Preparei meu Bandeirante durante os últimos anos para ser um carro para viajar. Não tem pneus enormes, chaminé, snorkel, quebra-mato, não tem nenhum penduricalho de trilha, mas tem caixa de 5 marchas, relação alongada, um motorzinho melhor, bancos confortáveis, AC, DH, e pneus AT, bons faróis, bons amortecedores, e em breve instalarei uma barra estabilizadora. Outra coisa que instalei e que considero importante é um Santo Antônio e cintos de 4 pontos, além do cinto de 3 pontos que agora é instalado mais para trás no próprio SA. Considero o TB um carro inseguro, à pesar de tantas opiniões contrárias, isso porque o TB é um carro que não deforma e tem um chassis como um trilho rígido, e a coluna de direção também não deforma. Me sinto mais seguro com o SA e o cinto de 4. Outra coisa é que o cinto de 3 pontos, originalmente preso à coluna logo atrás da porta em minha opinião fica fixado muito para frente, perto demais do volante e do parabrisas, e trava muito tarde, eu acho, por isso joguei a fixação dele uns 30 cm para trás.
Enfim, o Bandeirante é um carro que ou você se envolve ou não. Hoje não tem dois iguais, eles ficam com o DNA de cada dono, com o espírito da pessoa, e acho que chega um ponto (como muitos de nós) em que a gente decide que nunca vai vender o carro. Sobretudo o Banderante é muito adaptável, você monta ele como quiser, para trilha com pneus enormes e todos os penduricalhos estilo. 'Camel Trophy', ou pode ser um carro urbano facilmente, também pode ser um carro de estrada e trilha como o meu, vai ao gosto do freguês.
Ao contrário de tantos casos, a minha mulher adora viajar no Bandeirante, subimos a serra todo fim de semana nele, sempre que podemos fazemos viagens mais longas que envolvem asfalto e terra (queremos ir a Chapada Diamantina em junho), mas eu me esforcei muito e caprichei no fator 'conforto' com buchas dos jumelos em PU, calços mais macios, bancos Rallye Dakar (que ela ama de paixão), isolamento acústico pra tudo que é lado, não adianta querer achar que as moças vão curtir um jipe rústico esporrento e que sacoleja como um pandeiro, tem que dar um desconto e fazer um esforço para pensar na pessoa do banco ao lado, e isso faz uma diferença grande na hora de curtir o carro à dois. Aqui entra outro aspecto importante que é o ar condicionado; peça chave no fator conforto. Originalmente o AC do TB vinha com a caixa evaporadora embaixo do porta luvas, jogando ar gelado nos joelhos do passageiro, e um risco no caso de colisão frontal pois as pernas do passageiro ficam a centímetros dele, portanto, instalei o meu AC no centro do painel no lugar onde ficava o buraco do rádio e do cinzeiro. Com certeza isso colabora para o bem estar da minha mulher quando viajamos no Toyota, além do mais, com a evaporadora no centro, é muito mais seguro para o motorista mexer nos comandos do AC porque você não tem que se esticar todo para o lado do porta luvas quando está sozinho no carro.
Portanto, Fernando, pelo que li na sua postagem e pelo seu entusiasmo, compre um Bandeirante e siga o seu coração, ouça a opinião sas pessoas nesse Fórum, entre no 'Toyoteiros/Google' onde tem muita gente versada no assunto, e escolha o seu. Na minha humilde opinião você deve olhar o modelo 1993, sem querer comprar briga com a galera do 14b, apenas pela facilidade em achar peças Mercedes-Benz em qualquer buraco no Brasil, se for necessário. Só por isso.
abraço,
Chico