:arrow:Jeff,
no meu Samurai.... Um dos calco estava quebrado pois o motor se movimentava e a hélice acabava tocando o radiador e deixava a marca..... Já troquei o radiador do Chevette pela 2 vez....
E agora esta certo!!!!!!
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Se existe a VT é pra ser usada.. ela estabiliza a temperatura que o carro tem que operar. Expecificação do engenheiro da fabrica.
sem a VT o motor não chega na temperatura ideal de trabalho.. então o carro fica mais beberão pq.. a injeção fica penssando que o motor ta frio.. então ela injeta mais combustivel..
teu carro deve ta trabalhando acelerado.. acima de 1000 giros..
verifica isso..
ela existe e é pra ser usada.. então se é usada e o carro esquenta.. pode ir atraz que tem problema no arrefecimento.
Ah.. outro detalhe é que o oleo tem q ta em uma temperatura estimada e a agua tem q acompanhar essa temperatura.. para não gerar atrito desnecessário causando maior desgaste no motor..
Abraços,
Jeff, a ventoinha é elétrica, e não mecanica...Mas não vejo inconvenientes em ser eletrica. Pp por ser uma ventoinha com tecnologia mais nova acaba tendo uma blindagem melhor contra agua, além de apresentar uma rotação maior que a original, logo resfria mais e mais rápido o sistema!
Jeff, ainda não vi nenhum esquema no site não!
No meu samuca fiz adaptação com o meu mecanico msm! Depois posso tirar umas fotos e postar aqui!
Mas é simples.... É cortar os braços plasticos (deixando a caixa da ventoinha do tamanho da caixa do radiador do samuca), rebaixar lateralmente a capa do defletor em +/- 10mm (pra não raspar na polia da bomba d'agua) e adaptar suporte de fixação no radiador!
Posso estar falando besteira, mas que eu saiba motor elétrico não tem acoplamento viscoso. O conjunto de pás é ligado direto no eixo do motor.
E o ideal é usar sim uma chave pra desligar antes de passar na agua, mais por segurança em não enroscar nada na pás do que em molhar o motor, q é blindado!
Como travar a junta viscosa ruim ? levei meu samura hj na oficina de radiadores e eles disseram não ser possível soldar devído ao material não pegar solda... eles sugeriram adaptar uma nova ventoinha elétrica com acionamento na tal de cebolinha ... alguém me ajude !!!!
Novaes boa noite eu ja travei uma ventuinha viscosa do samurai de um amigo meu o processo e facil se você tiver uma afinidade com a mecânica, retire a ventuinha do carro remova a helice de plastico e retire os parafusos da parte viscosa remova a tampa vai vasar um pouco de oleo que fica dentro do viscoso retire o oleo arume carpete ou borracha eu prefiro carperte coloque envolta da engrenagem e por cima dela e feche a tampa aperte os parafusos e teste para ver se o eixo esta travado se estiver termine de montar a helice e coloque no lugar.
O cara tentou colocar a peça fora de helice e abrir com a philips , porém não deu , mas será que com bastante WB não solta , como descolar os parafusos ??s seria a minha solução mais economica , mas e a longo prazo? invisto ja na adaptação elétrica ou travo a ruim e mais pra frente ponho uma peça desse difícil de achar e bem carinha , a oficina disse q com uma ventoinha talvez do corrola antigo ou astra 16v , iriam testar o espaço uns R$350 400..
Novaes bom dia tenta tirar com uma furadeira e uma broca te aconcelho uma furadeira de bancada com uma broca menor que o parafuso fure ele e retire os pedaços do parafusos velhos com um alicate. outra dica que descobri conversando com ums amigos de Itaperuna uma cidade perto da minha onde o pessoal tem bastante suzuki e fazer um furo vazando toda a parte de aluminio no meio entre a borda e o eixo e colocar um parafuso com porca auto travante fica a dica.
Adaptei a ventuinha da montana ficou bom a hélice pega quase toda area do radiador, porém agora está sumindo a água do radiador.. andei umas 3 horinhas com ele quado vi apareceu o check engine ele começou a vibrar em marcha lenta, e depois esquentou , ja parei , olhei esperei esfriar e qdo abri a tampa do radiador, pedi a mangueira da casa em frente do local que estava e enchi bem o radiador, acho q estava vazio..... e agora, uma semana com esse samurai tentando por ele de pé , arruma um trem aparece outro !!mas é isso ai , vou até ficar bom ! mas alguém me ajuda ai !