E D. Zilda cozinhava bem? Imagino ela fazendo rosquinhas e bolos maravilhosos...
Versão Imprimível
Telmo, em geral verniz é usado para dar brilho em tinta Duco, que é muito resistente (e seca rápido) mas é meio opaca. Para tinta PU (que eu saiba) não há necessidade de verniz para quem quer brilho porque ela já dá um brilho especialmente após polimento. Você quer o acabamento acetinado? Se for o caso eu acho que a tinta Duco vai funcionar bem, mas deve ter gente que entende muito mais de tinta aqui no fórum para te orientar. Sei que existe tinta com acabamento fosco que ficaria bem nessa cor khaki.
Abraço;
Chico
Essa cor é muito bonita, pois foge dos clássicos branco, azul, verde e amarelo. O que um pintor automotivo me aconselhou, um dia jogando uma conversa fora, que mesmo pintando fosco e para quem faz trilhas leves ou outras, é passar um verniz por cima mas não polir, para não abrir o brilho. Daí, os pequenos riscos em trilhas não aranham facilmente o verniz, que é mais duro que a tinta, e se um dia arranhar, vai polindo de leve que sai.Se for só na tinta, nas os galhos aranham ela facilmente e se vc for polindo, logo logo estará sem tinta. Um abraço.
os vernizes modernos são PU, logo tinta PU é como se fosse verniz com cor, porem so da pra fazer em cores solidas.. para durabilidade o ideal e usar tinta poliéster (que pode ser metálica ou solida) e passar verniz PU por cima.. existe verniz brilhoso e acetinado..
eu particularmente uso tinta PU por ser mais facil de aplicar..
Grande Chico!!!
Esse livrinho de receitas vale ouro kkkk...
Desde que conheci a tinta PU + - em 1994/95 nunca mais utilizei DUCO, pela facilidade do manuseio, excelente acabamento e durabilidade, então fico com dó de pintar ela com DUCO .
Vi um colega restaurador envernizar um """impala""" pintado com PU, desde então quando quero algo com muito brilho envernizo mesmo em cima de PU ( caso da toyota azul que brilha MUUIIITO) fica como se estivesse molhado de tanto brilho.
Nessa bandeirante não quero brilho pelo contrario. Só fiquei curioso pois quando li o comentário do "" Sergio c "" pensei que poderia existir verniz fosco.
No caso da cor fosca, troquei umas figurinhas com uma turma do EB ( parque de manutenção ) que são acostumados a fazer os camuflados ( verde floresta e vermelho terra ) nas viaturas e me contaram que não usam verniz algum.
Nunca pintei com tinta fosca ( salvo preto chassi ) então toda a dica e conselho vai ser de enorme valor...
Forte abraço meu amigo.