x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 17 de 17

Re: DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H

Citação Postado originalmente por Fábio
    (Deixo bem claro que o que vou falar por aqui só se aplica para veículos dotados de tração 4x4 parttime, ou seja, aqueles que tem que ligar o 4x4 numa alavanca (botão, parafuso, sei lá...) e não daqueles são 4x4 tempo integral como Nivas, Land Rover ou Cherokee.)
    Cuidado com generalizações, algumas Cherokee e Pajeros podem andar em 4x4 no asfalto (4x4 Full-time) mas não são 4x4 permamentes como Nivas e Lands.
    Então essas Cherokee e Pajeros podem andar em 4x2 e tem que acionar algo para selecionar a 4x4 Full-time.
    Outra coisa, todos estes tem 4x4 Part Time, justamente quando se bloqueia o diferencial central.
    Voce deveria ter tido que iria falar dos que só tem 4x4 Part Time ou que não tem 4x4 Full-time ou 4x4 Integral.
    Assim que engatamos a tal da tração 4x4, a sua caixa de transferência que recebeu força do motor, começa a distribuir essa força para os dois eixos cardãns (dianteiro e traseiro) de forma igual, ou seja 50% de força para cada um deles.
    Não é a força que importa, mas sim a rotação. Já que é isso que o diferencial central faz quando ele existe, compensar a rotação.
    A força depende basicamente da tração de cada roda.
    Podemos até rodar nessa condição num piso com boa aderencia, se estivermos num plano, utópicamente reto (lúdico eu diria)... nesse caso nenhum componente seria forçado. Como isso não existe e no meio do caminho é fácil encontrar coisas do tipo: curvas, subidas, descidas, variações asfálticas... Ai pronto! Começaram nossos problemas, pois sempre um eixo vai exigir mais tração que o outro.
    Novamente o problema é a rotação e não a força.
    Como sua caixa de transferencia não tem efeito diferencial (aquele que permite transmitir mais força para o lado que tem menos tração) a força continuará indo para os dois eixos igualmente, mesmo que um dos eixos não consiga demandar toda essa força. Nesse caso, alguma coisa tem de ceder: Ou o pneu gira em falso (imagina isso no asfalto) ou alguma coisa naquela linha de transmissão (t-case, cruzetas, cardan, diferencial) é forçado.
    Novamente o problema é a rotação e não a força.

Usuário Avatar de Juninho
    Entrada
    19/12/2004
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 0
    valeu Fábio .. o meu problema realmente aconteceu no momento de desengatar a tração ... ela fico em " N " e não mexeu mais ... deduzi que seria a alvanca da tração que staria " curta " não tendo assim curso para movimentar digamos ( leigo) o garfo pra engatar o carro em 2H ??? acho que seria isso por dedução ... falei com o meu mecanico e ele me disse que era possivel retirar a alvanca da tração e engatar com uma chave de fenda .. só pra levar até a oficina .. mas problema resolvido .. vo chama um gunihco e acertar logo .. dar uma olhada em buchas e tudo o mais .. pra ver se tá tudo em ordem ?? caso contrário .. são peçãs caras estas da t-case ???? em média qual seria o custo pra uma revisão básica ....

Aí Samukanvas !!

To seguindo teu conselho .. qdo se sai pra andar/passear com uma turma .. procure sempre dar o minimo de trabalho para que a diversão de todos não se torne o "sofrimento" de todos ... mesmo sabendo que a galera do off road é pau pra toda obra ... mas todo mundo gosta mesmo é de acelerar se divertir e relaxar .. sem esquentar a cabeça... a não ser com o rio intransponivel .. ou a cava profunda demais !!!

[ ['s ... sem viatura por enquanto...

Isso ai é comum e cronico dos samurais.
    São umas peças de plastico na alavanca mesmo que se desgastam, soltam, quebram, etc...

Citação Postado originalmente por Juninho
    valeu Fábio .. o meu problema realmente aconteceu no momento de desengatar a tração ... ela fico em " N " e não mexeu mais ... deduzi que seria a alvanca da tração que staria " curta " não tendo assim curso para movimentar digamos ( leigo) o garfo pra engatar o carro em 2H ??? acho que seria isso por dedução ... falei com o meu mecanico e ele me disse que era possivel retirar a alvanca da tração e engatar com uma chave de fenda .. só pra levar até a oficina .. mas problema resolvido .. vo chama um gunihco e acertar logo .. dar uma olhada em buchas e tudo o mais .. pra ver se tá tudo em ordem ?? caso contrário .. são peçãs caras estas da t-case ???? em média qual seria o custo pra uma revisão básica ....

Aí Samukanvas !!

To seguindo teu conselho .. qdo se sai pra andar/passear com uma turma .. procure sempre dar o minimo de trabalho para que a diversão de todos não se torne o "sofrimento" de todos ... mesmo sabendo que a galera do off road é pau pra toda obra ... mas todo mundo gosta mesmo é de acelerar se divertir e relaxar .. sem esquentar a cabeça... a não ser com o rio intransponivel .. ou a cava profunda demais !!!

[ ['s ... sem viatura por enquanto...
    Fala Juninho,

Legal esse espírito... é bom vc andar sempre com o máximo de segurança possível (mesmo que esteja "usando" mais o carro que o normal), porque o guincho mais próximo pode estar a 50 km longe do meio do mato que vc tá... Sobre as peças da tcase, eu passo uma dica que acho que pode ser válida lá no suzukioffroad.com.br ou suzucar.com.br eles vendem/instalam um kit de redução e consequentemente sobram umas peças, inclusive os calços... alguma dessas pode ser a sua (barato). não sei se sua t-case por ser 87 é alguma coisa diferente, mas acredito 99,9% que seja igual as últimas (até 95). Pergunta lá!

Usuário Avatar de Juninho
    Entrada
    19/12/2004
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 0
    VALEU !!

Vo dá uma ligada na suzucar e tirar essa dúvida .. vo lança um tópico sobre a compatibilidade de peças da T-Case ...com certeza vai chover informação !!

[ ] ' s ...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem