Chrisb e Fernandão,
Eu já sabia deste jeito, só queria saber se há realmente uma medida padrão. Tipo encontrada no manual do jipe. Mas mesmo assim valeu.
Abs
Versão Imprimível
realmente, achei o consumo do óleo do motor meio fora do normal. pra amenizar isso, na última troca coloquei bardahl prolonga e castrol GTX. diminuiu bastante o consumo de óleo!
[]´s
Olá amigos,
O meu vitara 5p 1.6 16v está queimando oleo branco no momento da partida a frio. Da segunda partida em diante e já com o motor quente, não percebo essa queima. Alguem já teve este problema ?
Agradeço se puderem me ajudar.
Gonga,
Oleo branco ? não conheço ! Hehe !!
Se ao ligar com motor frio sai uma fumaça branca, você deve ter uma folga nos aneis e pistons, o oleo está passando por estas folgas no cilindro.
Deste a ultima troca de óleo eu já coloquei uns 2 1/2l de óleo para manter sempre no nível. Levei ao mecanico e o mesmo verificou que a buraco da segunda vela tava sujo com óleo, inclusive o encaixe do cabo de velas tava sujo com óleo tb. Diante disso o mecanico tem certeza que o oleo ta passando para este burado e descendo para a câmara de combustão do 2º cilindo.
Antes meu carro não fumaçava nada! Hoje em dia ele sempre fumaça quando eu ligo, depois para de fumaçar....!
Segundo o mecanico basta trocar o anel de borracha que veda o compartimento onde a vela se encontra que o problema será resolvido.
Alguem já passou por esse problema??? Não consigo entender como o óleo consegue descer até a camera de combustão se a vela é rosqueada e bem apertada!
Henrique;
Como estão teu retentores de válvulas? Dê uma olhada neles.
Boa Gonga, bom saber.:concordo:
Bom dia a todos.
Já venho acompanhando o fórum há bastante tempo e nestes quase 3 anos como proprietário de um Vitara, o fórum sempre me foi útil.
Então vamos lá:
Possuo um Vitara 1.6 8v 97 com 185 mil Km rodados. Desde que comprei há 50 mil km atrás, inclusive o dono anterior me alertou, ele vem baixando óleo.
No começo eram 2 litros a cada 5 mil Km. Atualmente está girando em torno de 1 litro a cada 1 mil Km.
Então antes de mandar fazer o motor, resolvi ajeitar todos os pontos de vazamento, trocando o retentor do volante, retentor do distribuidor, retentor do eixo piloto, junta de tampa de válvulas e para garantir troquei também os retentores de válvula.
Na mesma ocasião solicitei ao mecânico que limpasse os respiros da tampa de válvula, pois o TBI estava sempre sujo de óleo.
Pois bem, depois de tudo isso o consumo continua o mesmo e o TBI continua ficando sujo de óleo.
Outros pontos:
-Não notei perda de potência.
-Não solta fumaça e nem dá cheiro de óleo queimado.
-As velas não estavam sujas de óleo.
-O cano de descarga não está oleoso por dentro, somente fuligem preta.
-Retirei o respiro e acelerei o carro. Não espirrou óleo, somente um pouquinho de fumaça branca.
Minha pergunta:
- Li a respeito de uma Válvula PCV. Será que ela pode ser a causadora deste consumo exagerado?
Agradeço as respostas.
Daniel
Olá amigo, meu problema é parecido com o seu...o carro deu um esquente e queimou a junta, teve que dar um passe no cabeçote e o mecânico falou que já estava no último corete e teria que por uma junta sob medida, blz...
Feito o serviço com o tempo o carro começou a fumaçar e baixar óleo, fumaçava quando ligava, andando, passando marcha, de todo jeito...
Bem, fiz o serviço, foi trocado todos os guias de vávulas e retentores assim como 5 sedes de vávula e arranquei a junta e coloquei uma original na altura correta...BLZ
Resumo...o carro parou de fumaçar, guando liga, passa marcha...MAS continuou baixado óleo, mas só quando pego a estrada pra viajar, na cidade não baixa nada...Curioso não? Pois bem, troquei essa Vávula PCV que vc falou e nada...
Agora estou planejando parar a viatura pra trocar os anéis, foi a única coisa que não foi verificado por que o meanico falou que estava OK, mas...
Fica aí o meu relato...
Valeu pelo relato.
Já encomendei essa válvula PCV, deve chegar até o final da semana.
Até já estou conformado em ter que retificar o motor, completei o óleo novamente hoje e acho que já está beirando 1 litro a cada 500 km.
Mas o mais impressionante é que o carro não fuma e o motor como o próprio mecânico falou está "redondinho".
Qualquer outra ajuda ou relato eu agradeço.
Daniel