Powered by vBulletin

toyota band 88 chassi longo com motor mercedes 608

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789
  • 07/04/2015, 08:08
    MarcioNatal
    Continuo dizendo: não mexa nesse verde, é muito bonito! Parabéns!

MH
  • 07/04/2015, 08:22
    gabrielqueiroz
    Citação:

Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    Continuo dizendo: não mexa nesse verde, é muito bonito! Parabéns!

MH

não mexerei! prometo!

abraços!!!!
  • 07/04/2015, 09:44
    Denise Ávila
    Oi Gabriel!
    Lembrou de verificar os calços da carroceria? Certamente deve precisar trocar e aí aproveita que está na lanternagem para verificar o estado da lata na área de contato dos calços pois costuma ser um lugar crítico para ferrugem, principalmente os traseiros.
    Parabéns
  • 07/04/2015, 09:57
    gabrielqueiroz
    sim! tudo verificado! não precisa trocar!

obrigado pela dica!
  • 08/04/2015, 10:29
    CAPT GOTTLIEB
    Citação:

Postado originalmente por Goncalez98 Ver Post
    Amigos boa noite.... Sou novo aqui e estou a algumas horas de adquirir uma Band... Preta, chassis longo, ano 78, motor 608 turbinado, direção hidraulica, freio original... O carro parece inteiro... andei nela ontem e a melhor definição eh "mini-caminhão".

Estranhei o câmbio... Confesso q apanhei mt para engatar as marchas... A tal caixa seca me preocupa...

Sou militar e tive oportunidade de andar em um pouco de tudo q o exército tem com rodas e boa parte dos com lagartas...

A muito tempo quero um "jeep" finalmente a patroa autorizou a compra... Fui atrás... Um Pq problema com 1,90m de altura o espaço para as pernas em todos eh minúsculo... Os CJ's eu teria q sentar quase no banco de trás... Land Rover da pra dirigir com os joelhos.... E por aí vai...

Voltando ao assunto.... Ontem fui "conhecer" o carro.... Apesar de saber como eh não sou um profundo conhecedor.... Estou indo com 2 mecânicos do quartel amanhã dar uma olhada... Oq vcs acham q devo ter mais cuidado nessa compra??

tenho certeza q isso deve estar escrito em algum lugar aqui no fórum.... Só não vou ter tempo de achar...

obrigado....

Na minha modesta opinião o JIPE TOYOTA BANDEIRANTE é a versão civil de um caminhão-militar compacto 4x4, movido a Diesel, principalmente se o motor for Mercedes-Benz.

O meu JIPÃO é 1978, mas seu antigo proprietário fez um up-grade trocando o câmbio 4 M seco por outro 4 M sincronizado. Na verdade o câmbio seco tem a 3ª e 4ª M sincronizadas. A 1ª é muito curta (um pouco mais de 1:5) e é conhecida como "primeira trator". No plano o JIPE pode sair normalmente em 2ª marcha. Então na prática o câmbio seco se comporta como um câmbio de 3 M, mas que tem mais uma marcha bastante curta, que será usada apenas em situações muito específicas. A T-case (cx de transferência não tem reduzida e apenas faz 4x2 e 4x4). Este câmbio tem fama de ser muito resistente. A vantagem do câmbio sincronizado é ter todas as marchas sincronizadas e também a reduzida. E a reduzida no Toyotão é quase 1:2. Então se a 1ª M for 1:4,5 com a reduzida a relação ficará 1:9 e isso dá uma força descomunal. Mas esta necessidade de tanta força dependerá muito de como o jipeiro pretende usar o veículo. Como não faço mais trilhas raramente uso a reduzida, mas vez por outra uso 4x4 em estradas de terra.

Curiosidades:

Relações do câmbio 4 marchas seco:
    1ª marcha - 5,41 : 1 (TRATOR)
    2ª marcha - 3,12 : 1
    3ª marcha - 1,77 : 1 (sincronizada)
    4ª marcha - 1,00 : 1 (sincronizada)
    Ré - 5,44 : 1

Relação do câmbio 4 marchas sincronizado:

1ª marcha - 4,92 : 1
    2ª marcha - 2,64 : 1
    3ª marcha - 1,52 : 1
    4ª marcha - 1,00 : 1

Relação do câmbio 5 marchas:
    1ª marcha - 4,92 : 1
    2ª marcha - 2,64 : 1
    3ª marcha - 1,52 : 1
    4ª marcha - 1,00 : 1
    5ª marcha - 0,86 : 1

Até 81 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas e sem reduzida. Esse câmbio tem a 1.ª e 2.ª marchas secas e 3.ª e 4.ª sincronizadas. Por não ter a reduzida, a 1.ª marcha é bem curta (TRATOR). Nessa configuração, o diferencial fica centralizado no eixo traseiro.
    A partir de 82 até 92 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas todas sincronizadas e T-case com reduzida. O diferencial fica deslocado para a direita no eixo traseiro.
    A partir de 93 o Bandeirante recebeu o cambio de 5 marchas.
    T-case (transfer case)
    Sem a reduzida acionada a transmissão é 1:1.
    Com a reduzida acionada a transmissão do eixo entalhado para T-case e cardãs é de 1 : 1,992.
    Então a 1ª marcha que tem relação 4,92 : 1 com a reduzida acionada fica 9,8 : 1. Lembrar que a 1ª TRATOR no câmbio seco é de 5,41 : 1. Percebe-se que realmente a reduzida aumenta muito a força do Jipe, pois praticamente dobra a redução de qualquer marcha.
    DIKAS:
    ao posicionar a alavanca da tração na posição 4x4(vide esquema abaixo), o conjunto dianteiro deve iniciar o funcionamento e para que as rodas se movimentem as rodas livres (AVM) devem estar na posição 4x4.

4X2
    |
    |
    |
    4X4----N----4X4(reduzido)

Ps.: A alavanca de tração costuma(prender) na posição 4x4 após o uso e quando isso acontece basta engatar a RÉ e virar meia roda e novamente tentar desengatar. Assim a alavanca costuma se soltar.
  • 10/04/2015, 18:03
    gabrielqueiroz
    bem vamos lá,

segue a relação dos serviços executados até agora:

lanterneiro (nova era - rua sao cristovao, 41 - rj):

- consertos emergenciais na lataria (ferrugens): massa retirada, lata lixada e soldada com solda mig
    - rodas lixadas e pintadas
    - para choques dianteiros, traseiros, suporte do estepe, trinco do capo e estribo lateral pintados de preto fosco
    - borrachas das portas dianteiras trocadas
    - borrachas das entradas de ar laterais trocadas
    - amortecedor da direção trocado

mecânico (silas - rua ceará 226 - rj)

- cruzetas, retentor e rolamento do diferencial dianteiro trocados
    - diferencial dianteiro ajustado e sem folga
    - oleo do motor trocado
    - oleo dos diferenciais trocados (estava com cor de leite com nescau)
    - suspiros dos diferenciais elevados e colocados bem em cima do capo (atrás do recipiente do fluido da embreagem)
    - fluido do freio preenchido (tava baixo)
    - fluido da direcao preenchido (estava quase seco)

segue abaixo os próximos passos (em ordem de prioridade):

- trocar os bancos dianteiros pois nao estou sentindo segurança neles... estou pensando em ir na procar ( http://www.procar.com.br/ )
    - prender o console central (apoio de braço) pois está solto e me enchendo o saco.. hahahhaha
    - resolver o problema do suporte do cinto de 3 pontos traseiro (nao sei o que fazer para colocar)
    - ver aonde está o vazamento no motor
    - vazamento naquela bola do eixo flutuante dianteiro
    - caixa de transmissão
    - ajeitar os vidros traseiros: trocar as borrachas e as travas

melhorias (supérfluos):

- bagageiro + escada (maceral)
    - colocar um estribo lateral novo (o original eu acho caido. vi uns da marca maceral que achei IRADO)
    - farol de milha (vale a pena o investimento em um hella???)
    - arrumar os tapetes e borrachas do assoalho... está bem feio o que está hoje... está tudo solto....
    - colocar uma bateria extra embaixo do banco

abraços!!!!
  • 13/04/2015, 13:26
    Dimasi
    Vai nos faróis hella ou parte para um led bar.
  • 13/04/2015, 13:59
    Sergio c
    Bancos tem um tópico das bands que tem uma infinidade de bancos de outros veículos que foram adaptados, sem gastar muito, obtidos em desmanches e ferros velhos.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:06.