Postado originalmente por
guilhermeabreu
TITANIUM E A TODOS
Tive uma BAND e a primeira coisa que fiz foi trocar os jumelos pelos do caminhão 1113 ou 1313 , não me lembro direito mais .
MAS VALE CADA CENTAVO GASTO , vc NUNCA MAIS vai ter barulhos de molas batendo nos jumelos , pq as buchas originais folgam e os olhais das molas batem em um lado e no outro , é uma bosta , não gosto de barulhos em carros , e ficou inclusive mais macia , porque o jumelo do 1113 jumela mais fácil por causa das buchas de bronze que são lubrificadas com graxa , ele tem graxeta .
Vcs perguntaram de vantagens e desvantagens , OS JUMELOS DO 1113 NA BAND SÓ TEM VANTAGENS , não existe desvantagem alguma .
A ÚNICA COISA QUE TEM QUE TER CUIDADO É QDO FOR ADAPTAR , o lado que tem o número do chassi na longarina do chassi fica exatamente onde vai o jumelo do 1113 e ele tem forma de L e esta perna do L tapa o número do chassi , então somente neste lado , tem que ser cortado a perna do L do jumelo que tapa o número pq senão toda a vez que fizer vistoria terá que retirar o jumelo , fiz assim no meu e ficou muito bom . Ou vc pode tb soldar a perna do L que retirou do de fora que tampa o número e soldar do lado de dentro do chassi , isto feito antes de colocar no lugar .
SUGIRO então :
1- Cortar a perna do L do jumelo para não tampar o número do chassi , só do lado que tem o número do chassi . Podendo ser soldado esta perna do L do jumelo que fica pelo lado de fora ser soldado no jmelo pelo lado de dentro do chassi .
2- Parafusar o jumelo no chassi .
3- Além de parafusar , soldar tb no chassi para ficar bem garantido a fixação dele no chassi , já ocorreu aqui nas BAND que fizeram esta adaptação naqueles que só parafusaram , os parafusos folgaram e o jumelo soltou .
Aqui em Campos onde moro a maioria das BANDS trem este jumelo adaptado , é muito comum fazer esta adaptação , eu fiz num posto de molas de caminhão , não fica muito caro e em um dia eles fazem .
VALE CADA CENTAVO GASTO .
Desculpem por ter me alongado tanto .