hehe Não sou expert, e na verdade estou bem longe disso, mas como sou curioso e já tive de quase todos os suzukis, tenho alguma experiência no uso deles.
Como já foi dito o vitara é mais facil, e por já estar nisso ha mais tempo, relativamente mais barato de preparar para trilha, tem mais variedade de peças e fornecedores, mas todos grandes (ex. RC 4x4), já estão com linha de produtos pra eles a cada dia maior, acho que são uma evolução natural do vitara, para que não quer sair da linha.
Em trilha o para mim ponto mais negativo para os GVs é o sistema de acionamento do 4x4, que tem uma bomba de vacuo, situada atras do parachoque, se tiver algum problema com ela vc fica sem a tração dianteira!!
O melhor é uma roda livre manual, que acredito seja facil adaptar.
Os GVs tem motor de 16v (1.6 e 2.0), e como todos, pouca força em baixa rotação, ponto negativo também...
Peças de lataria (GV) possivelmente mais caras e dificeis de encontrar...
Mas eles compesam no prazer e conforto em dirigir, pelos freios mais eficientes e em outros detalhes, a meu ver um GV Sport (como o meu), 3 portas 2.0 16v, bem preparado para trilha... ficaria MUITO bom.
E na parte "carro", os GVs são muito superiores à muito carro por ai...
Acho que carro usado, qualquer tipo, vale mais pelo modo que o antigo dono o usou e cuidou.
Mas se quiser um carro eficiente, e usa-lo ao menos 60% do tempo para em trilha... va de samurai... hehe