12 Anexo(s)
"Faça você mesmo" a Mala de ferramentas em lona ( Projeto DIY )
Olá pessoal!
Vamos lá... no final do ano passado cheguei a fazer um pequeno "estojo" de ferramentas, mas o perdi. :putz:
O estojo que perdi era relativamente pequeno, apenas para carregar ferramentas voltadas para a parte elétrica do carro.
Ele tinha 17cm de altura x 17 cm de largura x 26 de comprimento.
Era preto e discreto, portanto, fácil de esquecer... e foi o que aconteceu.. fui dar uma manutenção no carro e esqueci ele na calçada.. claro que nunca mais o encontrei...
Bom, em Maio desse ano, sofrendo bastante com a falta de ferramentas (pois apesar de ter feito a maleta para ferramentas elétricas, acabei colocando todas as ferramentas que tinha), resolvi fazer outro projeto DIY de maleta de ferramentas, dessa vez maior e mais organizado.
Fui então fazendo pequenos estojos para cada tipo de ferramenta.
Então fiz:
- 1 estojo somente para alicates;
- 1 estojo somente para chaves de boca em milímetros;
- 1 estojo somente para chaves de boca em polegadas;
- 1 estojo para itens de elétrica;
- 1 estojo para restos re-utilizáveis (parafusos, porcas, pedaços de borrachas);
- 1 estojo para chaves Allen e Torks;
- 1 estojo para chaves de fenda e philips;
- 1 estojo para itens diversos...
Bom, vou tentar dar detalhes do projeto para quem quiser replicar...
1 - Primeiramente, rascunhar as ideias e tentar chegar nas dimensões de corte e do estojo após finalizado. Essa parte não é tão simples pois você precisa pensar na organização que será eficiente para você.. eu preferi a descrita acima, mas eventualmente alguém vai querer outro modo de organizar... Esse é o momento de pensar em quase tudo.
Anexo 553449
2 - Depois de pensar e rascunhar os estojos que irão atender sua necessidade, é hora de cortar os tecidos e separar os materiais (zipers, alças, anéis metálicos):
Anexo 553450
Anexo 553452
3 - Depois de separar os materiais, é hora de classificar eles para que facilitar a fase de costura:
Anexo 553451
4 - Depois de tudo devidamente preparado, é hora de costurar e conferir o resultado!
Primeiro estojo pronto:
Anexo 553453
5 - Aqui já foi hora de colocar as ferramentas nos estojos:
Anexo 553454
Anexo 553455
Anexo 553456
6 - Feito isso, foi hora de fazer a maleta grande (que na verdade é um "estojão") para funcionar como container para os estojos menores. Só tenho essa foto do processo construtivo da maleta de ferramentas. Ah! Sugiro utilizar linha dura para costura a maleta...
Anexo 553457
7 - Aqui já é a maleta pronta para receber os estojos:
Anexo 553458Anexo 553459
Detalhe para o enrijecimento do fundo da maleta: uma tábua de cortar carnes de plástico, daquelas mais baratinhas mesmo... leve, com bordas arredondadas e do tamanho da maleta! Ficou perfeito! rsrsrs.. assim ela não deforma com o peso.
Anexo 553460
É isso aí!
Já estou usando ela há 6 meses, aproximadamente, e posso dizer que fica MUITO resistente! Não sou muito cuidadoso com ela.. fica jogada no porta-malas e sacudindo pra lá e pra cá.. Está firme e forte!
Quanto a organização das ferramentas em estojos, no início fica difícil lembrar em qual estojo você guardou determinado tipo de ferramenta... com o tempo, você acaba conseguindo identificar visualmente qual é ela.
Para simplificar essa situação de identificar qual estojo guarda quais ferramentas, sugiro fazer cada um de uma cor diferente.. aí você vai decorar, por exemplo, que "as chaves de fenda e philips estão no estojo vermelho", "as chaves de boca em milímetros estão no estojo preto" (recomendo que seja o preto, pois são as que mais sujam.. rsrsrs)..
É isso, pessoal!
Espero que mais alguém anime de fazer uma maletinha dessas e possa compartilhar a experiência aqui, para irmos aprendendo e evoluindo o projeto.. rsrsrs
Abraços!