Powered by vBulletin

Atolado sozinho com guincho sem apoio

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 12/07/2007, 22:21
    Luciano SHAKALL
    Citação:

Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post

" ... Viajei agora num lance:

Um tubo que dê pra passar o cabo do guincho relativamente folgado (com gancho e tudo...). Esse tubo seria fixado - e protegido - embaixo do Jipe,
    indo da frente até a traseira. Dentro desse tubo, teria um cabo igual ao do guincho, com o comprimento mais ou menos do tamanho do tubo,
    e teria olhais e ganchos nas duas pontas. Tais ganchos ficariam presos de aguma forma que estivessem "sempre a mão" nas extremidades do tudo
    (e não no meio dele), mantendo o cabo do tubo relativamente esticado (mas não tensionado). O tubo poderia ter tampas para não encher de lama e areia.
    Quando acontecesse uma situação como a descrita pelo Nivoide, tiraria-se as tampas do tubo, conectaria-se o cabo do guincho nesse cabo do tubo
    (através dos ganchos de ambos), e usaria o gancho da parte de trás do cabo do tubo para ancoragem... :dance:

[]'s viajantes..."

E aí, CAmaRAdas...
    Alguém pode atestar a viabilidade técnica da coisa :grin: , ou "jogar um balde de água fria" de vez :( ?

[]'s preparados para as pedradas...
  • 15/07/2007, 23:23
    Alexandre Vaz Ferreira
    Também fiquei curioso de ver como funciona este suporte da âncora...explica aí Leo:concordo:

[]s
  • 22/07/2007, 18:51
    Edintruder
    Citação:

Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    E aí, CAmaRAdas...
    Alguém pode atestar a viabilidade técnica da coisa :grin: , ou "jogar um balde de água fria" de vez :( ?

[]'s preparados para as pedradas...

Luciano,
    Acho a idéia boa, tanto é que eu tinha vontade de fabricar um guincho instalado no centro do chassis da Ranger, atrás da Caixa de transferência aonde um cabo poderia sair pela frente ou pela traseira da caminhontete através de guias instalados ao longo do chassis.
    Até andei bolando uma tomada de força por corrente junto ao cardan traseiro, aonde a força seria passada por uma luva de acoplamento manual por alavanca e o enrolar ou desenrolar seria mediante o giro do eixo cardam. Só serviria para a Ranger enquanto patinasse, pois não teria como funcioná-lo com a caminhonete parada. Seria um sistema muito simples e barato com uma mecânica descomplicada, porém não achei necessário pra mim fazer tal invento.
  • 11/09/2007, 15:32
    MARCELO VITARA SUBMARINO
    Citação:

Postado originalmente por JrGurak Ver Post
    Uma boa é sempre ter o telefone dos amigos, afinal, amigo é pressas coisas:concordo:

E se for lugar afastado de qualquer meio de comunicação, e sem sinal de CEL. Já me aconteceu uma vez, e só fui salvo graças aos meus grandes amigos Familia Bacalhau, que faziam a trilha ao contrario, senão tinha ficado por lá. Conselho - :discordo:NUNCA faça qualquer trilha sozinho, sem equipamentos, mesmo se for em estradões de terra. ou então leve sempre um cel by satelite. Abs
  • 11/09/2007, 23:33
    RegisCandeia
    Olha o que passei nesse final de semana... atolei a Sedex num resto de lavoura de arroz... chão mole, parecido com banhado, mas com um agravante... umas "taipas" ou "barrancos" artificiais, feitos justamente para segurar a água, até mesmo em cima do morro. Assim, eu era obrigado a andar entre esses "barrancos", circulando o morro prá tentar chegar na parte de cima. Sem apoio para o guincho, consegui tirar a camionete do meu amigo, que estava mais atrás, com as pranchas de desatolagem. Depois, usei a camionete dele como âncora e saí com o guincho.
    Seguimos no caminho e atolamos de novo, mais ou menos um quilômetro à frente. Só que dessa vez, prá piorar, a camionete dele ficou na "avenida" ao lado, ou seja, em posição lateral à minha e um pouco mais atrás, não dava para usar como âncora, e o que é pior... as pranchas ficaram no barro, lá atrás no primeiro atoleiro...
    Depois de empurra-empurra, balança, patina, minha última jogada: murchei os pneus. Daí ela saiu, muito lentamente (centímetro a centímetro, incrível), de repente tracionou, e só parei quando consegui achar um lugar seco, uns duzentos metros longe. Como não tenho tanta espia no guincho, aproximei o máximo possível, dessa vez de frente, emendei duas cordas, uma cinta, um cordão de sapato, o tira do crachá do serviço, mais um zequinha agarrado no pára-choques, e conseguimos sair.
  • 12/09/2007, 11:52
    akio nishikawa
    Citação:

Postado originalmente por RegisCandeia Ver Post
    Olha o que passei nesse final de semana... atolei a Sedex num resto de lavoura de arroz... chão mole, parecido com banhado, mas com um agravante... umas "taipas" ou "barrancos" artificiais, feitos justamente para segurar a água, até mesmo em cima do morro. Assim, eu era obrigado a andar entre esses "barrancos", circulando o morro prá tentar chegar na parte de cima. Sem apoio para o guincho, consegui tirar a camionete do meu amigo, que estava mais atrás, com as pranchas de desatolagem. Depois, usei a camionete dele como âncora e saí com o guincho.
    Seguimos no caminho e atolamos de novo, mais ou menos um quilômetro à frente. Só que dessa vez, prá piorar, a camionete dele ficou na "avenida" ao lado, ou seja, em posição lateral à minha e um pouco mais atrás, não dava para usar como âncora, e o que é pior... as pranchas ficaram no barro, lá atrás no primeiro atoleiro...
    Depois de empurra-empurra, balança, patina, minha última jogada: murchei os pneus. Daí ela saiu, muito lentamente (centímetro a centímetro, incrível), de repente tracionou, e só parei quando consegui achar um lugar seco, uns duzentos metros longe. Como não tenho tanta espia no guincho, aproximei o máximo possível, dessa vez de frente, emendei duas cordas, uma cinta, um cordão de sapato, o tira do crachá do serviço, mais um zequinha agarrado no pára-choques, e conseguimos sair.

Palpite azedo:
    Sera que se vc. fizesse uma ancora com um pedaço de pau da seguinte maneira: fixasse o cabo do guincho nele, abaixo da metade do comprimento desse pau,um pouco a frente da sua viatura, pedisse para o Zequinha segurar esse pau (no bom sentido) inclinando a parte superior uns 45graus em relaçao a vertical, para frente e ao tracionar o guincho, o pau nao funcionaria como uma ancora e assim haveria um ponto de apoio, desatolando com mais facilidade a viatura... deu pra entender??rs. Parpite azedo nao faz mal pra ninguem!rs
  • 12/09/2007, 22:45
    RegisCandeia
    Entendi a idéia, e acho que funcionaria. O único problema era achar um pau que funcionasse (no bom sentido). O palanque mais próximo devia estar a uns três quilômetros de distância, devidamente preso na cerca...
  • 14/09/2007, 08:34
    Edintruder
    A idéia do pau do zequinha (Ui!!!) pode dar certo se ele for o He-man!!!
  • 14/09/2007, 12:11
    akio nishikawa
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A idéia do pau do zequinha (Ui!!!) pode dar certo se ele for o He-man!!!

Por favor nao citar diferenças raciais de Zequinhas ok? Se nao pode azedar de vez!!kkkkk
  • 05/10/2007, 08:37
    agropoks
    entao, taa pensando em trocar o pau do zequinha pelo ferro do zoega... akela gambiarra mal feita dele axo que pode funcionar, mas pensava em fazer ela diferente pra "maça do amor". e pensava ssim: no final, onde ele soldou direto a pá, soldaria um tipo de travessa com alguns furos, e teria umas 3 pas diferentes pra cada tipo de terreno, pq uma pa mto larga pra areia nao entraria em alguns solos mais argilosos, e nem a pa estreita pra argila seguraria o peso da viatura na areia. dai dependendo do tipo de terreno era soh trocar a pa, parafusando ela nos tais furos da travessa. enteram ou qrem q desenhe? essa pa eu tava pensando em pegar uns discos de arado la no sitio pra fazer. eh resistente e todo sitiante tem uma coleçao de disco de arado quebrado, ou seja, eh de graça!

zoega, me empresta a solda de novo pra fz isso????

abraços! au revoir!
  • 26/10/2007, 18:28
    MARCELO VITARA SUBMARINO
    Citação:

Postado originalmente por agropoks Ver Post
    entao, taa pensando em trocar o pau do zequinha pelo ferro do zoega... akela gambiarra mal feita dele axo que pode funcionar, mas pensava em fazer ela diferente pra "maça do amor". e pensava ssim: no final, onde ele soldou direto a pá, soldaria um tipo de travessa com alguns furos, e teria umas 3 pas diferentes pra cada tipo de terreno, pq uma pa mto larga pra areia nao entraria em alguns solos mais argilosos, e nem a pa estreita pra argila seguraria o peso da viatura na areia. dai dependendo do tipo de terreno era soh trocar a pa, parafusando ela nos tais furos da travessa. enteram ou qrem q desenhe? essa pa eu tava pensando em pegar uns discos de arado la no sitio pra fazer. eh resistente e todo sitiante tem uma coleçao de disco de arado quebrado, ou seja, eh de graça!

zoega, me empresta a solda de novo pra fz isso????

abraços! au revoir!

Não entendi nada com este vocabulario de Chat, favor traduzir para o portugues ou ingles ou françes. rsrsrsrs, esses mininu que fica o dia interim nos chat da vida ....
  • 25/12/2007, 16:05
    agropoks
    nossa! faz dois meses que nao via o topico. concordo que faltou didatica na explicaçao...
    ainda esse ano vou DESENHAR (nao, eu nao sei usar autocad e por isso vou fazer no paint brush. ou no papel e depois escanear) e posto aqui a o resultado.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:36.