Oi Ismael, achei impressionante seu relato. Mas não entendi o que fez quebrar. Vejo a turma fazer cada coisa em trilhas e uma cobra foi suficiente para quebrar o diferencial? Pode me explicar melhor?
Versão Imprimível
Não foi a cobra, foi o tranco. A roda girando em falso e derrepente trava no asfalto é uma pancada forte no diferencial, ainda mais que a band do Ismael tá com motor fooorte.
É isso mesmo Denise.
O Dimasi explicou direitinho.
Quando patinei em cima do corpo da cobra, a roda girou em falso (material liso embaixo dela) e quando o material acabou (a cobra escafedeu-se), a roda encontrou o asfalto áspero e com o tranco, quebrou as planetárias.
P.S.
Denise, eu coloquei um post pra vc, só que não lembro onde, hehehe....
É sobre um adesivo de Lobo no vidro traseiro da sua band.
Dá uma olhada por aí, tá em algum lugar, hahaha...
Caso não encontre e queira falar sobre o assunto, coloque um post no tópico da Mafiosa, que eu lhe respondo.
Abraço 4x4.
Ismael, também achei estranho essa quebra, já fiz cada coisa com a minha em trilhas, estradas, etc e nunca quebrou nada... Deve ter quebrado por desgaste, pq quebrar um diferencial de band não é tao fácil assim...
O meu que quebrei 4 dentes de cada planetária, foi pq numa trilha, na saída de um rio tinha um barranco e eu dei ré e sem parar engatei primeira e soquei o pé no bucho........ ai os dentes foram pro espaço..... hehehe..... mas segundo o meu mecânico já estava bem desgastado e com folgas.. o que pode ter sido o motivo da quebra....
Pois é, quando eu quebrei, o pneu até deu mais uma tracionada, e eu não tinha revisado ainda o eixo traseiro. Segundo meu meca, o pino estava desgastado e fez toda a lambança, sendo que na hora da quebra, tinha um mecânico junto e inclusive eu, achamos que seria a ponta de eixo, aí, continuei andando de volta p casa com a dianteira, dando mais um tranco e aí foi o resto.
Tb acho que se estiver tudo em dia e revisado, dificilmente se quebra um diferencial de bandeirante.
Oi Ismael
Eu vi e te respondi. Pra não bagunçar o tópico segue o link.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post2133679
Bjcão
Oi Junior.
Você também deve ter razão.
Afinal de contas, a minha Band é 1987 e os diferenciais nunca tinham sido trocados nem reparados (há não ser regulagens).
Nas manutenções que fazia, sempre olhava pros diferenciais e dizia:
"Vocês ainda estão aí, né!!! Acho que vou morrer antes."
Deve ter sido as 3 coisas:
Diferencial desgastado (cabe informar que desgaste uniforme, sem fissuras).
Motor mais potente.
Tranco no asfalto.
Nos anos 50 e 60 meu tio tinha uma boa oficina mecânica em São Paulo e certa vez chegou por lá um motorista de taxi, seu freguês, com um Chevrolet sedan 1948, em bom estado, mas com um ronco feio debaixo do assoalho. Meu tio deu uma volta e logo identificou que era no diferencial. Havia um vazamento e o motorista não ficou atento a isto. O diferencial foi aberto e estava praticamente sem óleo. As peças foram lavadas com gasolina e colocadas na bancada. Estavam inteiras, mas com inúmeras manchas azuladas. Meu tio categórico e disse que seria preciso trocar tudo: coroa, pinhão, 2 planetárias, 2 satélites, rolamentos, etc. O motorista ficou muito chateado, pois sua desatenção com o vazamento iria custar caro. Eu era adolescente e depois perguntei para meu tio porque precisava trocar tudo, além do mais todas as engrenagens estavam inteiras. Meu tio deu uma risadinha percebendo a minha inexperiência e me disse: - Este diferencial trabalhou sem óleo e taxi roda muito. Estas engrenagens esquentaram demais, talvez até chegaram a avermelhar e perderam a têmpera. Este aço está "podre"! Capisce?
Neste caso do teu JIPÃO o ex-proprietário e/ou o mecânico erraram feio. Trocaram apenas a coroa e pinhão, mas deixaram lá 4 importantes engrenagens destemperadas. Então era só uma questão de tempo, pois elas iriam quebrar. Infelizmente a falta de conhecimento fez com que o mecânico tomasse uma decisão errada ou talvez o dono do JIPÃO naquela ocasião quis economizar. Você deu azar, pois esta burrada estourou na tua mão. Coisas da vida. Certamente após o correto reparo o diferencial do teu JIPÃO deve ter ficado ótimo.