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  • #1
    Usuário Avatar de Dendrobates
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    Toyota Band trilha 6cc gasolina.




    Bom dia pessoAll,


    Daria certo adaptar um motor 6cc a gasolina na Bandeirante visando somente uma maior capacidade off com um pouquinho mais de emoção?

    Hoje ela possui o om-314 turbinado com cambio 4m sincronizado. Nada a reclamar do motor mercedez, porém penso que um 4.9 iria ficar melhor! O cambio toy aguenta bem todo o desaforo que estes motores porem gerar. Talvez poderia até trocar o cambio toy por um c4 auto, já que disponho de espaço pois minha band é longa.

    A algum tempo venho tendo estes pensamentos pecaminosos quando olho para minha Band. Como ela já é o segundo carro e só uso para trilhas e pequenos deslocamentos de menos de 100km, um motor a diesel moderno já inviabilizaria o projeto por conta da relação custo x benefício pois não iria se "pagar" por andar pouco. Pensei em vender a Band e trocar por outro, mas não adianta gosto não se discute. Sem contar que posso conseguir um bom $$ com a venda de meu motor atual. Afinal motorização v6 e v8 é comum em fj-40 na gringolândia.

    Quais seriam os prós e contras desta mudança?

  • #2
    Usuário Avatar de Dendrobates
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    Poderia até usar o 4.3 chevy com o cambio auto 4L60E deste mesmo motor na Tcase toy...

  • #3
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Rapaz ...

    Faço isso não ... vai estragar a band ... Band a gasolina não é Band ... rsrsrs

    Diesel é Diesel ...

    Olha a especificação do V8 da Cherokee, uma band bem turbinada (Om 314,364 ou 14B) ou msm a adaptação de um MWM 2.8 (São 34 kgfm de torque e 132 cavalos de potência) ou um MWM 4.2 6cc (São 50,9 kgfm de torque e 180 cavalos de potência), gera muito mais torque, que é o que precisamos:
    Cherokee Limited V8:
    Cilindrada 5216 cm³ Potência 212 cv a 4400 rpm
    Combustível Gasolina Torque 39,6 kgfm a 2950 rpm

    Se o carro fosse para pista, ai sim precisariamos de um motor mais elástico, mas msm assim, hoje temos os Diesel HSD que são show para RPM mais elevadas...

    Sei que gosto é gosto e não se discute ... mas ... uma vez Diesel .. Sempre Diesel ... é só olhar para o mercado europeu de veículos de plástico .. rsrsrs
    Felippe (Bob Filho)

  • #4
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    Bom dia pessoAll,


    Daria certo adaptar um motor 6cc a gasolina na Bandeirante visando somente uma maior capacidade off com um pouquinho mais de emoção?

    Hoje ela possui o om-314 turbinado com cambio 4m sincronizado. Nada a reclamar do motor mercedez, porém penso que um 4.9 iria ficar melhor! O cambio toy aguenta bem todo o desaforo que estes motores porem gerar. Talvez poderia até trocar o cambio toy por um c4 auto, já que disponho de espaço pois minha band é longa.

    A algum tempo venho tendo estes pensamentos pecaminosos quando olho para minha Band. Como ela já é o segundo carro e só uso para trilhas e pequenos deslocamentos de menos de 100km, um motor a diesel moderno já inviabilizaria o projeto por conta da relação custo x benefício pois não iria se "pagar" por andar pouco. Pensei em vender a Band e trocar por outro, mas não adianta gosto não se discute. Sem contar que posso conseguir um bom $$ com a venda de meu motor atual. Afinal motorização v6 e v8 é comum em fj-40 na gringolândia.

    Quais seriam os prós e contras desta mudança?
    Pensamentos pecaminosos mesmo. Pura heresia. rarará.
    Minha sugestão é vender o Bandeirante e comprar um Cherokee.
    Confortável, motorzão, automático e acha uns bem em conta. Bebe muito, mas se você vai rodar pouco...
    O Bandeirante a gasolina pode ficar bom, as FJ40 são assim. Mas será um investimento alto pois requer muita adaptação e essa mudança só vai desvalorizar o jipe.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #5
    Usuário Avatar de PP5GAS
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Pensamentos pecaminosos mesmo. Pura heresia. rarará.
    Minha sugestão é vender o Bandeirante e comprar um Cherokee.
    Confortável, motorzão, automático e acha uns bem em conta. Bebe muito, mas se você vai rodar pouco...
    O Bandeirante a gasolina pode ficar bom, as FJ40 são assim. Mas será um investimento alto pois requer muita adaptação e essa mudança só vai desvalorizar o jipe.
    x 2

    rsrsrs....

  • #6
    Usuário Avatar de junior888
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    minha opinião... só para trilha... diesel, só para estrada... diesel... só para garagem... diesel, resumindo, sempre diesel... hehehe
    mas agora sério, nao importa se é só para trilha, vai de diesel mesmo, afinal, para trilha quanto mais torque e mais simplicidade melhor... me diz quantas band vc já viu na trilha com o capo aberto? bom, eu faço trilhas e nunca vi nenhuma... já os veiculos a gasolina...
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

  • #7
    Usuário Avatar de Gugu-Mairipa
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Pensamentos pecaminosos mesmo. Pura heresia. rarará.
    Minha sugestão é vender o Bandeirante e comprar um Cherokee.
    Confortável, motorzão, automático e acha uns bem em conta. Bebe muito, mas se você vai rodar pouco...
    O Bandeirante a gasolina pode ficar bom, as FJ40 são assim. Mas será um investimento alto pois requer muita adaptação e essa mudança só vai desvalorizar o jipe.
    x3
    kkkkkkkkk
    "Bananinhas Off Road" - Não nos pergunte se somos capazes, dê-nos uma missão 4x4 -
    Bande 98/99 jipe curto "Big Toy"/"Clone"

  • #8
    Usuário Avatar de junior888
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    Ah, outra coisa... se vc botar um motor a gasolina na mecanica toda original da band, acho que vai faltar força, pq as relações da band sao extremamente longas... na band com motor a diesel nao parece ser pq o motor é bem torcudo, já um motor a gasolina que tem menos torque, acho que vc sentira bastante a falta de força...
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

  • #9
    Usuário Avatar de Dendrobates
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    Admito que iniciei pegando beeem pesado. pois estou quebrando alguns paradigmas com este tópico, que é uma band a gasolina e automática...

    Acredito que com um motor 6cc a gasolina eu conseguiria um desempenho superior, pois aumentaria a relação peso x potencia e também uma melhor distribuição deste peso sobre o veículo. Convenhamos que estes motores a diesel pesam demais...Um 4.9 se não me engano tem aproximadamante 190 kg e além disso tem um torque bem alto em baixa, portanto não perdendo tanto assim para um diesel e ainda com a elasticidade típica do otto.

    Quanto a relações, poderia substitu a 10x37 pela 9x37 nos diffs... ou até usar um outro cambio manual com 2 t-cases hahaha.

  • #10
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Dendrobates,

    Dá uma olhada na comparação de pesos abaixo, que achei aqui no 4x4brasil ... algumas não estão completas, mas já dá para ter noção... acho que não compensa a troca ... Volto a falar ... Diesel é Diesel !!! A não ser que vc não goste ... Como disse hoje temos no mercado ainda motores LSD e também os HSD, ou seja, para todos os tipos de gostos (baixa e alta rotação).

    Maxxion:

    S4T plus (4cc turbo) - 150cv x 340kg - relação p/p= 2,26
    Q20 b6 (6cc aspirado) - 132cv x 525kg - p/p= 3,97
    TQ20 b6 (6cc turbo)- 145cv x 540kg - p/p= 3,72
    Phaser 210Ti (6cc turbo/intercooler) 213cv x 419kg - p/p= 1,96
    (todas as potências aferidas pela NBR 5484/ISO 1585 e não pela DIN70020)

    MWM - série Sprint

    4.07 TCA (4cc turbo/intercooler) - 132/135cv x 198kg - p/p= 1,50/1,46
    6.07 T (6cc turbo) - 135/150cv x 259kg - p/p= 1,91/1,72
    6.07 TCA (6cc turbo/intercooler) - 180cv x 259 - p/p= 1,43

    MWM - série Sprint Eletronic - Common Rail Eletrônico
    4.07 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/163cv x 213kg - p/p= 1,42/1,30
    4.08 TCE (4cc turbo/intercooler) - 120/180cv x 211kg - p/p= 1,75/1,17
    6.07 TCE (6cc turbo/intercooler) - 190/224/245cv x 280kg - p/p= 1,47/1,25/1,14

    MWM - série 229

    D229-3 (3cc aspirado) - 64cv x 336kg - p/p= 5,25
    D229 (4cc aspirado) - 90cv x 396kg - p/p=4,4
    TD 229-EC-4 (4cc turbo) - 122cv x 418kg - p/p=3,42
    D 229-6 (6cc aspirado) - 134cv x 506kg - p/p=3,77

    MWM - série Acteon - Eletrônico/Common Rail

    Acteon 4.12 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/206 x 450kg - p/p=3,00/2,18
    Acteon 6.12 TCE (6cc turbo/intercooler) - 206/310cv x 540kg - p/p=2,62/1,74

    Mercedez Benz
    OM-314
    (4cc aspirado) - 85cv x 397kg - p/p= 4,67
    OM-364 (4cc aspirado ) - 90cv x ( )kg - p/p= ( )
    Toyota
    14B
    (4cc aspirado) - 96cv x ( aprox. 200)kg - p/p= ( )

    Willys
    Hurricane 2.2 (4cc aspirado) 70cv x ( )kg - p/p= ( )
    BF161 (6cc aspirado) - 90cv x 200kg - p/p= 2,22
    2600 (6cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
    3000 (6cc aspirado) - 140cv x ( )kg - p/p= ( )

    Ford
    OHC 2300 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
    V8-302(8cc aspirado) - 135cv (ABNT/DIN) x ( )kg - p/p= ( )

    GM
    151 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
    250s(6cc aspirado) - 150cv x ( )kg - p/p= ( )
    2.0 (4cc aspirado) - 116cv x ( )kg - p/p= ( )
    2.2 (4cc aspirado) - 123cv x ( )kg - p/p= ( )
    V6 vortec (6cc aspirado) - 180cv x ( )kg - p/p= ( )

    VW - AP
    1.6 (4cc aspirado) - 76cv x ( )kg - p/p= ( )
    1.8 (4cc aspirado) - 99cv x ( )kg - p/p= ( )
    2.0 (4cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
    todos carburados

    Suzuki
    1.3 8v (4cc aspirado) - 69cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    1.6 8v (4cc aspirado) - 80cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    1.6 16v (4cc aspirado) - 97 (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    1.8 16v (4cc aspirado) - 120cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    2.0 16v (4cc aspirado) - 127cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    2.5 24v ( ) - 155cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
    2.7 24v ( ) - 185cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )

    Cummins
    5.9 (Dodge Ram) ( ) - 225cv x ( )kg - p/p= ( )

    JPX
    XUD1.9-9a (4cc turbo) - 90,5cv x ( )kg - p/p= ( )

    NIVA
    1.6 (4cc aspirado) - 73cv x ( )kg - p/p= ( )
    1.7i (4cc aspirado) - 80cv x ( )kg - p/p= ( )
    4X4 Brasil
    Felippe (Bob Filho)

  • #11
    Na minha humilde opinião você estaria jogando dinheiro fora, pois tens um OM 314 forte e confiável, visto se tratar de um motor robusto e turbinado, sem contar que além de trocar um motor já conhecido para o carro, acho que ninguém iria querer comprar numa futura venda da viatura uma band a gasolina e com câmbio automático, pelo menos acho que não é essa a configuração predileta de nenhum aficionado pelas band´s, ou seja considero que irás perder na qualidade do carro e posteriormente não conseguirá vender a viatura.

    Abcs
    Lobo-da-Trilha Toyota Band Longa 1978 - Endurance

  • #12
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    07/04/2005
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    Pelotas/RS
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    eu ja vi uma com 6 opala 4.1 numa trilha...andou muito bem...
    concordo q para trilha gasol... até um chevrolet brasil 4.4 q é mais pesado ela aceita muito bem....

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