Ele deve ser Usineiro ou tem uma destilaria......... rrsrsrsrsrsrsrsrsrs :lol:
Versão Imprimível
Ele deve ser Usineiro ou tem uma destilaria......... rrsrsrsrsrsrsrsrsrs :lol:
Rodei uns seis meses com um vitara 8v no alcool a uns 5 anos atrás... :) depois desisti e passei para o GNV. :D
O que aprendi segue abaixo... :mrgreen:
Para vc converter sua viatura para alcool de maneira descente, naum precisa mexer no cabeçote naum... Seria o ideal, mas se tu desitir depois, a bronca será feia... :twisted: além disso, vc deve saber como é vender carro a alcool... :twisted: O mais importante é mudar a programação de sua Central... 8) já que seu carro é injetado. O tempo de abertura dos bicos injetores precisa aumentar se naum sua viatura vai ficar sem marcha lenta e sem força... :( Se sua Bomba pifar, adapte uma que sirva para carros a alcool. Para o samuca eu naum sei qual serve, mas para o Vitara 8v a do Gol já resolve. :)
Como o carro naum foi projetado para alcool o consumo naum é otimizado... :( no meu caso eram 5km/l cidade, 7 na estrada e sofridos 4 km/l nas dunas... :( (sempre com ar ligado) o que salvava é que o alcool por aqui era R$ 0,80/l :) contra gasolina de uns R$ 1,50/l. :)
Naum aconselharia ninguem a fazer isso, mas como tu é alambiqueiro... vai fundo... de graça, eu rodava até com Wodka.... Beberiamos todos... a viatura e eu :mrgreen:
[]s
Pessoal,o samurai com pneus não muito maiores que os originais já faz uma média de 10 km/litro, então pra que mexer? :?: O motor dele já é robusto,durável e bastante econômico :!: E com certeza essa gambiarra de álcool mais cedo ou mais tarde vai dar algum galho.Nào devemos esquecer também, que os motores totalflex ainda são novos,precisam de mais testes para realmente se firmarem.E quem não se lembra dos primeiros carros com injeção,que às vezes deixavam de funcionar de uma hora para outra :?: É melhor ir com calma antes de fazer besteira :!:
Ricardo.. motor ciclo otto é motor de qualquer modo... o que vc coloca p/ ele "beber" desde que bem calibrado e bebe ( alcool, gasolina, GNV).. enfim.. o motor em sí nao sofre danos. normalmente o que acontece é que o sistema de alimentacao se NAO for/estiver preparado com mateiriais imunes a corrosao do alcool ele dao problemas... quanto nao novos flex, pode ter certesa absoluta de que ele serao tao ( ou mais) duraveis quando os a gasolina. o motor é basicamente o MESMO, a unica coisa que muda sao alguns sensores, sistema de partida a frio e programacao da centralina... o resto é tudo igual aos modelos só a gasolina.
no mais concordo plenamente com vc.. o samurai e'o jipe mais ECONOMICO que eu conheco, entao, pra que fuçar no que já está bom???
T+
Fabiano concordo com você, um motor ciclo otto vai queimar qualquer um desses combustíveis,mas a bomba,TBI,mangueiras,e tudo que tem contato direto com o combustível, não vai aguentar o álccol! O samurai é um excelente jipe(já tive dois) e no consumo urbano,ele faz 10 Km/litro no mole! Agora,se o cara andar com o pé socado,não tiver uma
manutenção na regulagem do motor aí ele vai beber mesmo. Continuo dizendo que não vale a pena essa mudança, deixa o "bicho"quieto.
Ricardo, Jimny 2001.
atualente, TODA a linha de alimentacao dos automoveis, mesmo os só a gasolina, sao de plastico/ligas de aluminio, inclusive tanque, BOMBA, filtros, etc... portanto, alcool e agua nao fazem danos... o que infelizmente NAO é o caso do samurai...
Só vou deixar minha opinião em relação ao diesel, pretendo ser claro e sensato. Diesel não é sinônimo de economia, Uma s10 2005 faz em torno de 10 a 12 km/l de diesel e essas 2008 que vem com motor eletrônico (mesmo do troller) não chega nem a 10km/l ficando entre 8 e 9 km/l. Então faça as contas. Se o negócio for economia o Álcool em média vai ficar mais barato. Porquê aqui onde moro o álcool é 1,18 e Diesel 2,15.
Se o Samuka fizer de 6 à 7 km/l tá bom demais. A vantagem do diesel, é torque.....
eu prefiro biodiesel, mas é difícil conseguir puro... mas se quiser passar o samurai para o álcool é melhor adaptar o ap... alguns desmanches vendem o motor sem periféricos por 1500 reais...
Minha pequena contribuição.
Estou estudando a troca do motor do meu samurai, então estou estudando qual a melhor opção em potencia e custo.
Estou avaliando os motores AP 1.8 MI a alcool/flex um motor 2.5 diesel e um AP1.9diesel (do golf turbo)
Aqui em Goiânia os preços dos combustiveis são em média: A= 1,50 G= 2,57 e D= 2,05
Pegndo um motor AP a alcool (R$ 6.000,00 instalado), estima-se um consumo de 5km/l de alcool
Um motor 2.5 diesel (R$ 10.000,00 instalado), estima-se um consumo de 9km/l de diesel
Um motor AP 1.9(turbo 115cv) (R$ 16.000,00 instalado), estima-se um consumo de 22km/l
Bem, no que se coloca o custo final pelo consumo, de cara nota-se que o alcool é mais barato o km/l, já que está quase a metade da gasolina.
Os 16k gastos par colocar o motor economico e potente do golf argentino, seriam bem empregados já que teria-se um motor com alto torque em baixa rotação e um consumo formidavel, porem.... com a diferença de 10k e com o preço do alcool...daria 6.666 litros, suficientes para rodar 33.333km !:shock:
Sem contar a dor de cabeça de troca de documento, e instalação.
Um motor 2.5, com diferença de 4k, já dá 2.666 litros ou 13.333 km,
O motor AP é facil de adaptar no samurai, e um 1.8 MI monoponto com modulo flex é facil de se achar, o unico aspecto negativo é baixa autonomia, pois com o tanque de 40l do samurai só daria para rodar 200km:putz:
Ainda não finalizei os calculos, e claro que vão muito alem de só combustivel e km/l, tem a quastão da documentação, MO de adaptação etc, tudo isso deve ser levado em conta.
É Diogo, realmente não é fácil decidir mas achei o custo de ambos, muito alto. Não sabia q sairia tão caro trocar o motor. E no seu caso, o jipe é pra casar né... rsrsrsrsrsrrs....
Há 3 semanas peguei o Samuka Azul, ano 97, 77.000km originais... tá novinho... Tá com os geninhos 1001 com cravos e lift de suspensão e carroceria. Ar gelando legal porém a embreagem não está das melhores... Vou ver o q fazer...