Postado originalmente por
Walter da Camper
A cilindrada permanece a mesma, pois ela é determinada pelo diâmetro x curso do pistão.
Barulho mais abafado e menos estalado significa ponto atrasado, o que é consequência da menor taxa de compressão.
A existência da turbina ajuda a compensar a redução da compressão, pois a quantidade de ar admitida aumenta algo em torno 30% com a turbina cheia e a alteração de compressão com a junta grossa não deve ter ultrapassado uns 10 ou 15%.
Alguém deve estar perguntando: o que tem a ver a taxa com o ponto, se a bomba não foi mexida? Foram meses de pesquisa para obter essa resposta: No ciclo diesel existe um fenômeno chamado "auto-retardo da ignição", que , a grosso modo, é o tempo de demora entre o início da injeção e o início da queima do combustível (auto-ignição do diesel).
Quanto maior a temperatura do ar contido na câmara, mais rápido inicia a queima, ou seja o efetivo momento da ignição se antecipa, como se tivesse adiantado o ponto na bomba.
É por isso que quando se altera a taxa, deve ser feita a compensação no ponto da BI, pois menor taxa implica em menor temperatura no final do ciclo de compressão.