Cuidado com gambiarras, snorkel deve ter um minimo de projeto para não estrangular o motor, deve ter tb um dreno na parte mais baixa para retirar a agua que possa entrar depois de uma chuva/lavagem,o snorkel do meu Vitara fica direto sem o dreno,só coloco antes de trilha com travessias de rios ( aprendi com o Fernando do Vitara Bravo ), tenho um Amigo que teve problemas com o snorkel de Vitara sem dreno.
Comprei o meu na RC 4x4 e veio com tds as peças, inclusive gabarito para furação.
Dreno é uma saida para a agua que entra por chuva ou lavagem, fica na parte mais baixa do snorkel antes da entrada na lataria,vem com um parafuso para fechar quando for passar por alagados, se quiser amanhã coloco uma foto.
O snorkel que não tem o dreno, ou que tem e Vc deixa tampado direto, pode encher de agua de chuva ou de agua de uma lavagem e vai causar justamente o que era para ser evitado: calço hidraulico , imagina um tubo onde só pode passar ar ficar cheio de agua .
André, seguem as fotos . Não precisa furar o filtro de ar, usa a entrada original do vitara , tem que desmontar o acabamento plastico da caixa de roda, retirar o sistema original de aspiração e instalar o snorkel.