Léo... na verdade, o bloqueio tem mais utilidades em trilhas com erosão, pedras....em situações em que o carro fica no chamado X, onde por exemplo, a roda dianteira esquerda e a traseira direita ficam sem tração, fazendo que o carro não tenha tração suficiente para sair do obstáculo. Neste caso se você tem o bloqueio no diferencial traseiro por exemplo, ele "manda" a força para roda que está com tração bloqueando o trabalho do diferencial de dividir a força entre as duas rodas. Como você disse, em atoleiros ele também contribui bastante, fazendo esse mesmo trabalho... agora apenas em subidas ingrimes caso não haja valas, pedras maiores, o 4x4 normal sobe de boa....
nesse vídeo, a subida era forte e tinha bastante irregularidades, dá para reparar quando o carro dá uma "fraquejada" e o bloqueio faz o seu serviço... no caso do Vitarinha, era bloqueio traseiro...
https://www.youtube.com/watch?v=2flzm0SXMgw
esse outro vídeo explica um pouco a diferença de bloqueio e sem...
https://www.youtube.com/watch?v=0RL_LBOzyPQ
abs!!!