-
Dois fatores interferem na leitura induzindo a um erro próximo ao nível máximo. Tem um efeito gargalo em que com pouco óleo sobe muito o nível, e a inclinação do chão.
Leituras na vareta muito próximas ao nivel máximo não são precisas, pelo gargalo e pela inclinação do carro. Para quantificar quanto óleo está sendo consumido acho que somente medindo o volume de óleo na hora da troca.
-
Verificar Óleo
Eu sempre verifico com o carro no plano e pela manhã antes de ligar o carro,
retiro a vareta, verifico, e coloco novamente no lugar...repito +/- 3 vezes pra ter certeza.
-
Encomendei essa válvula PCV na Suzucar, mas como não tinham no momento, resolvi tirá-la para verificar.
Ela estava muito suja e travada aberta. Fiz uma lavagem com gasolina e ela voltou a funcionar.
Agora é só esperar para medir o óleo novamente e ver se essa travada da válvula interferiu no consumo de óleo.
-
GVitara 2.0 16v 99/00
Após duas trocas de óleo, percebo que o óleo sempre baixa a partir dos 3k rodados. Uso o 20W50. Meu uso é 70% cidade/asfalto e 30% lama, areia etc.... Como no manual tambem recomenda-se o uso do 15W40 (sendo este sintético) gostaria de saber se com esse tipo/especificação o motor pararia de consumir esse óleo??
Tenho trocado sempre óleo e filtro a cada 5 mil km rodados.
-
Bom galera, sem querer achei esse tópico aberto por mim em 2005!
O Cavalo Branco continua comigo, 10 anos depois, e mais de 110.000Km rodados (veiculo usado 90% em trilhas PESADAS).
Continua baixando 1L de óleo a cada 5.000Km. Sem retífica, sem nada. Nunca tive problemas com o motor. Então posso dizer sem medo que é normal esse consumo em Vitaras. Ou pelo menos em alguns...hehehehe...Suzuki rules!
-
No próprio manual diz que é normal baixar óleo....meu mecânico (que já trabalhou na Suzuki) me disse o mesmo.....uns relatam que não baixa nada...e outros como eu, que baixa um pouco....então acredito, se não tem nenhum vazamento, se o motor não está com nenhum barulho estranho, etc....está tudo normal.
-
O meu é 97 e também baixa mais ou menos 1 litro.