Olá Márcio, ainda não liguei... devo dar uma ligada amanhã e me proponho a ser cobaia para o teste... a não ser que alguém diga que já teve alguma experiência negativa....
abs
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Fala com o Sílvio na Coniflex, mas, eu nunca ouvi falar em trocar um pinhão, ou coroa mantendo o outro antigo. Sempre pensei que uma engrenagem cônica não poderia ser misturada a outra, por exemplo, se as duas engrenagens de dois diferenciais com a mesma relação forem desmontadas, elas não devem ser trocadas uma com a outra porque elas assentam na outra com o uso e pode dar merda se houver uma mistura entre as duas.
Eu achava que poderia fazer um 'rodízio' de relações para dar vida mais longa as engrenagens jogando as dianteiras (que são bem menos usadas) para o eixo traseiro completas com caixa satélite e rolamentos, e me disseram que também não se deve fazer isso.
Mas, o Sílvio é um mestre no assunto e pode ser que ele diga que eu estou errado, sei que ele faz qualquer engrenagem para o Bandeirante na relação até 13x35. Os tamanhos padrão que ele faz são 11/12/13x35 e as relações originais são 9/10x37. Mas acho que já teve gente que mandou fazer relação com ele mais curta que a original 9x37
Fala Chico, boa tarde.
Eu sempre escutei comentários sobre "par casado" de pião e coroa! Mas já escutei também que o ajuste final é feito independente de pião e coroa serem do par original, mas tendo que obrigatoriamente pertencerem a mesma relação(10X37, 11X35, etc). Dizem que o que realmente importa são as medidas das folgas feitas com micrômetro e o uso de arruelas de ajustagens para deixar o conjunto alinhado(dentes) e dentro das folgas admissíveis. Mas como o próprio Sílvio afirma no site na Coniflez:
Fabricamos também o pinhão novo para sua coroa usada, conforme original ou com passo especial para andar mais, economizando motor, combustível e tempo, tudo isso com garantia, qualidade e economia.
Depois desta afirmação, passei a considerar que a possibilidade realmente existe!
O negócio Pedro e Chico, é perguntar ao Sílvio se ele realmente faz isso, alem de valores! Se fizer e se o preço for dentro da realidade, estou dentro, quero dois!
Um abraço.
Márcio Humberto
Acabei de falar com o Sílvio da Coniflex.
Fui muito bem recebido. Uma pessoa muito atenciosa. E as notícias são boas!! A possibilidade de fazer o pião com 12 dentes para uma coroa usada com 37 existe! Ou seja, a opção de uma relação 12:37 é viável.:cool:
Ele ficou de me ligar na próxima semana para, sem compromisso como ele disse, discutirmos, após estudos mais detalhados, a real possibilidade e ideia de valores.
Perguntou se, caso necessitasse de uma coroa usada de 37 dentes para execução de um molde para teste, se teríamos como arranjar. Disse que sim! Ai pergunto, alguém mais próximo a ele teria como tentar conseguir isso e fazer chegar às mãos dele, ai em SP?
Bem, agora é esperar pela resposta dele e torcer para que dê certo.
Um abraço
Márcio Humberto
Opa!! Interessante descoberta Márcio!
Mas me diz ae... A relação 12x37 seria mais longa ou mais curta que a 10x37?
E como ficaria em relação a 11x35 e a 12x35?
Abraços,
Entendendo as relações da mais curta para a mais longa:
10x37 = 3,70
11x35 = 3,18
12x37 = 3,08
12x35 = 2,92
A relação 12x37 ficaria mais curta que a 12x35 porém mais longa que a 11x35
Abraços
E dependendo do valor, tenho interesse nesse pinhão com 12 dentes...
Abraço
Nunca vi coroa e pinhao que nao fossem casal dar certo!!Trabalhei muitos anos com mecanica diesel pesada e é novidade para mim.Se o fabricante falar e assinar embaixo que nao vai roncar é uma boa !!À nao ser que ele acasale pinhao novo com coroa usada.
HÓ Sergio
Não é panela veia que da bom caldo, sohr!!!!!
Ha, Ha, Haq!!!!
Não quis arriscar. Estou colocando a relação 11x35 da Coniflex. Deixei tudo por conta do "Nenem", mecânico muito conceituado e competente aqui em Natal e com uma oficina muito bem montada. Tudo relacionado a veículo 4X4 é com ele e sua equipe.
Por recomendação do Sílvio da Coniflex, ele teve que dar um passe na borda externa/face das caixas de satélite, para as coroas sentarem com perfeição. Tudo é feito lá, inclusive todos os serviços de tornearia necessários.
Anexo 450071 Anexo 450072 Anexo 450073
Depois de tudo pronto, comentarei como ficou.
Um abraço
Márcio Humberto