Sou iniciante neste mundo. Tenho outro Toyota 4x4, mas é uma RAV4, ou seja, nenhuma semelhança com a Band. Comprei uma Band 89/90 jipe longo, nenhum ponto de ferrugem, toda bem tratada. Fiz uma única trilha, usei 4x4, usei reduzida, brinquei e depois voltei para casa, limpei, lavei, etc. Como eu teria que revisar todo o freio, aproveitei e coloquei disco nas 4 rodas. Como a direção estava com muita folga, mandei trocar todos os terminais. Como os pneus estavam meio feios, troquei todos pela mesma marca e modelo que vieram nela (Fate Super Agarre 7.50-16). Ficou linda a moça. Daí para a frente, usei apenas no asfalto. Um belo dia, voltando de uma viagem de 100km, vi uma mancha de óleo sob o diferencial traseiro e lá se foram rolamentos e retentores. Quando fui pegar na oficina uma semana depois, eu vi uma mancha de óleo sob o diferencial dianteiro e o mecânico me passou uma conversa dizendo que isso é assim mesmo, que pode quebrar a qualquer momento, e lá se foram rolamentos e retentores de novo. Peguei na oficina e trouxe para a garagem do prédio em que moro. Semana passada, menos de 100km rodados desde que veio da oficina, fui fazer um teste do 4x4 e da reduzida, que eu não usava desde que fiz a trilha. Andando apenas dentro da garagem, existe uma curva forte para a direita - fiz uma primeira volta em 4x2 e depois uma em 4x4, quando ouvi alguns estalos fortes vindos da dianteira. Daí para a frente o carro não esterçava mais para a esquerda, nem por decreto. Guardei de novo na vaga e chamei o mecânico que no dia seguinte levou ela de guincho para a oficina. Agora descobri que quebrou a homocinética da roda esquerda e, poucas horas depois, ele me disse que essa quebra moeu a ponta do semi-eixo. E com isso lá se vão mais 600 reais só de peças.
Pergunto aos amigos mais experientes: isso é assim mesmo? O brinquedo é caro assim (Paguei 36.500 reais no carro e já investi mais uns 7.000 reais nas coisas que descrevi)? Eu é que sou "meia roda" e não estou sabendo usar? É errado fazer uma curva fechada com o 4x4 ligado? Confesso que estou ficando com o saco cheio do fato do carro passar mais tempo com o mecânico do que comigo. Comprei ela exatamente por ser "inquebrável" e a minha está se comportando exatamente ao contrário da fama.
E vejam que escolhi este mecânico exatamente por ele lidar com carros de trilha, além de ter uma Band gigantesca e participar de trilhas também.
Agradeço comentários, conselhos e alertas. A todos, um grande abraço.