mais vibração e gasto de combustivel no veiculo. Obs: a Band não vinha com roda livre de fabrica.

3- a Band como a maioria dos 4x4 não possui diferencial central, portanto não deve ser usado 4x4 em pisos de boa aderencia, que dificultará o "escorregamento" de uma das rodas nas curvas esforçando todo o conjunto.

abs

Usuário Avatar de Jun Okada
    Entrada
    30/12/2005
    Local
    Pontes e Lacerda/MT
    Agradecimentos: 0

..aproveitando o tópico...

Gostaria de comentar/perguntar sobre a necessidade de acionar tração e roda livre pra lubrificar... quando fiz um serviço no cambio e diferencial o mecanico alegou que teve um desgaste localizado por vibração e falta de uso. Correto?
    Abraços

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Guilherme
    Como todas as outras perguntas já foram bem esclarecidas , vou responder apenas esta.
    A band é um 4x4 part-time . Vc anda sempre em 4x2 , só usando o 4x4 e o 4x4 L em situações de necessidade. Por isso não tem o diferencial central, o que restringe o uso do 4x4 a pisos escorregadios.
    Só para vc entender, quando fazemos uma curva, o eixo dianteiro descreve uma curva bem larga , enquanto o eixo traseiro "corta caminho", fazendo um percurso bem menor, o que faria os pneus traseiro girar bem menos .
    Em pisos de muita aderência , isso força muito a transmissão.

Valeu pela resposta Henri

Acho que me expressei mal ao dizer engatar a reduzida no 4x2, de fato, a alavanca de tração não permite esse movimento. Eu quis dizer engatar a reduzida sem acionar a roda livre, mas pela sua resposta não restam duvidas.
    Sobre o 4x4 no asfalto, esse problema das rodas serem forçadas de forma diferente, o diferencial não faz esse ajuste? Alem disso a Band possui diferencial central certo?

Abraço
    Guilherme

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Citação Postado originalmente por Jun Okada Ver Post
    Gostaria de comentar/perguntar sobre a necessidade de acionar tração e roda livre pra lubrificar... quando fiz um serviço no cambio e diferencial o mecanico alegou que teve um desgaste localizado por vibração e falta de uso. Correto?
    Abraços
    Jun,

a falta de uso da tração dianteira realmente causa algum desgaste no sistema, uma vez que conjunto fica imovel na mesma posição sofrendo o impacto e vibrações de imperfeições do solo.

Na ultima vez que abri o diferencia dianteiro da minha Band, notei desgaste localizado em uma unica parte de um dos rolamentos justamente pela falta de uso.

Possuo tb uma Hilux SW4 e no manual recumenda-se que utilizemos a tração dianteira(4x4) por pelo menos 16km ao mes com o intuito de aquecer o diferencial e melhor lubrificar seus componentes, garantindo assim sua vida util dentro da normalidade.

Com isso, apesar de a Band ter um conjunto mais robusto resolvi adotar a mesma pratica para a Band tb e manter tudo em ordem.

Espero ter ajudado.

Abr
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

Usuário Avatar de Jun Okada
    Entrada
    30/12/2005
    Local
    Pontes e Lacerda/MT

Guiga

Valeu, como imaginei.... Como ando somente on road, tenho ligado o sistema ocasionalmente mesmo em asfalto, mas como foi dito, com cuidado e devagar.
    Abraços

Pessoal

Muito obrigdo pelos esclarecimentos.
    Esses detalhes (que não são tão detalhes assim) são ótimos pra gente manter o bom funcionamento e a saúde das viaturas.
    Vou aproveitar que o pessoal é bom no assunto e vou mandar uma outra pergunta:
    As vezes, após usar minha Band no 4x4, tenho dificuldades de fazer o cambio voltar para 4x2. Da reduzida para 4x4 normal é tranquilo, mas pra voltar pro 4x2 as vezes a viatura não obedece - até brinco falando que ela quer voltar pro barro. Isso é normal?
    Pra fazer o cambio voltar eu engato uma ré, movimento a viatura vagarozamente pra trás e empurro o cambio. Ele volta numa boa. Foi conselho de um mecânico, devo fazer isso?

Guilherme

Usuário
    Entrada
    29/04/2005
    Oi Galera!
    Aproveitando também o tópico para me instruir, tenho uma dúvida que há muito me atormenta: O funcionamento do diferencial dianteiro é idêntico ao trazeiro? Pois às vezes penso que se o diferencial dianteiro é só pra usar em condições de baixo atrito, seria de grande ajuda no offroad se ele nao compensasse o movimento diferenciado das duas rodas dianteiras. Com o carro levatado, rodando com as mãos os dois eixos tive a impressão de funcionarem de maneira distintas.

Grato!

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Pessoal

As vezes, após usar minha Band no 4x4, tenho dificuldades de fazer o cambio voltar para 4x2. Da reduzida para 4x4 normal é tranquilo, mas pra voltar pro 4x2 as vezes a viatura não obedece - até brinco falando que ela quer voltar pro barro. Isso é normal?
    Pra fazer o cambio voltar eu engato uma ré, movimento a viatura vagarozamente pra trás e empurro o cambio. Ele volta numa boa. Foi conselho de um mecânico, devo fazer isso?

Guilherme
    Guilherme,

a minha Band tb prende a alavanca no 4x4 de vez em quando, não sei dizer exatamente se isso eh normal mas tb uso o recurso da marcha re para soltar a alavanca e nunca tive problemas.

Vamos aguardar os experts para termos certeza de que isso eh ou não normal.

Vina, o funcionamento dos diferenciais dianteiro e traseiro são identicos e devido ao fato de a Band não ter diferencial central como os carros 4x4fulltime eh que não se deve usar o 4x4 onroad por longos periodos ou esforços.

Abr(sem acentos e teclado desconfigurado)
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Isso é normal, é que a redução não é sincronizada, então de acordo com a posição que os dentes estão quando você tenta desengatar sai mais fácil ou não, daí tem que ir para a frente e para trás para conseguir soltar. Mas tem outras coisas que ajudam também, calço ruim tanto do motor quando do câmbio e outras coisinhas mais.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem