Powered by vBulletin

Vantagens e Desvantagens dos Motores e Configurações das Bandeirante

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/06/2012, 18:39
    Carlo Pecca
    Titanium
    Vc já pegou o espírito da coisa. Grana curta é normal para todos nós daqui do forum. Vai procurando, experimente sempre que possível, leve um mecânico (quando possível) e lembre-se... muita, mas muito paciência e vc irá conseguir uma Band. dentro do seu orçamento e sem ter muito que gastar.
    Boa sorte e continue relatando, OK?
    Abs.
  • 15/06/2012, 18:42
    bandoleiro
    Quanto a rotação ideal para manter em cruzeiro, eu utilizo o parâmetro para adequação e regulagem de implementos agrícolas. Para base de cálculo se utiliza 80% da rotação de potência máxima. No caso da band isso é 2800 x 0,8= 2240 rpm. Como podem observar esse giro não é muito para um motor que tem a faixa vermelha aos 3000 rpm. Quanto utilizar a rotação de torque máximo, que na band é 1800 rpm, o que se obtém é a melhor eficiência em termos de utilização de combustível, logo essa é a faixa de economia. Quanto a turbina, fiquei bons anos com a band sem turbina e achava suficiente. Já faz uns anos que turbinei e hoje nem a pau eu teria uma band sem turbina, vira outro veiculo.
  • 15/06/2012, 21:36
    titanium
    Citação:

Postado originalmente por Rodrigo Branchini Ver Post
    Minha band é 86, longa, om314 turbinada câmbio 5 M.. Agora não sei te dizer da relação dela, pois comprei assim e não tive tempo de fuçar muito..Até porque não entendo muita coisa hahaha.
    Mas vou te dizer.. a cavala tem muita força, e não se micha pra bota do lado e prega-le o pau..mas tem os poréns também..
    Ela demora "bastante" pra subir a rotação.. é pesada, longa e obviamente motor de caminhão.. Então se tu tiver em uma marcha mais avançada e quiser ultrapassar precisa bate marcha, coisa que nem sempre ela aceita em uma rotação mais alta..

Obviamente que tu vai estranhar.. tu tá com uma hilux 2.8, se tu precisa ela pucha, certamente deve andar pra cima de 100 folgaaado..

abraço

Oi Rodrigo!
    Gostei do relato! isso ajuda a ter noção da Configuração OM314 + 5M + Turbo.... hehehe

Mas não se engane, meu caro, a minha Hilux é uma 95, ou seja, motor 2.8 feito pra ter força, e nem tanta velocidade..
    Para ser mais específico ainda, a velocidade de cruzeiro dela é de 100... 110 km/h... se precisar ultrapassar, dá pra esticar até uns 120... 125 km/h NO MÁXIMOO!! rsrsrs

Valeu!!
  • 15/06/2012, 21:42
    titanium
    MECAMANIACO,

Esse lance de Turbo é meio complexo para mim... eu não entendo nadinha! rsrs..
    Qual seria a pressão do turbo ideal?? Ou, ainda, o que você quer dizer como Bem Regulada??

RAFAEL,
    Tenho visto MUITOOO isto que você falou!! Muita Band Nova no Ano, mas uma verdadeira VELHARIA... cheia de podres na lata e com uma mecânica duvidosa (pelas fotos já dá para assustar - imagine pessoalmente! )

Mas me digam... Os pneus 33" são fáceis de adaptar???
    Tem muita diferença, de preço e Custo X Benefício, entre os 33 e os 35???
    Eu acho que com 35 ficaria Linda, mas não sei bem a vantagem de tê-los em uma Band cujo objetivo principal é estrada.... Acho que não seria o ideal, né?!

Muito obrigado pela ajuda, meus caros!
    Abraços!
  • 15/06/2012, 21:57
    titanium
    Fala Pecca!
    Rapaz, "ter paciencia" é um conselho muito interessante para quem nasceu de 8 meses! rsrsrs.
    e tenho exercitado bastante nestes últimos anos, por motivos diversos!

Mas é realmente uma orientação muito importante, a de ter paciência, pois muitas vezes me vejo pilhado procurando bands e tals... quando na verdade, tenho que controlar um pouco este impulso!

Valeu meu caro!
    Vamos discutindo as Configurações das viaturas e vendo quais se adequam melhor as necessidades diversas!

Abraços!
  • 15/06/2012, 22:04
    mecamaniaco
    Titanium, motor diesel mecânico é muito difícil de fazer parar de funcionar, por isso vc vê bands por aí q a anos nao vêem uma mecânica, porém isso nao é certo, o motor diesel precisa sim de manutencao, a bomba precisa estar regulada, as válvulas ajustadas e os bicos em ordem! Mesmo q esses principais itens estejam ruins a band continuara ligando e andando como se nada estivesse errado, mas vc terá a impressão de estar andando num carro 1.0 com freio de mão puxado e uma carreta de 800kg, ou seja, totalmente amarrado! Para nossa alegria nos podemos ter uma idéia de como esta o estado geral do motor monitorando a quantidade e a cor da fumaça!

O turbo nao é obrigatório, mas se vc parar pra pensar, verá q todo motor diesel fabricado de 90 pra cá em países desenvolvidos sao turbinados. Isso é pra aumentar a eficiência do motor diesel e diminuir a poluição por ele gerada, isso mesmo, diesel turbo consome e polui menos (para gerar a mesma potência é claro)!!!

Bem, como já disseram, nao de muita atenção aos veículos já turbinados por si só, pense no conjunto mecânico!
  • 15/06/2012, 22:05
    titanium
    Citação:

Postado originalmente por bandoleiro Ver Post
    Quanto a rotação ideal para manter em cruzeiro, eu utilizo o parâmetro para adequação e regulagem de implementos agrícolas. Para base de cálculo se utiliza 80% da rotação de potência máxima. No caso da band isso é 2800 x 0,8= 2240 rpm. Como podem observar esse giro não é muito para um motor que tem a faixa vermelha aos 3000 rpm. Quanto utilizar a rotação de torque máximo, que na band é 1800 rpm, o que se obtém é a melhor eficiência em termos de utilização de combustível, logo essa é a faixa de economia. Quanto a turbina, fiquei bons anos com a band sem turbina e achava suficiente. Já faz uns anos que turbinei e hoje nem a pau eu teria uma band sem turbina, vira outro veiculo.

Bandoleiro,
    aproveitando que você me esclareceu estas dúvidas, vou puxar outra! rsrsrs
    seguinte.. a Hilux 2.8 Diesel (a minha é turbo) mostra no contagiros a faixa vermelha lá para os 4500 RPM, mas nós donos de Hilux, nunca rodamos nesta faixa...
    Dizem, inclusive, que alguns que andavam com mais de 45000, depois de poucos meses, ferraram o motor...

Sendo assim, a margem de segurança seria rodar a uns 3000 RPM.. no máximo ha uns 3.500 (que nos dá 120km/h)
    Esta margem de segurança se enquadra nos cálculos que você apresentou?
    Essa margem é a MÁXIMA que devemos ir, ou é a que podemos manter longas distancias nessa media?

Desculpa as VÁRIAS perguntas! hehehe

E valeu pela força!

Abraços,
  • 15/06/2012, 22:10
    titanium
    Citação:

Postado originalmente por mecamaniaco Ver Post
    Titanium, motor diesel mecânico é muito difícil de fazer parar de funcionar, por isso vc vê bands por aí q a anos nao vêem uma mecânica, porém isso nao é certo, o motor diesel precisa sim de manutencao, a bomba precisa estar regulada, as válvulas ajustadas e os bicos em ordem! Mesmo q esses principais itens estejam ruins a band continuara ligando e andando como se nada estivesse errado, mas vc terá a impressão de estar andando num carro 1.0 com freio de mão puxado e uma carreta de 800kg, ou seja, totalmente amarrado! Para nossa alegria nos podemos ter uma idéia de como esta o estado geral do motor monitorando a quantidade e a cor da fumaça!

O turbo nao é obrigatório, mas se vc parar pra pensar, verá q todo motor diesel fabricado de 90 pra cá em países desenvolvidos sao turbinados. Isso é pra aumentar a eficiência do motor diesel e diminuir a poluição por ele gerada, isso mesmo, diesel turbo consome e polui menos (para gerar a mesma potência é claro)!!!

Bem, como já disseram, nao de muita atenção aos veículos já turbinados por si só, pense no conjunto mecânico!

Meca, eu estou tentando me fixar bastante nessa observação sua, de não focar no turbo, mas, sim, no conjunto todo!
    Pode deixar que essa lição está aprendida e estou pondo em prática! hehehehe
    Mas se, digamos, 2 Bands estiverem com valores próximos (diferença de uns 1000 no valor apenas) e a mais cara for a com turbo, considerando que estão igualmente BEM conservadas, ACHO que vale mais a pena pegar a com turbo.....
    Pensei errado, ou é por aí mesmo??? hehehehe

Mas me diga uma coisa, Meca...
    Qual é a Mandinga para identificar a Saúde do motor pela fumaça???
    Tem alguma técnica milenar que só é ensinada aos monges budistas??? Ou um mero mortal como eu pode aprender com vocês??

hehehehe

Abração e Valeu pela força!
  • 15/06/2012, 22:13
    jaime_cj-5
    14b com 5 marchas
    Olha... a minha é curta, 1994, com o 14b, NÃO é turbo, é maçarico, e 5 marchas originais (direção hidr, freio a disco, etc...)
    ...
    eu ando com ela a uns 100 ou 110 km/l....tranquilo... acho que vai até mais...
    ...
    já vi outras Band's com a mesma configuração (até mesmo mais novas) que quando vão chegando perto dos 100 k/h se tremem toda... roncam e parecem que vão explodir o motor também.... Band é complicado... tem que estar bem acertadinha... caixa, cardan, rodas, etc... para ela realmente rodar "tudo que sabe"...
    ...
    E já andei em várias com motor Mercedez também... não vou entrar aqui na discusão de qual motor é melhor... cada um cada um... mas pra mim, que a Band é o meu carro do dia-a-dia, o 14 b se presta mais... mais silencioso (não é silencioso, apenas bem mais do que o MB)... tripida beeeeeeeem menos também... é mais elástico ("a mas é só turbinar o MB")... bom, como eu já disse, a minha não precisei turbinar... eu espero que depois da obra da Casa (vou construir ano que vem) eu volte a correr atrás de uma Band pra mim... só que aí quero ter ela como segundo carro... aí quem sabe eu possa até ir atrás de uma com motor MB... até lá, fico com o 14 b que continua sendo uma Bandeirante, só que mais "sociável".

abraço
  • 15/06/2012, 22:28
    hercilio.neto
    Os motores OM314 e OM364 são motores com muito torque porém não tem muita potência.
    A performance on-road desses motores não se resolve somente alongando a relação ou aumentando o tamanho dos pneus.
    Anda normal, mas se precisar ultrapassar, complica. Em subidas longas, na serra por exemplo, perde muito a velocidade.
    A turbina resolve esse problema de falta de fôlego na estrada. Não vira um carro veloz, mas dá conta do recado.
    No transito urbano a turbina não faz tanta diferença.
  • 15/06/2012, 22:34
    titanium
    Olá Jaime!

Valeu pela presença aqui no tópico!

Meu caro, eu realmente ouvi (li) dizer que o 14B é mais silencioso que os mercedes, PRINCIPALMENTEEEE em relação ao OM314!!!
    kkkkkkkk
    Assim como, que ele é maaais elastico, que é mais potente (considerando ambos aspirados) e que TREME menos!
    hehehehe
    :D

Mas existe um fator que hoje influencia Muito! $$$$$
    Para falar a verdade, não influencia! MANDA! rsrs..
    Quero basicamente TROCAR minha Hilux, que está muito boa de mecânica (não está 100% de lata), em uma Band Longa, simplesmente por que é meu sonho... MASSSSSS na faixa de 33 mil só estou encontrando com motor OM314...
    E não estou muito disposto (em condições) de pegar um emprestimo para isso... fica até dificil de aprovar esta idéia com a Receita Federal do Lar!!
    :D

Até por que acho que o passo mais Natural seria ir evoluindo com o tempo...
    A medida que minha situação financeira for melhorando, vou melhorando a viatura ou trocando, até chegar a uma perfeita para MIM! hehehe

DE TODA FORMA, seu relato me ajudou a apliar um pouco mais a visão a respeito dos Motores!!!

Muito obrigado, meu caro!!

Forte abraço!

PS: sua Band está LINDA!
  • 15/06/2012, 22:37
    titanium
    Citação:

Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Os motores OM314 e OM364 são motores com muito torque porém não tem muita potência.
    A performance on-road desses motores não se resolve somente alongando a relação ou aumentando o tamanho dos pneus.
    Anda normal, mas se precisar ultrapassar, complica. Em subidas longas, na serra por exemplo, perde muito a velocidade.
    A turbina resolve esse problema de falta de fôlego na estrada. Não vira um carro veloz, mas dá conta do recado.
    No transito urbano a turbina não faz tanta diferença.

Xiii!!!
    Então estava entendendo a coisa meio errada.... por que o Turbo não ajuda muito na cidade?
    Isto se dá pelo fato de o turbo só abrir com rotação mais alta???

Obrigado, Hercílio!

Abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:07.