se for uma estaca de ferro tipo aquelas que se utiliza pra fazer o aterramento em casa talvez fosse mais seguro...
Versão Imprimível
deixa o desenho pra la...
a ideia é mais ou menos assim: ter uma haste fixa pra ancora, com a argola onde va passar o gancho do guincho. na outra ponta, em vez de uma pa unica (tanto faz se fixa ou dobravel), ter a possibilidade de trocar a pa, e em situaçoes de solo argiloso usar uma pa mais estreita, e no caso de solo arenoso, usar uma pa mais larga. ou seja, compensar a capacidade do solo em ser desestruturado com o tamanho da pa, e ter uma pa pra cada situaçao.
se ainda estiver complicado de entender, avisem que tento mais uma vez. mas a acentuaçao nao tem jeito... o problema eh no teclado.
:arrow:
:pensativo: :pensativo: Já que é pra carregar uma pá o negócio é levar a pá dimensionada para a situação mais crítica para o seu 4x4, pois desta forma vc sai de qualquer enrosco com apenas uma pá... sem ter que levar mais de uma para atender os vários níveis de terreno.
Se for levar toda a tralha pra trilha a lista não é tão grande assim, mas pesa e nem todos tem espaço pra isso:
:arrow: cinta de reboque de 6 metros;
:arrow: cinta de reboque de 3 metros;
:arrow: pelo menos 2 anilhas (eu carrego 4);
:arrow: Hi-lift e seus acessórios;
:arrow: patesca;
:arrow: chibanca... ou pá e enchada;
:arrow: prancha de desatolagem;
:arrow: pá de ancoragem.
[]'s com quase toda tralha embarcada.. ainda não tenho a prancha e a pá de ancoragem.
ja to imaginando a cara que voces vao fazer, mas o meu nao é 4x4 nao! é um bajusca que ainda vou fazer o lift, e que tem guincho MANUAL na dianteira. minha preocupaçao com o guincho, alias, vem principalmente da minha necessidade de sempre estar ali do lado dele pra aciona-lo com a alavanca. imagina se um cabo de aço estoura! por isso uso uma fita de cinto de segurança de 7 metros, sempre com galhos e tapetes por cima.
Só descordo do tamanho da cinta... eu uso uma de 06 e uma de 10 metros a ainda acho ewsta ultima (10) curta... acho que seria ideal uma cinta de 20 metros... assim vc pode usa-la em U dobratando a resistência...
Sugiro incluir um carpete velho... pois serve tanto pra deitar embaixo da viatura, quanto pra por em cima do cabo de aço ou ainda enrolar toda tralha...
E recentemente estou tb com uma cordinha de 50 metros por 12 mm...
Mandou bem Murillus,
:concordo: :concordo: eu tb uso cinta de 10 metros, mas a de 6 metros é mais comum e já faz a função de unir a ponta do cabo do guincho com a ponta da outra cinta ou a ancoragem de outra viatura. Na turma que andamos sempre temos cinta sobrando, mas não devemos contar com isso, pois quando estivermos sozinho não tem pra onde correr.
No caso do carpete uso mantas de borracha que sobraram quando fiz os tapetes da viatura. É imprescindível a colocação de peso sobre o cabo do guincho e ainda assim não devemos ficar na linha de ação do cabo.
Além de corda sempre levo umas cintas catraca.... na última trilha do pinheirinho que fiz tive que amarrar a minha caixa de direção com o cabo do guincho e mais 02 cintas catracas... deixando assim a caixa de direção amarrada na longarina, pois o parafusos foram pro saco no meio da trilha!!!
Desde que vc saiba o que fazer é sempre bom levar um boa caixa de ferramentas e peças de reposição com correias, óleo de carter, óleo de freio e Direção Hidráulica. Na última trilha que fiz com o meu Engesa o diferencial dianteiro simplesmente soltou a tubeira da bola do Dana 30 !!! Tivemos que remontar tudo no meio do mato..... ainda bem que eu tinha todas as ferramentas, pois caso contrário só tiraria ele de lá com helicópitero de carga. :parede: :parede:
Massss mesmo que seja num Baja... se vc pode levar apenas uma pá de ancoragem para que levar duas :?:
[]'s
a intençao na verdade nao era carregar as duas, mas ter as duas, e so levar a que fosse necessaria em cada tipo de trilha, ja sabendo o que se poderia encontrar. se for pra ter uma so, melhor uma grande que garanta a ancoragem na areia, mas justamente pelo tamanho ela pode nao entrar como deveria na terra argilosa e ate dobrar por seu ponto de apoio na haste de ancora estar muito longe da porçao enterrada da pa. tudo isso hipoteticamente... mas vi um post aqui no forum em outro topico que achei muito bom:
na teoria, tudo se explica e nada funciona:pensativo:
na pratica, tudo funciona, mas ninguem sabe porque:shock:
na trilha juntamos os dois: nada funciona e ninguem sabe porque!:parede:
bem que todos gostariam que existisse um unico veiculo que fosse bom pra asfalto e tambem pra rodovia, assim como gostariamos que existisse que existissem mulheres que fossem excelentes na cama e tambem na cozinha... mas nao é bem assim que funciona.
Seria usar uma corda de 12mm, ancorada em um ponto traseiro e enrrolada parcialmente em um pneu traseiro no sentido contrario a rotação do mesmo.
Engate a ré, e peça a um amigo para orienta-lo na velocidade. Aos poucos, a corda traciona e começa a subir pelo pneus e levantando ele. Jogue debaixo, alguma vegetação ou pedra e continue acelerando lentamente até livrar a roda. Quando sair, puxe a corda pela lateral externa do pneu.
:grin: