Nobres amigos, hoje, depois de muitos meses, fiz um TestDrive em uma Band.
Ela é 86 e era do Instituto Tecnológico de São Paulo... está original de tudo!
Olhem ela aqui:
Bandeirantes Longa - Ano 1986 - 1 km - no MercadoLivre
O carro está bonito!
Basicão de tudo, não tem DH, freio a disco, nada... mas tem o famoso OM314....
resultado do teste: QUE MOTORZÃO!!!!!!
Que delícia dirigir o carro!
A direção tem uns 10cm de folga
Os freios estão bons (ao menos me passou segurança)
Tem detalhes de lata (uns 7 pontos de ferrugem, do tamanho de um limão).
Pula feito um cabrito desembestado
Bancos (e todo o resto) originais.
De um modo geral o carro está BEM conservado (considerando o ano)..
De toda forma, achei CARO!! Muito caro, para não oferecer nenhum tipo de modernização.
O dono da loja só soube dizer que ela era do ITESP... nada mais...
Vi que o marcador de quilometragem marcava 98 mil km... mas não sei quantas voltas ja deu.. e o vendedor não sabia informar..
RESUMINDO, queria confirmar que minhas impressões sobre esta Band que testei hoje, confirmam exatamente o que foi dito pelos amigos, anteriormente! (em relação ao motor Om314 sem Turbo, cambio 4M, etc.)
HERCILIO, meu caro, com relação ao Turbo você disse TUDO.
Para usar na cidade, NÃO PRECISA (em absoluto) turbinar a viatura!! Tem torque para dar e vender!!
Hoje, depois de dirigir, é que realmente compreendi o que você (e outros amigos) falou no post #37..
BANDOLEIRO
Juntando o que você falou com o que o pessoal tem comentado, estou realmente entendendo a necessidade de alongar (de alguma forma) a relação da Band, considerando que vou usar ela MAIS na estrada (meu principal, senão único, uso das viaturas).
E, em função disto, terei que turbinar a viatura, pois, como o próprio Sábio Hercílio falou, o turbo serve para segurar a rotação quando o carro forçar!
Ou seja: alongar para manter um RPM baixo, há uma velocidade razoável de cruzeiro, e turbinar para o motor dar conta de segurar a onda quando precisar de mais força!
:D
Essa turma daqui é 10!
JAIME,
É isto mesmo! O pessoal aqui dá lição!!
Eu, humildemente, espero um dia aprender um pouco sobre estas Lendas, chamadas Bandeirantes.
Tenho lido vários tópicos e vejo uma ótima contribuição sua, meu caro! As dicas passadas são muito válidas!
Com relação a triangulação dos veículos, lhe digo que podemos conversar a respeito.
A Hilux é um carro muito bacana! Confortável! E, a minha, está bem confiável!
Dou prioridade a parte mecânica dela.... ela tem alguns detalhes visuais, inerentes ao fato de ser 95, ou seja, antiga. Mas de modo geral até a aparência dela está muito boa!
Forte abraço a todos!!