Vão algumas informações honestas, sem glorificações de carro.
Comprei um Samurai 1997 ha pouco tempo depois de 2,5 ANOS DE BUSCA. Meu foco, pra ser sincero, sempre foi o Grand Vitara (3portas entre 1999 e 2001) ou Vitara 4portas 1997.
Como apareceu o Samurai, foi ele mesmo. Principalmente pela robustez, confiança e originalidade.
FUJA mas pra bem longe de Samurai com adaptações na mecânica e/ou elétrica. Podem falar o que quiser, inclusive te apresentarem uma bíblia. FUJA.
O lance do 'conforto' é bem relativo. Eu já li coisas absurdas aqui no fórum em relação à isso, inclusive sobre consumo.
Ao meu ver, 90% dos amigos focam o Samurai para uso off-road e se quer, param pra anlisar possíveis usuários para uso on-road. Isso foi um divisor de águas na minha busca por informações do carro. Enfim....
Se bem cuidado e, se possível, original (como o meu - ano 1997), o consumo fica na casa dos 10km/l na cidade. O meu, na estrada, marcou 12,5km/l. Isso, meu amigo, é um jipe. Qual jipe a gasolina tem essa marca de consumo? NENHUM. Salvo alguns Vitaras e Jimnys.
Jimny é uma proposta mais nova, com mais tecnologia e conforto. Isso reflete o seu valor final.
Vitara possui maior conforto e encara trilhas da MESMA forma. A diferença é que o Samurai (principalmente os até 95) são mais robustos e de melhores adaptações para o uso off-road. Os acima de 1996 possuem mais conforto a bordo, devido à mudanças na suspensão.
Tenha certeza de que o carro NÃO te dará qualquer trabalho (se pegar um original em ótimo estado). Na cidade é tranquilissimo de manobrar, estacionar e não é visado para roubos. Apesar de não ter direção hidráulica, é leve e fácil de tocar. Certamente você sentirá TODAS as imperfeições de nosso asfalto brasileiro (tosco e com 65% dos materiais alterados) mas não chega a ser algo 'impossível'. Sugiro trocar os bancos dianteiros para melhor conforto geral.
Já na estrada, ele rende bem (para um carro desse porte - leia-se: peso/potência/dimensão). Vai serenamente até 110km/h. Acima disso também vai porém mesmo nas retas eu acho arriscado por sua altura do solo. Claro que a acústica não é das melhores, você escutará o motor como se estivesse dentro do capô mas... com um som furreca, no volume médio de 28-30 você não escutará nada além da música.
Antes do Samurai, eu estava com um Ford Ka 1.6 2007. Carro EXCELENTE. Achei que fosse sentir muita diferença.... Senti. Hoje, sou bem mais feliz.
Espero ter ajudado com informações sinceras, sem puxasaquismo, sem ostentações de off-road e com uma visão mista do carro.
Abraços,