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    Usuário Avatar de jsuttili
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    Substituir Hidrovácuo por Hidroar mantendo o sistema de freio original hidráulico.




    Boa Tarde... Olhei uns quantos tópicos aqui do forum, mas nenhum específico sobre a substituição do hidrovácuo por um Hidroar...

    Bom Deixa eu explicar o que penso...

    Meu jipe é motor OM364 - portanto tem o compressor que no originalmente faz o vácuo para o freio..

    A minha ideia é fazer o compressor gerar ar comprimido (segundo meu mecânico, só precisa inverter as válvulas internas).

    Quero utilizar o ar comprimido para buzina, encher pneus etc....

    Tenho instalado freio a disco nas 4 rodas por acionamento original hidráulico e quero manter o sistema assim..

    Minha idéia é só substituir o hidrovácuo da band por um que trabalhe com ar comprimido, que pelo o que li.. alguns já adaptaram o do caminhão 608 (peça difícil de achar)...

    Então o que eu quero é instalar o hidroar no local do hidrovacuo e manter todo o sistema hidráulico original........

    Alguém já fez essa adaptação??? de qual veículo dá pra utilizar o hidroar ou hidrobuster (sei lá o nome certo)?????
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
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  • #2
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    Sérgio Porto, essa é pra você ! kkkkk
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Fband Ver Post
    Sérgio Porto, essa é pra você ! kkkkk
    Tou
    por aqui rsrsrrs
    Colega ,eu fiz isso.Nao coloquei hidroar do 608 por não encontrar novo ,somente recondicionado.Seria barbada colocar,aproveitando o mesmo cilindro mestre ,em razão disso coloquei 1 cuica para dianteira com o cilindro mestre e outra cuica com cilindro para traseira.Mantive o sistema hidráulico original com excessao do cilindro mestre original.Isto quer dizer que se falhar qualquer das cuícas ou cilindro vou ter freio num eixo.
    O problema deste sistema que adaptei é ficar sem ar nenhum e ai freio nenhum ao contrário do hidroar do 608, que se faltar ar vai ter freio ,mesmo com pedal duro.
    para evitar esta falha,pretendo colocar mais uma pinça no eixo traseiro acionado com cabo que será acionado por uma cuica ,servindo de freio de mao e em emergência,ficando sem ar,automáticamente acionará cuica do freio de mao.
    Tenho freio á disco nas quatro rodas mas está sendo difícil achar pinça que segure a toy para adaptar.
    Freio à ar é um espetáculo apesar que não tinha queixa quando era com hidrovácuo ,mas acampamento , encher colchão ,encher pneu,passar um ar dentro da viatura ,buzina à ar.
    Tenho um colega que faz ar com compressor de ar condicionado do Galaxy que tem cárter à parte,ficou muito bom mas não colocou freio à ar.
    Abs
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #4
    Na minha opinião gambiarra totalmente desnecessária, o sistema de freio a disco somado a instalação do mesmo freio a disco na traseira fica perfeito, barato e praticamente sem manutenção... quer ar? compre um compressor desses de camelo que liga na bateria, outro dia usei um que custou R$100,00 e nao demorou nem 3 minutos pra encher o pneu da minha ranger..

    tenho um ônibus "710" e quando ta sem ar o bicho fica simplesmente sem freio algum, vai arriscar?
    Amarok CS S 17/17
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    Na minha opinião gambiarra totalmente desnecessária, o sistema de freio a disco somado a instalação do mesmo freio a disco na traseira fica perfeito, barato e praticamente sem manutenção... quer ar? compre um compressor desses de camelo que liga na bateria, outro dia usei um que custou R$100,00 e nao demorou nem 3 minutos pra encher o pneu da minha ranger..

    tenho um ônibus "710" e quando ta sem ar o bicho fica simplesmente sem freio algum, vai arriscar?
    Como expliquei acima ,sem ar ,sem freio,porisso o freio de emergência apesar que freio de mao original da minha toy após algumas modificações ficou muito.Nao arrasta rodas mas segura bem mas não é confiável !
    Dudu ,no tipo de serviço que trabalho e onde às vezes não disponho de ar ou mesmo energia os compressores xing ling não aguentam o abraço ,porisso a "gambiarra".Gostei do sistema que meu amigo fez,um compressor de ar condicionado de Galaxy acionado através de polia m agnética onde o mesmo só usa para buzina e encher pneus ou colchoes.
    Abs
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  • #6
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    Eu tb acho que com freio a disco nas 4 rodas, mesmo o motor não fazendo vácuo, o pedal fica duro, mas freia tranquilamente.
    Não sei se o cilindro mestre do freio é dividido em dois cilindros de pressão separados, mas se não for, teria-se que achar um que fosse para o caso, se estourasse o flexível de um eixo, o outro eixo frearia normalmente.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Tou
    por aqui rsrsrrs
    Colega ,eu fiz isso.Nao coloquei hidroar do 608 por não encontrar novo ,somente recondicionado.Seria barbada colocar,aproveitando o mesmo cilindro mestre ,em razão disso coloquei 1 cuica para dianteira com o cilindro mestre e outra cuica com cilindro para traseira.Mantive o sistema hidráulico original com excessao do cilindro mestre original.Isto quer dizer que se falhar qualquer das cuícas ou cilindro vou ter freio num eixo.
    O problema deste sistema que adaptei é ficar sem ar nenhum e ai freio nenhum ao contrário do hidroar do 608, que se faltar ar vai ter freio ,mesmo com pedal duro.
    para evitar esta falha,pretendo colocar mais uma pinça no eixo traseiro acionado com cabo que será acionado por uma cuica ,servindo de freio de mao e em emergência,ficando sem ar,automáticamente acionará cuica do freio de mao.
    Tenho freio á disco nas quatro rodas mas está sendo difícil achar pinça que segure a toy para adaptar.
    Freio à ar é um espetáculo apesar que não tinha queixa quando era com hidrovácuo ,mas acampamento , encher colchão ,encher pneu,passar um ar dentro da viatura ,buzina à ar.
    Tenho um colega que faz ar com compressor de ar condicionado do Galaxy que tem cárter à parte,ficou muito bom mas não colocou freio à ar.
    Abs
    Sergio.. Bom Dia..

    Fala ai como q vc fez pra fazer ar comprimido.. vc utiliza o compressor do motor?? Teve q adaptar alguma coisa... modificou válvulas???
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
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  • #8
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  • #9
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    Vlw.. Bira..... era isso que tava pensando...

    Agora o problema é achar um hidroar do MB 608... será que não tem outra que dê pra adaptar mais fácil de achar?
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por jsuttili Ver Post
    Vlw.. Bira..... era isso que tava pensando...

    Agora o problema é achar um hidroar do MB 608... será que não tem outra que dê pra adaptar mais fácil de achar?
    E aí Suttili, bom aqui em Porto Alegre eu compro peças para Mercedes na Madiesel (fone: 51 - 33432218) e acabei de ligar para lá e me passaram o valor do Hidroar do 608 novo da Marca Piloto por 1400,00 e o recondicionado na base da troca por 650,00... Salgada a brincadeira.
    Tem nesse site abaixo por 295,00 mas não dá para saber se é recon ou não.

    http://www.lrfreios.com.br/products....ct=Hidroar-608

    Também estou interessado na idéia, se eu achar algo mais em conta lhe aviso.
    Abraço e até.
    BandRED - Curta - 91 - OM364 - 4 marchas - Instagram @campeandofronteiras
    https://www.youtube.com/@campeandofronteiras

  • #11
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    Pois é Diogo.. já tinha visto esse da IR Freios.. mas não me agradei muito... certo que é recon.....

    To aqui pensando o que dá pra fazer..... talvez deixar o sistema original e instalar um compressor a parte pro ar.. sei lá....
    Ou se tivesse como criar vácuo a partir do ar comprimido.. daí o sistema ficaria original ainda.......

    Seria interessante se tivesse outras opções.. Será que algum expert em freios, uma alma caridosa daria a solução?

    Heheh

    Abraço...
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por jsuttili Ver Post
    Pois é Diogo.. já tinha visto esse da IR Freios.. mas não me agradei muito... certo que é recon.....

    To aqui pensando o que dá pra fazer..... talvez deixar o sistema original e instalar um compressor a parte pro ar.. sei lá....
    Ou se tivesse como criar vácuo a partir do ar comprimido.. daí o sistema ficaria original ainda.......

    Seria interessante se tivesse outras opções.. Será que algum expert em freios, uma alma caridosa daria a solução?

    Heheh

    Abraço...
    Queres colocar fro à ar ou quer ar somente para acessórios ?e
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