Quebrou uma lâmina de mola na serra, e levei num moleiro de emergência que não é o meu oficial (que é o Sr. Carlinhos, Molas Carioca) e no final o funcionário deu um aperto nas porcas dos jumelos como se tivesse apertando estojo de roda. Estranhei e perguntei se não tinha um ajuste certo, já que as porcas são travantes, e o carinha disse que tinha que apertas até gemer.
Sei não, acho que apertado demais impede os jumelos de girarem livres nas buchas e o carro fica mais duro, e também destrói as buchas com tempo.
Alguém sabe dizer quanto aperto nas porcas dos jumelos? Eu sempre achei que era só chegar e não arrochar... certo ou errado?
Francisco! Não me considero muito entendido mas no meu carro uso porcas travantes e só dou um pequeno aperto após encostar, pois acho que tem que trabalhar solto!
Postado originalmente por Francisco Bicalho
Pergunta aos entendidos
Quebrou uma lâmina de mola, levei num moleiro de emergência que não é o meu oficial (que é o Sr. Carlinhos, Molas Carioca) e no final o carinha deu um aperto nas porcas dos jumelos como se tivesse apertando estojo de roda. Estranhei e perguntei se não tinha um ajuste certo, já que as porcas são travantes, e o carinha disse que tinha que apertas até gemer.
Sei não, acho que apertado demais impede os jumelos de girarem livres nas buchas e apertado demais não só o carro fica duro, mas também destrói as buchas.
Alguém sabe dizer quanto aperto nas porcas dos jumelos? Eu sempre achei que era só chegar e não arrochar... certo ou errado?
O negócio é apertar até os jumelos ficarem "travados" nos pinos das buchas, pois o pino que desliza na bucha, e não o parafuso! Se deixar muito frouxo, acaba gastando o parafuso e o furo do jumelo, se apertar demais esmaga o pino e consequentemente a bucha (já fiz essa cagada, rsrsrsrsrsrs).