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  • #13
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Leonardo ... blza?

    Este assunto, pode e vai gerar muito mais polêmica se vc começar a comparar Diesel x Otto ... resumindo ... ou Vc gosta de Diesel ou não gosta. Pelo perfil de questionamento do Dendrobates, ele prefere os Otto, nada contra mas ele está na escolha de carro errado. Toyoteiro nenhum passa pela cabeça de trocar de Diesel para Otto, poderia até trocar de cambio manual para automático, mas o motor nunca.. rsrsrs

    Quem gosta, nunca vai trocar por um motor Otto. Isso é fato!! Se alguém quer trocar o motor da band por um Otto por motivos X, Y, Z, aconselho pegar um Jipe já a Gasolina ou Alcool ... Troller, Wrangler, Willys, Pajero, qq um desses já fabricados assim... O ponto é ... Se estivertudo em ordem com o carro e com o motor Diesel vc viaja o mundo todo e volta sem abriro capo ... E isso, não acontece com os de ciclo Otto ... Estou no mundo Off-Road desde dos meus 10 anos (1995), ou seja cresci em um CJ Ano 60 e em 1999 evoluimos para nossa primeira Band (Ano 70), por mais antiga que ela era, nunca abrimos o capô dela numa trilha, o q não acontecia com o CJ e olha que o CJ era bem preparado para a época viu ... rsrs

    Bom .. é isso ... nada contra, mas se for adaptar, pense em tudo para ficar bem feito e com a robustez bem parecida com a do Diesel.

    Abs.
    Felippe (Bob Filho)

  • #14
    Usuário Avatar de Dendrobates
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    Primeiramente obrigado a todos que responderam...
    Mas queria deixar claro que não é meu intuito em aumentar o preço de venda do veículo, portanto um up grade para um powertrain diesel já está fora de questão devido ao custo elevado de tal adaptação. Amo motores a diesel, sou toyoteiro a vários anos e sei o quão confiável é um om-314. Porém hoje busco uma maior aptidão offroad a meu veículo. Meu raciocínio é de que o Bandeirante tem uma mecanica superdimensionada, o eixo é bem parrudo e com poucas modificaçõas pode se igualar a um dana60. Cambio e t-case também são fortes. Penso eu que com um bom motor a gasolina, que custa bem menos do que um mwm 2.8 ou qualquer outro motor eu teria um resultado muito bom por um custo mais baixo. Claro seria outra realidade o consumo... mas acredito que seja mais barato seguir por este caminho. Não estou colocando em questão a preferencia diesel x otto. A propósito... nossas bands no início vinham com um motor 6cc a gasolina, então não é tanta loucura assim!

    Leonardo Raffi tens mais informações sobre a viatura? Contato com o dono talvez...

    Vou amadurecendo mais esta idéia... tentando um brainstorm com a ajuda de todos vcs.

    Abração a todos!

  • #15
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    olha, seu motor já é turbinado, certo? entao, o que vc quer mais? hehehe, gosto nao se discute, fazer o que... se é pra botar um motor a gasolina, eu botaria um v8, no minimo um 302, ou botaria um 6cc de opala meio fuçado (que é o mais barato de fuçar e deixar com uns cavalos a mais).
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

  • #16
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por Dendrobates Ver Post
    Primeiramente obrigado a todos que responderam...
    Mas queria deixar claro que não é meu intuito em aumentar o preço de venda do veículo, portanto um up grade para um powertrain diesel já está fora de questão devido ao custo elevado de tal adaptação. Amo motores a diesel, sou toyoteiro a vários anos e sei o quão confiável é um om-314. Porém hoje busco uma maior aptidão offroad a meu veículo. Meu raciocínio é de que o Bandeirante tem uma mecanica superdimensionada, o eixo é bem parrudo e com poucas modificaçõas pode se igualar a um dana60. Cambio e t-case também são fortes. Penso eu que com um bom motor a gasolina, que custa bem menos do que um mwm 2.8 ou qualquer outro motor eu teria um resultado muito bom por um custo mais baixo. Claro seria outra realidade o consumo... mas acredito que seja mais barato seguir por este caminho. Não estou colocando em questão a preferencia diesel x otto. A propósito... nossas bands no início vinham com um motor 6cc a gasolina, então não é tanta loucura assim!

    Leonardo Raffi tens mais informações sobre a viatura? Contato com o dono talvez...

    Vou amadurecendo mais esta idéia... tentando um brainstorm com a ajuda de todos vcs.

    Abração a todos!

    Continuo achando que se é para investir na preparação de um motor para se ter Mais desempenho, Vale a Pena trabalhar internamente o 314 com as camisas, comandos, etc do om366 (tem um tópico detalhando melhor isso)... E além disso, trabalhar o conjunto da Turbina... adicionando Intercooler e Bicos de maior vazão!

    O Fellipe (Fe_Jipeiro) é especialista nisso e pode dar uma aula em preparação de motor!
    Na minha opinião, o resultado fica absurdamente melhor que a troca do motor.
    E o valor, bem semelhante.


    E de quebra, você ainda mantém o valor de mercado de sua Band....


    hehehehe..

    Abração
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #17
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Os motores 6 cilindros em linha gasolina possuem muito torque desde baixas rotações... E não entendo porque só a Band não pode ser gasolina se nos EUA a grande maioria saia de fábrica a gasolina.

    Eu montaria um GM Canavieiro 4.8L ou um GM250 4.1L com pistões do GM151 de 4", que o levariam para 5.1L e para 4.4L, respectivamente, injetado e feito pra rodar até 5500rpm no álcool. Aposto que ia dar show na maioria das Bandeirantes Turbo Diesel, enquanto esperam o turbo encher...
    Fora que a furação GM encaixa quase perfeitamente no câmbio da Toyota.

    Prefiro um GM Canavieiro do que qualquer Ford 272, 292, 302 disponível no Brasil. A diferença de usar um V8 é que você vai precisar de uma relação mais curta, enquanto com o L6 você pode continuar com relação mais longa.

    Já andei em Toyota com o GM 4.1MPFI da Silverado e é um monstro.

    Isso sem entrar na comparação de peso. Um Canavieiro se chegar à 300kg completo, é chute alto. Um OM pesar 300kg só se for pesando o cabeçote...

    Mas minha opinião não vale nada. Eu não gosto dos motores Mercedes, Toyota pra mim só com 14B e bem turbinado ou com um Cummins 4BTA!

    Eu apoio a adaptação de um motor 6 cilindros em linha na Toyota!
    Willys CJ5 '57
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  • #18
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Pedro ...

    A simplicidade de um Diesel, não se compara com Gasolina nenhum .. ahuaha.. acho que nem com o motor do fusca... to brincando... acho que é o único que ganha... Volto a falar, o diesel por mais preparado ou original que esteja, vc roda roda roda e nem sinal de mexer ... já os Otto, por mais bem feito q seja a preparação, vc sempre tem q ficar mexendo numa coisinha ou outra... sem contar q vc vai pra uma expedição longa com um Otto, vc sente no bolso !!! Vai fazer uns 6km/l(bem regulado) contra uns 9km/l do diesel...

    Fazer ?! Todo mundo pode e deve fazer o q acha com sua viatura, o duro é saber o quão certo, dará isso ... em todos sentidos ...

    Agora, comparar diesel com gasolina, não existe ... do jeito, q vc citou a preparação do 6 caneco, na msm concorrencia de 6 cilindros, vc coloca um Sprint q consegue ai uns 500cv facil facil hoje, quase sem lag do turbo, que vai dar show em torque nesse dai que vc sugeriu ... o motor 4.1 Gas da silverado, tem 30 kg de torque, qq diesel hj em dia, passa isso facil facil, sem preparacao...
    Qto a peso de motor, tenho um MB e nunca tive problema com isso, sempre fiz trilhas e expedições das mais fáceis as mais difíceis, nunca tive o que reclamar, pelo contrário, sempre puxava os demais.

    Enfim, volto a falar, gosto é gosto e não se discute. Com $$ vc pode fazer tudo ...
    Felippe (Bob Filho)

  • #19
    Usuário Avatar de Dendrobates
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    O furo da bala está justamente aí... concordo que ficaria melhor com um sprint! Mas quanto iria sair esta brincadeira? Não queria enterrar 20 mil latinhas em um jipe para só fazer trilhas... mesmo que aumente seu preço de revenda. Por umas 5 mil latas consigo um bom 6cc... mesmo que desvalorize seu preço de revenda. Afinal do jeito que ela já está, com todas as modificações e tudo ela teria que ser vendida a um nicho especializado, e seria vendido pelo 4x4 que é e não uma band.

    Pedro Boadio, já tinha ouvido falas nestes gm 292. São aqueles que equipavam os caminhões de engenhos de açucar, rodando originalmente no álcool. Mas são raros não?

  • #20
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Então Dendrobates,

    Mas coloca na ponta do lapis, em visão macro ... Motor + adaptação + boa preparação motor + embreagem + troca dos instrumentos + troca de relação diferencial + desvalorização + legalização do motor + tanque adicional + diferença gasta do consumo a mais de combustivel. Bem feito, isso não sai menos que 15 mil.

    Contra:

    Manter o MB e prepará-lo e restante original. Em torno de 5 mil.

    ou

    um 14B turbinado / preparado + legalização do motor e restante original. Trocando motor, uns 10 mil no máximo.

    ou

    um MWM (seja 4 ou 6 cil.) + adaptação + legalização do motor , etc. Pelo menos 15 mil.


    Acho que o custo será tão alto, para um diferença de peso, se houver, para jogar na trilha ... Se fosse tão vantajoso assim, a toyota tinha parado com a versão a diesel e colocado a Gasolina, qdo pararam de fabricar com a desculpa de poluição.

    Se o objetivo é economizar, acho que esse não é o caminho ... Pode perguntar para qq um que tenha CJ e trocou motor, que menos de 10k não gastou ... e msm assim hj, vira e mexe, reflete algo da adaptação.

    Abs,
    4X4 Brasil
    Felippe (Bob Filho)

  • #21
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Isso é preconceito com motor à gasolina, o que que tanto enche o saco num motor a gasolina?

    Já trouxe embora da trilha Toyota 14B e Troller 2.8 com a bomba injetora falhando, quem arruma isso? Meu distribuidor molho, puta que pariu que merda de ciclo otto, eu tiro a tampa dele e o seco em menos de 15 minutos e não gasto nada...

    Nossa, meu motor diesel maçarico com mais de 3.5L, eu coloco 2ª e ele peida, ah reduz a relação de diferencial, ai coloca 4ª à 3000rpm e o carro ta à 60km/h....

    Nossa, meu motor diesel turbo demora para chegar aos 2000rpm, antes disso é 1.0L mas depois vira o capeta... Nossa, tenho que encher o motor dele para sair numa subida...

    Motor diesel é simples é, o gasolina também é. Diesel é mais econômico? Geralmente é. Na trilha qual vai melhor, o gasolina, a única vantagem que o diesel tinha era em relação à água, hoje em dia qualquer otto pode mergulhar.

    Vamos comparar, MWM 6 canecos turbo com 500hp, no mínimo dois turbos ou um gigante = turbo lag, bicos arrombados, cabeçote preparado, intercooler de 2m².

    GM 4.1 turbo forjado e injetado se alcança fácil 500hp e gasta o que o MWM 4.2 vale original...

    Tenho Troller com o MWM 2.8, motor original sofre pra empurrar os 2000kg do Troller, precisa abrir bomba e socar pressão ai vai, mas custa R$19K novo, um motor de 132hp e 32.7kgfm com uma turbina ridícula.

    Com esse mesmo valor, você importa um V8 LQ9 6.0L TurnKey 0Km de 390hp e 55kgfm...

    Motor diesel pra alta performance só Cummins. Esse não tem comparação. Mas não passa de 3500rpm...

    O GM 4.1 tem 32kgfm aspirado, me mostra um diesel que seja 4.0L aspirado com 140hp e 32kgfm e que pese 250kg.

    Sábado uma Toyota com 709 caiu dentro de um buraco num rio e ficou dentro d'água, bebeu água com areia, motor foi pro espaço... Meu GM 151 para ir pra retífica precisou ficar 3 vezes dentro de água com areia para fundir, quando tirei ele o óleo era mistura de óleo, areia e óleo... Que tamanha diferença de resistência dos motores. Para tira ela foi uma Toy 14B e meu CJ, dois guinchos mecânicos, os dois carros presos à arvores. 2500kg atolado é moleza...

    Os 292 saíram nesse caminhões sim... Não são raros, o problema é que são visualmente idênticos aos GM250, então ninguém reconhece e tem muita gente rodando com 4.8L sem nem saber e achando que é 4.1L(Opala) ou 4.3L(C10).

    O motor ciclo otto é muito mais ágil, esperto e barato. O Diesel é mais econômico, quando original, abriu a bomba injetora vira um beberrão...

    Mas é o que eu penso.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #22
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Desculpe a insistência, mas por R$ 40.000,00 é possível comprar um Wrangler 98, V6 automático, com ar condicionado e banco de couro.
    Com esse motor a gasolina vai fazer bonito na trilha (e chorar no posto de combustível).
    Pra que desfigurar um Bandeirante e no fim acabar tendo custos parecidos?
    O maior mérito do bandeirante é a sua robustez e simplicidade da mecânica. Isso inclui o motor.
    Quanto a band voltar puxado da trilha... (rs) essa é boa! Tenho bandeirante há 11 anos e nunca tive problema na B.I.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #23
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    Amo a band diesel, mas uma band v6 ou v8 também seria um experimento muito interessante ! Os gringos amam a v8. Leve e ágil. Seria um outro jipe. Apoiado !

  • #24
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    eu ja tinha falado q vi uma toyota band com motor de opala...andava bem...um colega atras falou de brincadeira em motor de fusca...creditam eu ja vi um jeep willis cj3a com motor de fusca... isto é uma caracteristica de pessoa velha... ja viu coisa q novos duvidam kkkkkkkkkkkkkkkkk

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