
Postado originalmente por
Sukys
Bomba de combustível não foi feita para funcionar com água, em pouco tempo a eletrólise gerada literalmente destruirá tudo lá dentro.
Mesmo considerando uma hipotética bomba que funcione com água teria que instalar um dosador de pressão, caso contrário terá um borrifo de água com 6 bar, ou seja, vários decimetros cúbicos de água em poucos segundos. Ou o motor para de funcionar ou terá calço hidráulico.
Mesmo que instale um dosador de pressão teria que modular eletronicamente a abertura do injetor, fazendo com que a injeção de água fique em sincronismo com a rotação do motor, caso contrário terá água em excesso em baixa rotação e falta de água em alta.
Realmente um sistema de injeção de água não é complexo, mas é complicado e tem que ser muito bem feito para surtir o efeito desejado o que, diga-se de passagem, serve apenas para situações muito específicas.
A quantidade de água não depende só da cilindrada do motor, depende também da taxa de compressão, da temperatura (e da umidade) ambiente e do tipo de combustível utilizado, sem falar da temperatura do motor, que deverá estar obrigatóriamente em sua temperatura de funcionamento ideal, caso contrário é engasgo na certa.
O ar aspirado pelo motor não vem do ambiente? Não é o ar ambiente que serve de trocador de calor com o intercooler? Se o ar ambiente é o mesmo na admissão e no intercooler não existe diferencial de temperatura, logo o intercooler, neste caso, vira enfeite e não serve para nada.
Só mais um detalhe, importante por sinal, o que pode diminuir a temperatura do ar admitido não é vapor de água e sim água atomizada, só que a água tem que ter um diferencial de temperatura em relação ao ar admitido, ou seja, se a água estiver na mesma temperatura do ar estaremos trocando seis por meia duzia, o mesmo que acontece com intercooler em motor aspirado.
Injeção de água (ou álcool hidratado) vale à pena no controle de detonação e em alguns casos muito específicos no aumento relativo da taxa de compressão.
Em motores "normais" vale mais a pena usar um comando esportivo e uma simples recalibragem na carburação, ou então andar com o carro só em dias de chuva, já que nesta situação alguns milhões de toneladas de água já fizeram o efeito de aumentar a densidade e a umidade relativa do ar, e de forma gratuíta.
Em todo o caso, para quem gostou do assunto:
http://www.aquamist.co.uk/
Abraços,