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Tópico: Roda livre

Hybrid View

  • #1

    Roda livre




    Olá pessoal, gostaria de algumas sugestões de vocês mais experientes.

    Recentemente troquei a minha roda livre, pois a mesma estava muito dura para fazer o acionamento ( roda livre mais antiga que tem que da quase 360º de giro).
    Comprei o par das mais modernas avm, na tor of road.
    aconteceu comigo o seguinte: andando numa Serra, de subida são 6km muito ingrime, algumas partes barro, e outra só cacetamento(pedras de curral). O veículo fez alguns estralados, vindo o barulho do lado direito. Fazia o barulho dava um tempo ai fazia outro ( isso na subida), depois o baulho ficou constante e o carro não quis mais subir. ai consegui descer de ré até um certo ponto pra fazer a volta ( já tinha tirado a tração), e depois engatei, traçei o carro, e desci, sem apresentar mais o barulho.
    Isso já aconteceu comigo 2 vezes nesta Serra, uma consegui chegar em cima e a outra fiquei no meio da ladeira.
    Eu sinto o barulho na força do carro, toda vez que astrala da uma reduzida na velocidade.
    Observei que é só na subida
    A rotação fica em torno de 18 a 20 rpm.
    meu veículo é um jipe longo ano 86.

    Será a roda livre? ou luva e estriado, será diferencial dianteiro ou alguma coisa que desconheço.
    A caixa de marcha e redução está nova pois revisei e troquei o que precisava tem 6 mêses
    aguardo alguma sugestão,

    abç
    Lukas

  • #2
    Usuário Avatar de junior888
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    pode ser a homocinética, onde encaixa com a ponta de eixo...
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

  • #3
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    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lukas daneu Ver Post
    Olá pessoal, gostaria de algumas sugestões de vocês mais experientes.

    Recentemente troquei a minha roda livre, pois a mesma estava muito dura para fazer o acionamento ( roda livre mais antiga que tem que da quase 360º de giro).
    Comprei o par das mais modernas avm, na tor of road.
    aconteceu comigo o seguinte: andando numa Serra, de subida são 6km muito ingrime, algumas partes barro, e outra só cacetamento(pedras de curral). O veículo fez alguns estralados, vindo o barulho do lado direito. Fazia o barulho dava um tempo ai fazia outro ( isso na subida), depois o baulho ficou constante e o carro não quis mais subir. ai consegui descer de ré até um certo ponto pra fazer a volta ( já tinha tirado a tração), e depois engatei, traçei o carro, e desci, sem apresentar mais o barulho.
    Isso já aconteceu comigo 2 vezes nesta Serra, uma consegui chegar em cima e a outra fiquei no meio da ladeira.
    Eu sinto o barulho na força do carro, toda vez que astrala da uma reduzida na velocidade.
    Observei que é só na subida
    A rotação fica em torno de 18 a 20 rpm.
    meu veículo é um jipe longo ano 86.

    Será a roda livre? ou luva e estriado, será diferencial dianteiro ou alguma coisa que desconheço.
    A caixa de marcha e redução está nova pois revisei e troquei o que precisava tem 6 mêses
    aguardo alguma sugestão,

    abç
    Lukas
    ola amigo, isto ja aconteceu com a minha band, aposto que seja a roda livre, estas rodas livre novas estão
    muito mau feitas da minha eu retifiquei e ficou boa, e de uns dois anos pra ca ja retifiquei de varios jeeps,
    se eu fosse voce nao trocaria as de engate com volta inteira opor uma destas de 1/4 de volta, pois as
    antigas são bem mais resistentes, se for pra comprar nova teria que comprar as da linha vermelha,que
    são para serviço pesado.
    qualquer duvida pergunta ai.

    abraço

  • #4
    Esse barulho da direto agora em qualquer subida se tracionar?
    Como está a luva e espiga do cardan dianteiro? pode ser problema onde engata a roda livre no estriado da homocinetica...

  • #5
    Usuário Avatar de junior888
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    mas é só um estalo ou são vários?
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  • #6
    Deixa eu contar.
    Fiz um trampo aqui numa estrada muito ruim ( com muitas ladeiras e muita lama), forçei muito o carro, cai em valetas, dei baque e tudo mais, mas o carro não apresentou problema algum nem um barulhinho se quer. Só que essa Serra onde apresentou o barulho , ela é muito ingrime e necessita de muita rotação para subir, e alem de ter muitas pedras e o carro vai meio que quicando.
    No primeiro dia fez o estalo dava uns 15 seg e fazia outro, mas consegui subir. Já no outro dia, fui subindo, quando o carro precisou que eu aumentasse a rotação, começou a estralar. Fazia um barulho depois 15 segundos outro, depois começou a ficar constante e tipo que queria encaixar e ficava deslizando, daí o carro não puxava mas, e não teve Santo que fizesse ele subir. Só que quando eu fiz a volta e fui descer tracionei o carro novamente e reduzi ( não apresentou barulho algum, nem mesmo com a rotação alta da descida).
    É só com a tração ligada e na subida, e começa com um estalo, depois aumenta.
    agradeço
    Vou olhar tudo isso, quando tiver um tempo

    L.

  • #7
    Usuário Avatar de valmirjunior
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    Lucas, parece que sua homocinética esta indo para cucuia
    Cuidado, homem trabalhando!

  • #8
    Usuário Avatar de junior888
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    Se só estala quando está forçando como vc descreveu, não tenho duvida, é homocinética mesmo...
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  • #9
    Usuário Avatar de Amadeus_band
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    Lukas, os estalos tem algum relação com você estar virando ou não a direção?

    Além das possobilidades já citadas, estalo seguido de perda de força também pode ser dente de pinhão ou coroa quebrados, engrenagens da caixa satélite também quebradas.

    Abraço.
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
    Motor OM 314-S, Pneus 35''
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=64978

  • #10
    Citação Postado originalmente por Amadeus_band Ver Post
    Lukas, os estalos tem algum relação com você estar virando ou não a direção?

    Além das possobilidades já citadas, estalo seguido de perda de força também pode ser dente de pinhão ou coroa quebrados, engrenagens da caixa satélite também quebradas.

    Abraço.
    Será possível, quebrar coroa e pinhão e ainda assim na descida o veículo não apresentar o barulho?
    Tipo, a descida com a tração ligada não apresenta o barulho. Se fosse coroa e pinhão não era pra ficar estalando sempre que ligasse a tração?

    obg

    L.

  • #11
    Usuário Avatar de junior888
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    Tenta fazer o seguinte... Engata a tração, na reta mesmo, e tenta arrancar firme, ai posta aqui o que acontece...
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

  • #12
    Citação Postado originalmente por junior888 Ver Post
    Tenta fazer o seguinte... Engata a tração, na reta mesmo, e tenta arrancar firme, ai posta aqui o que acontece...
    Vou fazer isso. terei uma viajem pra fazer no sábado, aproveito para fazer essa arrancada mais brusca, pois terei mesmo que usar a tração. Mas ante mão vou comentar....Estive la nesta mesma área pra deixar um pessoal na REBIO, depois mesmo do carro apresentar o estalado. Usei a tração subi e desci reduzido e não fez estalo algum. Acredito que aconteça somente quando exige muita força e quando o carro vai trepidando nas pedras. abç

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