Rodei uns seis meses com um vitara 8v no alcool a uns 5 anos atrás... depois desisti e passei para o GNV.
O que aprendi segue abaixo...
Para vc converter sua viatura para alcool de maneira descente, naum precisa mexer no cabeçote naum... Seria o ideal, mas se tu desitir depois, a bronca será feia... além disso, vc deve saber como é vender carro a alcool... O mais importante é mudar a programação de sua Central... 8) já que seu carro é injetado. O tempo de abertura dos bicos injetores precisa aumentar se naum sua viatura vai ficar sem marcha lenta e sem força... Se sua Bomba pifar, adapte uma que sirva para carros a alcool. Para o samuca eu naum sei qual serve, mas para o Vitara 8v a do Gol já resolve.
Como o carro naum foi projetado para alcool o consumo naum é otimizado... no meu caso eram 5km/l cidade, 7 na estrada e sofridos 4 km/l nas dunas... (sempre com ar ligado) o que salvava é que o alcool por aqui era R$ 0,80/l contra gasolina de uns R$ 1,50/l.
Naum aconselharia ninguem a fazer isso, mas como tu é alambiqueiro... vai fundo... de graça, eu rodava até com Wodka.... Beberiamos todos... a viatura e eu
[]s
Pessoal,o samurai com pneus não muito maiores que os originais já faz uma média de 10 km/litro, então pra que mexer? O motor dele já é robusto,durável e bastante econômico E com certeza essa gambiarra de álcool mais cedo ou mais tarde vai dar algum galho.Nào devemos esquecer também, que os motores totalflex ainda são novos,precisam de mais testes para realmente se firmarem.E quem não se lembra dos primeiros carros com injeção,que às vezes deixavam de funcionar de uma hora para outra É melhor ir com calma antes de fazer besteira
Ricardo.. motor ciclo otto é motor de qualquer modo... o que vc coloca p/ ele "beber" desde que bem calibrado e bebe ( alcool, gasolina, GNV).. enfim.. o motor em sí nao sofre danos. normalmente o que acontece é que o sistema de alimentacao se NAO for/estiver preparado com mateiriais imunes a corrosao do alcool ele dao problemas... quanto nao novos flex, pode ter certesa absoluta de que ele serao tao ( ou mais) duraveis quando os a gasolina. o motor é basicamente o MESMO, a unica coisa que muda sao alguns sensores, sistema de partida a frio e programacao da centralina... o resto é tudo igual aos modelos só a gasolina.
no mais concordo plenamente com vc.. o samurai e'o jipe mais ECONOMICO que eu conheco, entao, pra que fuçar no que já está bom???
T+
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD
Fabiano concordo com você, um motor ciclo otto vai queimar qualquer um desses combustíveis,mas a bomba,TBI,mangueiras,e tudo que tem contato direto com o combustível, não vai aguentar o álccol! O samurai é um excelente jipe(já tive dois) e no consumo urbano,ele faz 10 Km/litro no mole! Agora,se o cara andar com o pé socado,não tiver uma
manutenção na regulagem do motor aí ele vai beber mesmo. Continuo dizendo que não vale a pena essa mudança, deixa o "bicho"quieto.
atualente, TODA a linha de alimentacao dos automoveis, mesmo os só a gasolina, sao de plastico/ligas de aluminio, inclusive tanque, BOMBA, filtros, etc... portanto, alcool e agua nao fazem danos... o que infelizmente NAO é o caso do samurai...
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD