Continuo dizendo: não mexa nesse verde, é muito bonito! Parabéns!
MH
Versão Imprimível
Continuo dizendo: não mexa nesse verde, é muito bonito! Parabéns!
MH
Oi Gabriel!
Lembrou de verificar os calços da carroceria? Certamente deve precisar trocar e aí aproveita que está na lanternagem para verificar o estado da lata na área de contato dos calços pois costuma ser um lugar crítico para ferrugem, principalmente os traseiros.
Parabéns
sim! tudo verificado! não precisa trocar!
obrigado pela dica!
Na minha modesta opinião o JIPE TOYOTA BANDEIRANTE é a versão civil de um caminhão-militar compacto 4x4, movido a Diesel, principalmente se o motor for Mercedes-Benz.
O meu JIPÃO é 1978, mas seu antigo proprietário fez um up-grade trocando o câmbio 4 M seco por outro 4 M sincronizado. Na verdade o câmbio seco tem a 3ª e 4ª M sincronizadas. A 1ª é muito curta (um pouco mais de 1:5) e é conhecida como "primeira trator". No plano o JIPE pode sair normalmente em 2ª marcha. Então na prática o câmbio seco se comporta como um câmbio de 3 M, mas que tem mais uma marcha bastante curta, que será usada apenas em situações muito específicas. A T-case (cx de transferência não tem reduzida e apenas faz 4x2 e 4x4). Este câmbio tem fama de ser muito resistente. A vantagem do câmbio sincronizado é ter todas as marchas sincronizadas e também a reduzida. E a reduzida no Toyotão é quase 1:2. Então se a 1ª M for 1:4,5 com a reduzida a relação ficará 1:9 e isso dá uma força descomunal. Mas esta necessidade de tanta força dependerá muito de como o jipeiro pretende usar o veículo. Como não faço mais trilhas raramente uso a reduzida, mas vez por outra uso 4x4 em estradas de terra.
Curiosidades:
Relações do câmbio 4 marchas seco:
1ª marcha - 5,41 : 1 (TRATOR)
2ª marcha - 3,12 : 1
3ª marcha - 1,77 : 1 (sincronizada)
4ª marcha - 1,00 : 1 (sincronizada)
Ré - 5,44 : 1
Relação do câmbio 4 marchas sincronizado:
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
Relação do câmbio 5 marchas:
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
5ª marcha - 0,86 : 1
Até 81 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas e sem reduzida. Esse câmbio tem a 1.ª e 2.ª marchas secas e 3.ª e 4.ª sincronizadas. Por não ter a reduzida, a 1.ª marcha é bem curta (TRATOR). Nessa configuração, o diferencial fica centralizado no eixo traseiro.
A partir de 82 até 92 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas todas sincronizadas e T-case com reduzida. O diferencial fica deslocado para a direita no eixo traseiro.
A partir de 93 o Bandeirante recebeu o cambio de 5 marchas.
T-case (transfer case)
Sem a reduzida acionada a transmissão é 1:1.
Com a reduzida acionada a transmissão do eixo entalhado para T-case e cardãs é de 1 : 1,992.
Então a 1ª marcha que tem relação 4,92 : 1 com a reduzida acionada fica 9,8 : 1. Lembrar que a 1ª TRATOR no câmbio seco é de 5,41 : 1. Percebe-se que realmente a reduzida aumenta muito a força do Jipe, pois praticamente dobra a redução de qualquer marcha.
DIKAS:
ao posicionar a alavanca da tração na posição 4x4(vide esquema abaixo), o conjunto dianteiro deve iniciar o funcionamento e para que as rodas se movimentem as rodas livres (AVM) devem estar na posição 4x4.
4X2
|
|
|
4X4----N----4X4(reduzido)
Ps.: A alavanca de tração costuma(prender) na posição 4x4 após o uso e quando isso acontece basta engatar a RÉ e virar meia roda e novamente tentar desengatar. Assim a alavanca costuma se soltar.
bem vamos lá,
segue a relação dos serviços executados até agora:
lanterneiro (nova era - rua sao cristovao, 41 - rj):
- consertos emergenciais na lataria (ferrugens): massa retirada, lata lixada e soldada com solda mig
- rodas lixadas e pintadas
- para choques dianteiros, traseiros, suporte do estepe, trinco do capo e estribo lateral pintados de preto fosco
- borrachas das portas dianteiras trocadas
- borrachas das entradas de ar laterais trocadas
- amortecedor da direção trocado
mecânico (silas - rua ceará 226 - rj)
- cruzetas, retentor e rolamento do diferencial dianteiro trocados
- diferencial dianteiro ajustado e sem folga
- oleo do motor trocado
- oleo dos diferenciais trocados (estava com cor de leite com nescau)
- suspiros dos diferenciais elevados e colocados bem em cima do capo (atrás do recipiente do fluido da embreagem)
- fluido do freio preenchido (tava baixo)
- fluido da direcao preenchido (estava quase seco)
segue abaixo os próximos passos (em ordem de prioridade):
- trocar os bancos dianteiros pois nao estou sentindo segurança neles... estou pensando em ir na procar ( http://www.procar.com.br/ )
- prender o console central (apoio de braço) pois está solto e me enchendo o saco.. hahahhaha
- resolver o problema do suporte do cinto de 3 pontos traseiro (nao sei o que fazer para colocar)
- ver aonde está o vazamento no motor
- vazamento naquela bola do eixo flutuante dianteiro
- caixa de transmissão
- ajeitar os vidros traseiros: trocar as borrachas e as travas
melhorias (supérfluos):
- bagageiro + escada (maceral)
- colocar um estribo lateral novo (o original eu acho caido. vi uns da marca maceral que achei IRADO)
- farol de milha (vale a pena o investimento em um hella???)
- arrumar os tapetes e borrachas do assoalho... está bem feio o que está hoje... está tudo solto....
- colocar uma bateria extra embaixo do banco
abraços!!!!
Vai nos faróis hella ou parte para um led bar.
Bancos tem um tópico das bands que tem uma infinidade de bancos de outros veículos que foram adaptados, sem gastar muito, obtidos em desmanches e ferros velhos.