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  • #1

    Question Ar condicionado do GV




    Olá, pessoall!


    Bem, há algum tempo tenho tido um probleminha desconfortável com o ar condicionado do Tracajá (GV 98/99 1.6 16V auto): mesmo com o compressor ligado, ele não está gelando...

    Mandei para uma revisão básica (gás, limpeza, elétrica) e os mecas não identificaram nada.

    Com o carro parado (e, novamente, mesmo com o compressor funcionando), ele não gela. E não adianta acelerar. Andando, ora gela, ora não.

    O AC do Grand Vitara tem algum problema crônico? Alguém com experiência semelhante? Não estou querendo abrir o compressor só para dar uma olhada...

    Agradeço a quem puder me iluminar.


    []´s calorosos

    Daniel Leão.

  • #2
    Usuário Avatar de MRaizer
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    GV eu não sei. Mas tive uma experiência interessnte com um Vitara... Verifica se os contatos dos fusíveis não estão oxidados. Se ele não arma a ventoinha tem um sistema de proteção que não deixa o ar funcionar.

  • #3
    Usuário Avatar de mauricioalan32
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    Deve estar faltando gás, tem um sensor de pressao localizado em cima do reservatorio (uma lata d aluminio) qndo esse sensor detecta falta de pressao o sistema nao aciona. Vai em uma casa especializada e pede para medirem a pressao com um manometro. Ja vi alguns casos assim e era esse o problema. Abrass
    Mauricio Alan
    Samurai 99 original 🤥🤥

  • #4
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    Vamos lá no topo daquele cilindro que vai a carga de gas, deve ter um visor transparente, se fizer bolhas qdo ligado o ar e que esta faltando gas, so carregar, normalmente os carros aumentam a refrigeração qto maior a rotação do motor, mas tem que esfriar em ponto morto sim( ai caimos no mesmo problema citado acima), em uma recarga de gas, tem que tirar todo o gas "antigo" , injetar oleo no sistema e depois sim fazer nova carga, se for o compressor pode estar acontecendo de ele estar "flutuando" alguns consertam , mas o mais prudente é colocar um novo
    Abraços
    Tracker 2008 - Pulguenta

  • #5
    Citação Postado originalmente por Curumim Ver Post
    Olá, pessoall!


    Bem, há algum tempo tenho tido um probleminha desconfortável com o ar condicionado do Tracajá (GV 98/99 1.6 16V auto): mesmo com o compressor ligado, ele não está gelando...

    Mandei para uma revisão básica (gás, limpeza, elétrica) e os mecas não identificaram nada.

    Com o carro parado (e, novamente, mesmo com o compressor funcionando), ele não gela. E não adianta acelerar. Andando, ora gela, ora não.

    O AC do Grand Vitara tem algum problema crônico? Alguém com experiência semelhante? Não estou querendo abrir o compressor só para dar uma olhada...

    Agradeço a quem puder me iluminar.


    []´s calorosos

    Daniel Leão.
    Quando comprei o meu GV tive o mesmo problema...troquei todos os fusiveis, e ficou zerado...

  • #6
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Curumim,

    E ai ja sabe o que aconteceu?

    Quando resolver o problema coloque aqui e se puder fotografe o conserto

    Estamos esperando novidades....


    Abs.
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #7
    Citação Postado originalmente por marco-maga Ver Post
    Curumim,

    E ai ja sabe o que aconteceu?

    Quando resolver o problema coloque aqui e se puder fotografe o conserto

    Estamos esperando novidades....


    Abs.

    Opa!

    Estou acompanhando as dicas, mas ainda não poderei parar a viatura nesta semana. Na próxima, quando tiver as soluções (ou não...), voltarei a postar.

    Enquanto isso, se alguém tiver mais alguma sugestão...

  • #8
    Pessoall,


    Finalmente, tive um tempinho para parar a viatura e verificar o ar condicionado.

    Em duas oficinas, o diagnóstico foi problema no compressor, devido à variação na pressão. Segundo um dos mecânicos, um dos pistões do compressor deve estar danificado, já que o ar está gelando 50% do que deveria.

    Descobri também que um dos proprietários anteriores trocou o original por um do Gol...

    Com isso, foi feita uma ligação direta no compressor: sempre que o botão do ar está apertado, ele liga automaticamente, ou seja, por mais que o motor necessite de potência, o compressor não é desligado.

    Confesso que não tenho muita confiança em oficinas de ar condicionado: os caras testam de tudo e no final sempre condenam o compressor. Parece óbvio que, se o ar não gela, é porque o compressor tem problema, mas acho que não é bem assim.

    De qualquer forma, estou me decidindo entre comprar um compressor novo do Gol (R$ 800,00 ) ou um original (o que deve ser mais difícil; não tenho a mínima noção do preço ).

    Sugestões? Algum help?

    []´s calorosos


    Daniel Leão.

  • #9
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    Tive um problema com as paletas internas do compressor e troquei por um de Gol g3 ou g4 não me lembro agora, so tive que ir numa pessoa pra fazer os suportes p/ adaptação e ficou 100% isso ja tem mais de um ano e gela horrores ate hj e detalhe pg na epoca somente R$ 400,00 nele ZERO ok.

  • #10
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por Curumim Ver Post
    Pessoall,


    Finalmente, tive um tempinho para parar a viatura e verificar o ar condicionado.

    Em duas oficinas, o diagnóstico foi problema no compressor, devido à variação na pressão. Segundo um dos mecânicos, um dos pistões do compressor deve estar danificado, já que o ar está gelando 50% do que deveria.

    Descobri também que um dos proprietários anteriores trocou o original por um do Gol...

    Com isso, foi feita uma ligação direta no compressor: sempre que o botão do ar está apertado, ele liga automaticamente, ou seja, por mais que o motor necessite de potência, o compressor não é desligado.

    Confesso que não tenho muita confiança em oficinas de ar condicionado: os caras testam de tudo e no final sempre condenam o compressor. Parece óbvio que, se o ar não gela, é porque o compressor tem problema, mas acho que não é bem assim.

    De qualquer forma, estou me decidindo entre comprar um compressor novo do Gol (R$ 800,00 ) ou um original (o que deve ser mais difícil; não tenho a mínima noção do preço ).

    Sugestões? Algum help?

    []´s calorosos


    Daniel Leão.
    Curumim,

    Liga pro Edvaldo ou Jonhy la na Suzucar, eles devem ter o original.

    A Suzucar compra muitos carros de seguradora com PT.

    www.suzucar.com.br

    Boa sorte.

    Abs.
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #11
    Usuário Avatar de rafafpg
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    Pessoal, aproveitando o tópico, estou com o seguinte problema no Ar condicionado do meu GV.

    Ele gela 100%, é uma beleza... porém hoje ao trocar a correia principal do meu GV, com o capô aberto e o ar ligado para testar a mesma percebemos que por diversas vezes, constantemente o compressor arma e desarma, qdo arma a ventoinha entra no estágio + rápido, assim fica por menos de 1 minuto e desarma novamente, em 10 minutos +/- que testamos, ocorreram diversas vezes esse processo. O que não é normal.
    O mexânico me mostrou também que aqueles dutos por onde passam o ar, que deveriam estar no mínimo "frios" estavam quentes, o que achei bem estranho. Se o ar passa por ali, dentro do carro o ar estava gelando normalmente, como os dutos de ar estavam quentes?
    Eu irei sim passar em alguma oficina especializada e medir a pressão e tal.

    Mas se possível gostaria de já ir com alguns indícios para não ser enrolado.

    Alguém tem uma luz do que pode estar acontecendo ??? O Mexânico comentou que poderia ser pressão baixa.

    Obrigado desde já.

    Abraços !!!

  • #12
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por rafafpg Ver Post
    Pessoal, aproveitando o tópico, estou com o seguinte problema no Ar condicionado do meu GV.

    Ele gela 100%, é uma beleza... porém hoje ao trocar a correia principal do meu GV, com o capô aberto e o ar ligado para testar a mesma percebemos que por diversas vezes, constantemente o compressor arma e desarma(O compressor arma e desarma pq o termostato que esta internoconfere a temperatura , e aciona ou desliga o compressor pois não tem a necessidade de continuar comprimindo o gas), qdo arma a ventoinha entra no estágio + rápido,( essa ventoinha que entra no estagio rapido deve ser a ventoinha do condensador na frente do motor, cuja finalidade é efetuar a troca de calor, haja vista que a pressão aumenta) assim fica por menos de 1 minuto e desarma novamente( perfeito!), em 10 minutos +/- que testamos, ocorreram diversas vezes esse processo.( lembre-se da geladeira domestica, qdo abre a porta por um tempo maior do que o normal o compressor liga para recuperar a temperatura interna, portanto normal) O que não é normal.
    O mexânico me mostrou também que aqueles dutos por onde passam o ar, que deveriam estar no mínimo "frios"( qual duto , da frente de tras , dentro do carro??) estavam quentes, o que achei bem estranho. Se o ar passa por ali, dentro do carro o ar estava gelando normalmente, como os dutos de ar estavam quentes? ( o retorno tem uma temperatura de 2ºC a 3ºC maior que a do habitáculo)
    Eu irei sim passar em alguma oficina especializada e medir a pressão( Ok) e tal.

    Mas se possível gostaria de já ir com alguns indícios para não ser enrolado.
    Em time que esta vencendo não se mexe.A correia so serve como meio de transferencia de força do girabrequim, para a polia magnetica que aciona o compressor ligando ou desligando tbem em função de temperatura e/ou rotação, a luz esta no fim do tunel rs
    Alguém tem uma luz do que pode estar acontecendo ??? O Mexânico comentou que poderia ser pressão baixa. ( pessoal dele???)

    Obrigado desde já.

    Abraços !!!
    Rafa escrevi nas entrelinhas / parenteses as respostas meu pai que é eng de refrigeração e A/C deu a dica
    Abraços
    4X4 Brasil
    Tracker 2008 - Pulguenta

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