Powered by vBulletin

Vantagens e Desvantagens dos Motores e Configurações das Bandeirante

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/06/2012, 22:47
    hercilio.neto
    Citação:

Postado originalmente por titanium Ver Post
    Xiii!!!
    Então estava entendendo a coisa meio errada.... por que o Turbo não ajuda muito na cidade?
    Isto se dá pelo fato de o turbo só abrir com rotação mais alta???

Obrigado, Hercílio!

Abraços

São motores de muito torque. Em baixa rotação eles sobram.
    Quando se está parado no plano (ex: aguardando o semáforo abrir), dá para sair em 2.a marcha tranquilo, não precisa do turbo.
    O problema aparece quando o motor é exigido em rotações mais altas, ele perde giro. Nessa situação é que o turbo segura a onda e mantém o giro.
  • 15/06/2012, 23:02
    hercilio.neto
    Certa vez, dirigi uma Pajero. Cara, é outra condução.
    Acostumado a dirigir Band, a impressão que eu tive era de que o motor ia morrer a cada saída.
    Então é isso. Voce acostuma com a condução da Band, um motor forte, no transito, na trilha e não quer outro carro.
    Para quem usa bastante a Band em viagens, compensa turbinar. Para quem usa mais no transito e na trilha, pode deixar original.
  • 15/06/2012, 23:47
    bandoleiro
    A entrada da turbina depende muito da configuração da mesma. A configuração indicada em catálogo para toyota band realmente entra muito pouco na cidade, pois essa turbina é baseada nos caminhões mercedes com motores equivalentes. A simples alteração da caixa quente da turbina de 0.63 para 0.48 já faz a turbina entrar bem mais cedo, sem estrangular em alta. Estou usando agora uma turbina garrett híbrida, 0.50 0.48 que entra rápido e sopra muito.
  • 16/06/2012, 00:00
    bandoleiro
    Titanium. Respondendo a pergunta lá atrás, em relação ao giro ideal do motor da hillux, eu utilizo como parâmetro o que me ensinaram na faculdade, na disciplina de mecanização agrícola. Tínhamos que calcular o dimensionamento de tratores e implementos e a recomendação que os professores nos passaram era para utilizar 80% do rpm, considerando como 100% o rpm de potência máxima. Segundo as especificações dos próprios fabricantes essa era a "velocidade de cruzeiro". Vale lembrar que trator na época de safra, pelo menos nas lavouras de arroz que eu conheço trabalham 22:30 horas por dia, sendo esta 1:30 horas que sobra para trocar operador, abastecer e dar uma geral rapidinho. Conta básica que eu utilizo como referência: rotação de potência máxima X 0,8.
  • 16/06/2012, 21:35
    jaime_cj-5
    Pois é Titanium, eu, particularmente não entendo grandes coisas de mecânica pesada... (tirando o motor BF 161 do meu jeep... que é auto-explicativo e um excelente professor de mecânica)... aprendi mais com os caras daqui do fórum mesmo... escuta bem estes caras, contando sempre com a grande experiência de caras como o Hercilio.neto, que tu vai sempre chegar mais perto do que tu queres, diminuindo a margem de erro, e concequentemente aprendendo e posteriormente ensinando alguma coisa tmb...
    ...
    as coisas que posso passar de informações são mais da ordem de usuário mesmo (é só ver as informações que passei e verás que são observações de uso mesmo)...
    ...
    Meu Tio tinha uma Band, com motor mercedez... quando comprei a minha, e não entendia absolutamente nada do assunto eu disse para ele "pena que não é um motor MB... que teria mais torque"... ele ele te pronto emendou que "eu não precisava daquele torque todo... " ... e que ele sempre achou um "exagero aquele MB"... o detalhe é que ele usava para transportar toneladas de banana morro acima... quanto ao custo de manutenção... da na mesma...
    ...
    bah... eu fico falando aqui e já me da uma dor no coração de vender a minha... mas tenho conciência... casa é casa... outras viaturas virão (de preferência outra Band)...
    a propósito... como está a sua sw4? ou é hillux? tu falastes em 33 mil... se achares um comprador para a minha Band podemos fazer um negócio a três (ou 4, já achando a tua Band Longa)... se a minha sair por uns 45 mil... eu compro a tua toyota com o dinheiro... e me sobra uns trocos já... o que acha? rs...

abraço
  • 16/06/2012, 23:34
    titanium
    Nobres amigos, hoje, depois de muitos meses, fiz um TestDrive em uma Band.
    Ela é 86 e era do Instituto Tecnológico de São Paulo... está original de tudo!
    Olhem ela aqui: Bandeirantes Longa - Ano 1986 - 1 km - no MercadoLivre

O carro está bonito!
    Basicão de tudo, não tem DH, freio a disco, nada... mas tem o famoso OM314....
    resultado do teste: QUE MOTORZÃO!!!!!!
    Que delícia dirigir o carro!
    A direção tem uns 10cm de folga
    Os freios estão bons (ao menos me passou segurança)
    Tem detalhes de lata (uns 7 pontos de ferrugem, do tamanho de um limão).
    Pula feito um cabrito desembestado
    Bancos (e todo o resto) originais.
    De um modo geral o carro está BEM conservado (considerando o ano)..

De toda forma, achei CARO!! Muito caro, para não oferecer nenhum tipo de modernização.
    O dono da loja só soube dizer que ela era do ITESP... nada mais...
    Vi que o marcador de quilometragem marcava 98 mil km... mas não sei quantas voltas ja deu.. e o vendedor não sabia informar..

RESUMINDO, queria confirmar que minhas impressões sobre esta Band que testei hoje, confirmam exatamente o que foi dito pelos amigos, anteriormente! (em relação ao motor Om314 sem Turbo, cambio 4M, etc.)

HERCILIO, meu caro, com relação ao Turbo você disse TUDO.
    Para usar na cidade, NÃO PRECISA (em absoluto) turbinar a viatura!! Tem torque para dar e vender!!
    Hoje, depois de dirigir, é que realmente compreendi o que você (e outros amigos) falou no post #37..

BANDOLEIRO
    Juntando o que você falou com o que o pessoal tem comentado, estou realmente entendendo a necessidade de alongar (de alguma forma) a relação da Band, considerando que vou usar ela MAIS na estrada (meu principal, senão único, uso das viaturas).
    E, em função disto, terei que turbinar a viatura, pois, como o próprio Sábio Hercílio falou, o turbo serve para segurar a rotação quando o carro forçar!
    Ou seja: alongar para manter um RPM baixo, há uma velocidade razoável de cruzeiro, e turbinar para o motor dar conta de segurar a onda quando precisar de mais força!
    :D

Essa turma daqui é 10!

JAIME,
    É isto mesmo! O pessoal aqui dá lição!!
    Eu, humildemente, espero um dia aprender um pouco sobre estas Lendas, chamadas Bandeirantes.
    Tenho lido vários tópicos e vejo uma ótima contribuição sua, meu caro! As dicas passadas são muito válidas!
    Com relação a triangulação dos veículos, lhe digo que podemos conversar a respeito.
    A Hilux é um carro muito bacana! Confortável! E, a minha, está bem confiável!
    Dou prioridade a parte mecânica dela.... ela tem alguns detalhes visuais, inerentes ao fato de ser 95, ou seja, antiga. Mas de modo geral até a aparência dela está muito boa!

Forte abraço a todos!!
  • 17/06/2012, 11:02
    DeMelo
    Citação:

Nobres amigos, hoje, depois de muitos meses, fiz um TestDrive em uma Band.
    Ela é 86 e era do Instituto Tecnológico de São Paulo... está original de tudo!
    Olhem ela aqui: Bandeirantes Longa - Ano 1986 - 1 km - no MercadoLivre

O carro está bonito!
    Basicão de tudo, não tem DH, freio a disco, nada... mas tem o famoso OM314....
    resultado do teste: QUE MOTORZÃO!!!!!!
    Que delícia dirigir o carro!
    A direção tem uns 10cm de folga
    Os freios estão bons (ao menos me passou segurança)
    Tem detalhes de lata (uns 7 pontos de ferrugem, do tamanho de um limão).
    Pula feito um cabrito desembestado
    Bancos (e todo o resto) originais.
    De um modo geral o carro está BEM conservado (considerando o ano)..

De toda forma, achei CARO!! Muito caro, para não oferecer nenhum tipo de modernização.
    O dono da loja só soube dizer que ela era do ITESP... nada mais...
    Vi que o marcador de quilometragem marcava 98 mil km... mas não sei quantas voltas ja deu.. e o vendedor não sabia informar..

RESUMINDO, queria confirmar que minhas impressões sobre esta Band que testei hoje, confirmam exatamente o que foi dito pelos amigos, anteriormente! (em relação ao motor Om314 sem Turbo, cambio 4M, etc.)

HERCILIO, meu caro, com relação ao Turbo você disse TUDO.
    Para usar na cidade, NÃO PRECISA (em absoluto) turbinar a viatura!! Tem torque para dar e vender!!
    Hoje, depois de dirigir, é que realmente compreendi o que você (e outros amigos) falou no post #37..

BANDOLEIRO
    Juntando o que você falou com o que o pessoal tem comentado, estou realmente entendendo a necessidade de alongar (de alguma forma) a relação da Band, considerando que vou usar ela MAIS na estrada (meu principal, senão único, uso das viaturas).
    E, em função disto, terei que turbinar a viatura, pois, como o próprio Sábio Hercílio falou, o turbo serve para segurar a rotação quando o carro forçar!
    Ou seja: alongar para manter um RPM baixo, há uma velocidade razoável de cruzeiro, e turbinar para o motor dar conta de segurar a onda quando precisar de mais força!

Essa turma daqui é 10!

JAIME,
    É isto mesmo! O pessoal aqui dá lição!!
    Eu, humildemente, espero um dia aprender um pouco sobre estas Lendas, chamadas Bandeirantes.
    Tenho lido vários tópicos e vejo uma ótima contribuição sua, meu caro! As dicas passadas são muito válidas!
    Com relação a triangulação dos veículos, lhe digo que podemos conversar a respeito.
    A Hilux é um carro muito bacana! Confortável! E, a minha, está bem confiável!
    Dou prioridade a parte mecânica dela.... ela tem alguns detalhes visuais, inerentes ao fato de ser 95, ou seja, antiga. Mas de modo geral até a aparência dela está muito boa!

Forte abraço a todos!!

Titanium
    Realmente tá cara! Só para vc ter uma idéia, comprei a minha este mês: 90, longa, OM314, turbo, 4 marchas sincronizadas, DH, AC, Freio a disco (hidrovácuo) dianteiro, bancos de couro, guincho, bagageiro no teto, snorkel, tanque de combustível extra em inox, som, dvd, alarme, tapeçaria e lataria em perfeito estado, macaco hightlift, estepe extra - R$ 38.000,00.
    Procure com calma que vc encontrará a Band certa. Eu, do momento que me interessei pela Band até a compra, foram 5 anos de pesquisa e ums dois procurando!!!
    Abçs
    Muerilo
  • 17/06/2012, 15:13
    rbata
    Titanium, um dos testes pra ver se o motor está bom, é dar a partida nele e verificar se não está soprando muito ar pela tampa de óleo do cabeçote.

Você desrosqueia a tampa do cabeçote, acho que é 1/4 de volta e ela já está solta... mas vc deixa ela ali no lugar.. não tira fora a tampa.... ela deve ficar dando um pulinho e sendo sugada de volta.... se o motor estiver ruim, ela vai pular forte e pra fora do motor... isso eu vi um meca fazendo/explicando... mas não sei se é alguma macumba ou se realmente é um método confiável.

Fora isso tem que verificar a cor e quantidade de fumaça.... o normal é um pouquinho de fumaça branca na partida em dias frios.... e tb um pouco de fumaça quando se troca de marcha subindo muito a rotação.... porém em marcha lenta com o motor quente e andando na boa ela não deve fumaçar não.... bom vc tem uma diesel já... é o mesmo conceito.

Outra coisa, se vc quer band LONGA, acho que vai ser impossível encontrar uma mais nova que 1994.... acho que eu nunca vi uma band longa com motor Toyota, só com motor MB mesmo e a grande maioria vai ser de 91 pra baixo... então isso já restringe bem a sua busca.

E isso que disseram sobre a turbina na band é verdade... na cidade ou em trilhas não faz a menor falta, a band tem sobra de motor, é perfeita em trilhas, vc consegue enfrentar obstáculo, erosões, etc só na marcha lenta e ela não morre de jeito nenhum. Inclusive, se vc deixar a marcha lenta dela um pouco mais acelerada, é possível pisar levemente no freio e mesmo assim ela não morre, continua indo em frente, isso as vezes é útil em trilhas... mas tenta fazer isso num motor a gasolina. A mesma coisa em subidas... o motor a gasolina geralmente vc precisa chegar com giro alto pra não perder força... ou precisa ter uma bela redução.... na band não... vc chega na marcha lenta e encara qualquer subida em baixíssima velocidade.

A turbina só traz benefícios na estrada. A minha começa a ganhar pressão com 1200rpm... vc consegue sentir a turbina contribuindo quando chega nuns 1500rpm e a pressão está perto de 0,4~0,5bar.... mas na estrada, entre 90 e 110km/h, em quinta marcha a pressão se mantém sempre acima de 0,5bar... e qualquer pisadinha ela sobe para 1,0~1,2bar.... não precisa reduzir marcha quase nunca, ela encara qualquer subida...

E caso vc encontre uma band boa, porém sem turbina, vc vai gastar em torno de 3000~3500 reais para fazer o upgrade básico (é possível gastar mais.... se colocar turbina de marca melhor, intercooler, etc, a brincadeira pode ir longe). Então pode curtir um tempo a band aspirada e quando juntar mais dinheiro já coloca a turbina. É interessante vc conseguir comparar o antes e o depois, o carro se transforma.
  • 17/06/2012, 19:09
    Dimasi
    Conheço uma longa 2001, segundo dono, com guincho ekron, bloqueio selecionável nos dois eixos etc... verdadeira mosca branca. Mas não tem negócio.
  • 17/06/2012, 22:31
    titanium
    DeMelo, excelente aquisição a sua!
    Num preço bem interessante! Por algum acaso, era uma marrom? rsrs

Estou pesquisando e certamente na hora certa aparecerá uma boa oportunidade!
    ;)

Valeu!

Abraços

Citação:

Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Titanium
    Realmente tá cara! Só para vc ter uma idéia, comprei a minha este mês: 90, longa, OM314, turbo, 4 marchas sincronizadas, DH, AC, Freio a disco (hidrovácuo) dianteiro, bancos de couro, guincho, bagageiro no teto, snorkel, tanque de combustível extra em inox, som, dvd, alarme, tapeçaria e lataria em perfeito estado, macaco hightlift, estepe extra - R$ 38.000,00.
    Procure com calma que vc encontrará a Band certa. Eu, do momento que me interessei pela Band até a compra, foram 5 anos de pesquisa e ums dois procurando!!!
    Abçs
    Muerilo

• 17/06/2012, 22:41
    titanium
    Citação:

Postado originalmente por rbata Ver Post
    Titanium, um dos testes pra ver se o motor está bom, é dar a partida nele e verificar se não está soprando muito ar pela tampa de óleo do cabeçote.

Você desrosqueia a tampa do cabeçote, acho que é 1/4 de volta e ela já está solta... mas vc deixa ela ali no lugar.. não tira fora a tampa.... ela deve ficar dando um pulinho e sendo sugada de volta.... se o motor estiver ruim, ela vai pular forte e pra fora do motor... isso eu vi um meca fazendo/explicando... mas não sei se é alguma macumba ou se realmente é um método confiável.

Fora isso tem que verificar a cor e quantidade de fumaça.... o normal é um pouquinho de fumaça branca na partida em dias frios.... e tb um pouco de fumaça quando se troca de marcha subindo muito a rotação.... porém em marcha lenta com o motor quente e andando na boa ela não deve fumaçar não.... bom vc tem uma diesel já... é o mesmo conceito.

Outra coisa, se vc quer band LONGA, acho que vai ser impossível encontrar uma mais nova que 1994.... acho que eu nunca vi uma band longa com motor Toyota, só com motor MB mesmo e a grande maioria vai ser de 91 pra baixo... então isso já restringe bem a sua busca.

E isso que disseram sobre a turbina na band é verdade... na cidade ou em trilhas não faz a menor falta, a band tem sobra de motor, é perfeita em trilhas, vc consegue enfrentar obstáculo, erosões, etc só na marcha lenta e ela não morre de jeito nenhum. Inclusive, se vc deixar a marcha lenta dela um pouco mais acelerada, é possível pisar levemente no freio e mesmo assim ela não morre, continua indo em frente, isso as vezes é útil em trilhas... mas tenta fazer isso num motor a gasolina. A mesma coisa em subidas... o motor a gasolina geralmente vc precisa chegar com giro alto pra não perder força... ou precisa ter uma bela redução.... na band não... vc chega na marcha lenta e encara qualquer subida em baixíssima velocidade.

A turbina só traz benefícios na estrada. A minha começa a ganhar pressão com 1200rpm... vc consegue sentir a turbina contribuindo quando chega nuns 1500rpm e a pressão está perto de 0,4~0,5bar.... mas na estrada, entre 90 e 110km/h, em quinta marcha a pressão se mantém sempre acima de 0,5bar... e qualquer pisadinha ela sobe para 1,0~1,2bar.... não precisa reduzir marcha quase nunca, ela encara qualquer subida...

E caso vc encontre uma band boa, porém sem turbina, vc vai gastar em torno de 3000~3500 reais para fazer o upgrade básico (é possível gastar mais.... se colocar turbina de marca melhor, intercooler, etc, a brincadeira pode ir longe). Então pode curtir um tempo a band aspirada e quando juntar mais dinheiro já coloca a turbina. É interessante vc conseguir comparar o antes e o depois, o carro se transforma.

Olá Rafael!
    Meu caro, confesso que fiquei, de certa forma, impressionado com o rendimento do motor OM314 Aspirado!
    Pelo que a turma fala aqui, achei que ele fosse BEM mais fraco!
    Mas não! É muito forte!
    Fico aqui imaginando uma Turbinada, que até hoje não tive oportunidade de dirigir..

Esse lance do turbo, para mim que vou usar o caro 80% das vezes na estrada, acaba sendo importante.

DIMASI, certamente esta Band do seu amigo é uma raridade!
    Pois única Longa que vi com motor Toyota foi a do Cesar, mas ela foi reformada completamente, etc! É OUTRO NÍVEL!

A busca permanece, amigos!

Valeu pela preciosa ajuda!

Abraços
  • 17/06/2012, 23:19
    junior888
    Citação:

Olá Rafael!
    Meu caro, confesso que fiquei, de certa forma, impressionado com o rendimento do motor OM314 Aspirado!
    Pelo que a turma fala aqui, achei que ele fosse BEM mais fraco!
    Mas não! É muito forte!
    Fico aqui imaginando uma Turbinada, que até hoje não tive oportunidade de dirigir..

Esse lance do turbo, para mim que vou usar o caro 80% das vezes na estrada, acaba sendo importante.

DIMASI, certamente esta Band do seu amigo é uma raridade!
    Pois única Longa que vi com motor Toyota foi a do Cesar, mas ela foi reformada completamente, etc! É OUTRO NÍVEL!

A busca permanece, amigos!

Valeu pela preciosa ajuda!

Abraços

Como assim achou que o OM314 era fraco??hehehe... claro que é forte, afinal é um motor de caminhao :violao:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:33.